11 Manifestações Artísticas: Uma Visão Geral dos Tipos de Arte


Escrito por Rebeca Fuks

Desde os tempos primitivos, a arte vem sendo usada como forma de expressão humana. O período rupestre foi responsável pelos primeiros testemunhos artísticos, e desde então muitos outros tipos de arte foram criados para que pudéssemos exteriorizar nossos sentimentos e pensamentos.

Homens e mulheres das cavernas desenvolveram vários tipos de arte para servir como forma de comunicação e atividade ritualística. Alguns elementos ilustrativos eram pintados nas paredes, enquanto que outros eram representados através de artefatos escultóricos e danças cerimoniais.

Atualmente, são reconhecidos 11 tipos diferentes de arte: música, dança, pintura, escultura, teatro, literatura, cinema, fotografia, história em quadrinhos (HQ), jogos eletrônicos e arte digital.

Explorando a Primeira Arte: A Música

música beatles

A música é uma forma de expressão artística que usa sons organizados como elemento principal. O ritmo, a harmonia e a melodia são os principais motivos para que os artistas componham músicas que tocam fundo no coração das pessoas.

Existem vários gêneros musicais, como o rock, o reggae, o samba, o sertanejo, o jazz e até mesmo músicas folclóricas. Estas são apenas algumas das inúmeras opções disponíveis.

Arte da Dança: Uma Segunda Visão

grupo corpo dança

A dança é uma das mais antigas formas de expressão humana, tendo sido usada para fins cerimoniais desde a Pré-História. Ela era realizada com o objetivo de estabelecer uma conexão com o sagrado.

A dança é uma forma de expressão artística que provavelmente surgiu juntamente com a música. Normalmente, ela é executada seguindo um ritmo e cadência musical, mas também pode ser realizada com ou sem a presença de som.

A Pintura como Terceira Arte

pintura

A pintura é um tipo de arte que é parte da história humana há centenas de anos. As primeiras pinturas datam da pré-história e foram encontradas nas paredes das cavernas, geralmente retratando cenas de caça, dança e figuras de animais.

Se pensa que a dança, a música e outras formas de expressão artística estavam ligadas a diferentes rituais.

A pintura é um meio fundamental para compreendermos sociedades e costumes de épocas já passadas, pois é uma forma significativa de se expressar e registrar a história. Esta manifestação artística transcende as culturas e séculos.

A Escultura como a Quarta Arte

o pensador

A escultura é uma das formas de arte mais antigas, com a Vênus de Willendorf, encontrada na Áustria, datando de cerca de 25 mil anos, sendo a manifestação mais antiga registrada.

Esculturas podem ser produzidas com vários materiais, tais como madeira, gesso, mármore, pedra sabão, argila etc.

A Quinta Arte: Teatro

teatro

Desde o século VI a.C., o teatro próximo ao que conhecemos hoje teve seu início na Grécia Antiga. No entanto, outras sociedades já praticavam essa arte de maneiras diferentes.

Clarice Lispector, uma celebrada escritora, expressou sua visão sobre a finalidade do teatro:

O propósito do teatro é fazer o gesto recuperar o seu sentido, a palavra, o seu tom insubstituível, permitir que o silêncio, como na boa música seja também ouvido, e que o cenário não se limite ao decorativo e nem mesmo à moldura apenas - mas que todos esses elementos, aproximados de sua pureza teatral específica, formem a estrutura indivisível de um drama.

A Literatura como 6ª Arte

literatura

A literatura é uma forma de arte que utiliza a palavra e a imaginação de forma equilibrada. Grandes obras literárias são criadas a partir da reinterpretação da realidade.

A produção literária do grande escritor colombiano Gabriel Garcia Marquez é caracterizada pelo "realismo fantástico".

Acesse os links abaixo para conferir as nossas dicas de leitura!

Arte Cinematográfica

cinema

A chamada 7ª arte, o cinema, surgiu da fotografia. Esta invenção é atribuída aos irmãos Auguste e Louis Lumière, que realizaram a primeira exibição de um filme em 1885, no Grand Café em Paris.

A cena que se tornou mais icônica da primeira exibição de filmes da história foi "A saída dos operários da Fábrica Lumière" e "A chegada do trem à Estação Ciotat", de aproximadamente 40 segundos de duração.

O cinema é um dos meios de entretenimento mais populares no mundo atualmente. É amplamente apreciado por todos os tipos de pessoas.

Leia mais

A Fotografia como a 8ª Arte

fotografia

Inventada no meio do século XIX, a fotografia começou a ser usada principalmente como uma forma de reproduzir a realidade. A elite costumava fazer seus retratos para mantê-los como registro de suas vidas.

Em princípio, a fotografia não foi vista como uma forma de arte, mas sim como um método técnico/científico. Contudo, ao longo do tempo, a sua grande riqueza de expressão passou a ser reconhecida como um importante meio de arte.

