Significado e Contexto Histórico do Quadro Operários de Tarsila do Amaral


Escrito por Carolina Marcello

A tela Operários, pertencente ao Acervo do Governo do Estado de São Paulo, foi pintada em 1933. Ela retrata temáticas sociais e atualmente pode ser vista no Palácio Boa Vista.

"O Quadro 51" de Candido Portinari é uma obra representativa do modernismo brasileiro, retratando a exploração dos trabalhadores e a diversidade étnica presente na nossa sociedade. O quadro exibe cinquenta e um operários da indústria, tornando-se um símbolo da luta do povo brasileiro.

A obra de Tarsila do Amaral, intitulada "Abaporu", foi criada com a técnica de pintura a óleo e tem dimensões grandes (120cm x 205cm). Esta foi produzida durante o período em que a artista brasileira dedicou-se a retratar assuntos de interesse coletivo e social, após retornar de uma viagem à União Soviética.

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Interpretação da Obra

A tela Operários é um grande ícone da industrialização brasileira, especialmente no Estado de São Paulo. Esta obra representa um importante marco histórico e cultural deste período.

Neste momento histórico, os trabalhadores migraram para ambientes mais vulneráveis e explorados, sem leis adequadas para defendê-los.

Nesta obra, Tarsila retrata pessoas de diversas etnias e cores, reunidas lado a lado. Contudo, todas apresentam expressões extenuadas e sem perspectivas. Assim, ela reflete as difíceis condições de vida dos trabalhadores e trabalhadoras das fábricas.

Há cinquenta e um rostos, alguns sobrepostos, que são apresentados de forma sequencial. Esta apresentação de trabalhadores em série reflete a massificação do trabalho.

Todos os operários olham na mesma direção, sem estabelecer qualquer contato visual entre si. A disposição deles, em forma de pirâmide, permitia que se visse a paisagem ao fundo: uma longa fileira de chaminés cinzentas de fábricas.

Entre os retratados na obra de Tarsila havia Gregori Warchavchik, arquiteto renomado na época, Elsie Houston, cantora famosa, e Benedito Sampaio, um administrador da fazenda dos pais da artista que só era conhecido por ela.

No mesmo ano, outro clássico quadro foi pintado: Segunda Classe.

Segunda classe, 1933.

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História e Criatividade

Apesar do cenário desfavorável causado pela grande crise econômica de 1929, que abalou o mundo inteiro, o artista plástico pintou o quadro “Operários” logo após o período da Era Vargas, no Brasil, retratando a industrialização paulistana.

Tarsila perdeu uma parte de seu patrimônio financeiro, o que a levou a vender alguns quadros de sua coleção pessoal em 1931. Inspirada por seu então namorado, o psiquiatra Osório César, ela viajou para a União Soviética e conheceu de perto o socialismo.

Ao regressar da Unição Soviética, ela foi aprisionada por um mês devido ao seu apoio à ideologia socialista. Logo após, participou da Revolução Constitucionalista de 1932.

Impressionada com a descoberta de sua crença ideológica, a pintora se associou ao comunismo antes de produzir o quadro Operários.

Em 1923, Tarsila se declarou com clareza: “Eu quero ser a pintora do meu país”. Anteriormente, ela já havia retratado temas sociais em suas obras.

Uma Revisão do Quadro Operários

No dia 8 de junho de 2018, o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) inaugurou a maior exposição de arte urbana dedicada ao tema da ciência, tecnologia e inovação. Um dos murais, criado com grafite, é uma reinterpretação da obra clássica "Operários".

A jovem artista plástica Gabi Tores, estudante do curso de Artes Visuais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, apresenta seu trabalho intitulado "Construtores da Ciência" às ruas de Botafogo, no Rio de Janeiro.

Grafite

Grafite 2

Carolina Marcello
Escrito por Carolina Marcello

Formou-se em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e possui mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes pela mesma instituição. Durante os estudos universitários, foi co-fundadora do Grupo de Estudos Lusófonos da faculdade e uma das editoras da revista da mesma, que se dedica às literaturas de língua portuguesa.