A 9ª Arte: Uma História em Quadrinhos

história em quadrinhos

Richard Outcault é creditado com a criação da história em quadrinhos, na forma como a conhecemos, entre 1894 e 1895. Naquela época, ele publicou em diversas revistas e jornais uma trama contando sobre o Yellow Kid (Menino Amarelo).

O autor desta tirinha optou por utilizar uma linguagem coloquial e simples para destacar a crítica social representada. Utilizando desenhos e textos, o personagem é retratado como uma criança pobre que vive em guetos e utiliza gírias.

O artista alcançou seu intento, e hoje em dia as histórias em quadrinhos são amplamente distribuídas e consideradas uma expressão significativa de comunicação de massa.

A Décima Arte: Jogos Eletrônicos

games

A partir de 1970, os jogos de vídeo se tornaram uma realidade para o público. Tudo teve início com o lançamento do famoso jogo Atari, em 1977. Este game foi um grande sucesso pois as pessoas podiam jogar diversos jogos com apenas um console. A partir daí, o universo dos games nunca mais foi o mesmo.

Hoje em dia, os jogos eletrônicos são uma das maneiras mais populares de se divertir. Graças ao avanço tecnológico, novos jogos são lançados com frequência e podem ser jogados tanto em consoles quanto no computador.

A 11ª Arte: Arte Digital

A arte digital é uma realidade cada vez mais presente. Esta forma de expressão artística é fortemente relacionada à tecnologia e pode ser criada de diferentes maneiras: desde grandes projeções a peças exclusivamente destinadas à internet, tais como a web art.

Em Tóquio, Japão, foi inaugurado o Mori Building Digital Art Museum, que é dedicado exclusivamente à arte digital e possui mais de 50 obras tecnológicas.

Em 2019, o que foi possível ver na Europa foi a exposição sobre Van Gogh. Esta mesma exposição foi posteriormente montada também no Brasil, mais precisamente em São Paulo. Para ter uma ideia do que pôde ser visto nessa mostra, segue um vídeo:

Sete Formas de Arte Existentes Antes

A divisão das artes em sete grandes grupos foi uma ideia tradicionalmente aceita por intelectuais, mas mais tarde outros tipos foram incluídos. Abaixo está a categorização proposta.

Charles Batteux: Segundo

Em 1747, Charles Batteux (1713-1780), francês, publicou seu livro intitulado As belas artes reduzidas a um mesmo princípio. Nesse trabalho, seu princípio dizia respeito à imitação da bela natureza.

O intelectual afirmou que existem sete tipos de arte: pintura, escultura, arquitetura, música, dança, literatura e teatro.

  • Artes Plásticas: pintura, escultura e arquitetura
  • Artes Performáticas: música, poesia, eloquência e dança

Análise de Ricciotto Canudo

Em 1912, Ricciotto Canudo, um pensador italiano (1879-1923), redigiu o Manifesto das Sete Artes, posicionando o cinema como uma arte plástica em movimento, a sétima arte.

Desde que surgiu no século XIX, o cinema foi imediatamente reconhecido como uma forma válida de arte pelos críticos.

poesia, música, dança, teatro, pintura, arquitetura e escultura. De acordo com Ricciotto Canudo, existem sete tipos de arte: poesia, música, dança, teatro, pintura, arquitetura e escultura.

A arte abrange uma variedade de formas de expressão, desde a música até a literatura. O desenvolvimento de habilidades criativas é incentivado ao longo da vida, com formas como a dança/coreografia, pintura, escultura, teatro e cinema. Estas são apenas algumas das muitas artes que adicionam cor e significado à nossa vida.

Explorando o Conceito de Arte

O termo "arte" tem suas raízes no latim "ars", que significa um nível elevado de conhecimento técnico, talento, habilidade e habilidades adquiridas tanto pela prática quanto pelo estudo. É uma expressão de ofício, profissão, trabalho e astúcia.

Qual é o Significado da Arte?

Muitos especialistas buscam uma resposta para o enigma: o que é arte?

Toda aquilo que um artista cria com a intenção de ser uma obra de arte. De acordo com George Dickie, uma obra de arte é qualquer produção criada pelo artista com o propósito de ser considerada como tal.

um artefato ao qual uma ou várias pessoas agindo em nome de uma certa instituição social (o mundo da arte) conferem o estatuto de candidato à apreciação.

"A História é a ciência fundamental da realidade humana, a suma de todo o conhecimento sobre o homem passado". Segundo Wladyslaw Tatarkiewicz, historiador polonês, a História é a ciência básica da existência humana, reunindo todas as informações sobre o homem e seu passado.

A arte é uma atividade humana, consciente, dirigida à reprodução de coisas ou construção de formas ou expressão de experiências, se o produto dessa reprodução, construção ou expressão é capaz de suscitar prazer ou emoção ou choque.

Rebeca Fuks
Escrito por Rebeca Fuks

É graduada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010), possui mestrado em Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) e doutorado em Estudos de Cultura pelas Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Universidade Católica Portuguesa de Lisboa (2018).