Análise e Resumo Completo da Série 13 Reasons Why


Escrito por Carolina Marcello

A série de televisão norte-americana 13 Reasons Why, dirigida por Brian Yorkey, foi lançada em março de 2017, no Netflix. Inspirada na obra literária Os 13 Porquês de Jay Asher, a série possui duas temporadas lançadas - a primeira em março de 2017 e a segunda em maio de 2018.

A série, tratando de assuntos polêmicos como depressão, bullying, isolamento, abuso sexual e suicídio, que afetam diretamente milhares de jovens, foi recebida com grande aclamação por todo o mundo, tornando-se um grande sucesso.

Muitas pessoas discordam quanto ao efeito que 13 Reasons Why tem sobre as novas gerações. Alguns acreditam que o programa tem o potencial de glorificar sentimentos negativos; outros, no entanto, acreditam que ele está cumprindo um papel significativo, pois aborda temáticas que normalmente não são debatidas na ficção juvenil.

Uma Revisão Aprofundada da Primeira Temporada

Um Vislumbre do Resumo e do Trailer

Hannah Baker decidiu pôr um fim à sua vida, deixando para trás 7 fitas em que enumerou 13 razões que a levaram à trágica decisão. Clay, seu colega de trabalho e de turma, recebeu uma encomenda e, ao abri-la, descobriu as gravações de Hannah. Ao escutá-las, foi tomado de uma série de sentimentos intensos.

Ao lado de Clay, o público desvenda as circunstâncias que Hannah enfrentou desde que chegou à cidade. Após a morte de Hannah, as pessoas indicadas como responsáveis recebem as fitas contendo todos os lados da narrativa de Hannah. Assim, tornam-se capazes de compreender o seu próprio papel na sua decisão de tirar a própria vida.

Explorando o Enredo

Ao receber as sete fitas de áudio, Clay Jensen descobre que sua colega de classe Hannah Baker cometeu suicídio. Ela explicou os motivos através das fitas, dedicando cada lado de cada fita para alguém que contribuiu para a sua morte.

Clay começa a entender a história de Hannah quando ela conhece Justin e se apaixona por ele. Eles marcam um encontro no parque e se beijam, mas Justin toma uma fotografia íntima de Hannah sem que ela perceba. Isso leva à tragédia que culmina na morte dela.

No dia seguinte, a foto se espalhou entre os colegas de Justin, que começou a difundir o boato de que ele e a garota tinham feito sexo. A jovem, que acabara de chegar na escola, foi vítima de bullying e excluída pelos demais. Os garotos a assediavam e as garotas a olhavam com desconfiança.

Clay nunca deixou Hannah, mesmo todos os outros amigos a desapontando ou abandonando. Ao escutar as histórias, ele se revoltou e buscou justiça para quem a atacou, previamente a Bryce, que a estuprou antes de sua trágica morte.

Tony grava Bryce confessando o estupro na última fita e entrega todas para Mr. Potter, o conselheiro educacional que não apoiou Hannah quando ela pediu ajuda. Ele apresenta as fitas para os pais de Hannah, que então processam a escola por negligência.

O Porquê de Hannah Baker: 13 Motivos

Justin Foley (fita 1, lado A) - O que começou como um encontro romântico no parquinho, onde os dois se beijaram, se transformou em um pesadelo para a protagonista. Sem que ela percebesse, Justin a fotografou e espalhou a imagem entre seus colegas de escola, o que resultou em muitas fofocas e discriminação.

Hannah e Justin se beijando no parque

Jessica Davis (fit, lado B) - Jessica era a única amiga de Hannah, mas o relacionamento entre as duas acabou devido ao ciúme de Alex. Jessica culpou Hannah de flertar com seu namorado e acabou dando um tapa na cara dela.

Jessica bate em Hannah.

Alex Standall (fita 2, lado A) - O namorado de Jessica, de forma provocativa, incluiu o nome de Hannah em uma lista com as garotas mais atraentes da escola. O que era originalmente uma brincadeira inocente, acabou se tornando um perigoso problema de assédio sexual para Hannah. Isso chamou a atenção novamente para ela e contribuiu para o aumento dos casos assediando-a.

Hannah assediada no corredor

Tyler Down (fita 2, lado B) - Baker começa a se sentir insegura e desconfortável, mesmo em casa, quando percebe que o fotógrafo da escola está a persegui-la e a fotografá-la pela janela do seu quarto sem que ela saiba.

Ao tirar uma foto de Courtney e Hannah se beijando, Tyler divulgou a imagem entre os colegas. Quando a protagonista foi identificada, ela não só se viu novamente assediada, mas também sofreu ataques homofóbicos.

Tyler fotografando Hannah.

Embora Courtney tenha sido a responsável por beijar Hannah, ela não quer que isso se torne público. Por isso, quando alguém descobre a sua identidade na fotografia, ela inventa que seria Hannah e outra colega de classe que estavam juntas, forjando um boato de que elas teriam um relacionamento lésbico. Infelizmente, Courtney escolhe trair a amizade de Hannah para esconder a sua verdadeira orientação sexual.

Courtney e Hannah se beijando.

Marcus Cole (fitinha 3, lado B) - Aparentando ser um "bom menino", Marcus presidia o clube de jovens pela abstinência sexual. Ao marcar um encontro com Hannah no Dia dos Namorados, ela esperava algo romântico. Porém, ele chegou horas atrasado e, na frente do seu grupo de amigos, a humilhou com propostas explícitas, sendo recebido com risos.

Marcus assediando Hannah

Zach Dempsey (fita 4, lado A) - Zach, sempre tímido, se aproxima de Hannah para tentar animá-la, mas após um breve diálogo acaba se afastando. Porém, ele não a deixa sozinha e senta na sua mesa por horas enquanto ela continua chorando em silêncio.

Zach e Hannah

No grupo de poesia, Hannah encontrou conforto para expressar seus sentimentos mais íntimos. Logo, ela desenvolveu uma amizade com Ryan, o líder do grupo e editor de uma revista da escola. Infelizmente, Ryan decidiu roubar um poema de Hannah e publicá-lo na revista, sem a sua permissão. Isso deixou Hannah completamente devastada, como se ela tivesse sido exposta e ridicularizada.

Ryan e Hannah no clube de poesia

Justin Foley (fita 5, lado A) - O atleta é o único a aparecer em duas fitas diferentes. Na segunda, ele tem a responsabilidade de ter permitido que Bryce, seu melhor amigo, abusasse sexualmente de Jessica enquanto ela estava desacordada. Hannah, que se escondeu no quarto para assistir à cena, ficou impotente para intervir.

Justin deixa Bryce entrar no quarto e estuprar Jessica

Após a festa, Hannah estava aterrorizada e aceita uma carona com Sheri, que estava embriagada e acaba colidindo com um sinal de trânsito. A protagonista queria ligar para a polícia e reportar o acidente, no entanto, Sheri se recusou. Por conta disso, Jeff teve um acidente fatal e morreu. Com isso, Hannah se sente responsável pela tragédia.

Acidente de carro provado por Sherri

Clay Jensen foi o protagonista da série. Ele estava envolvido com Hannah, porém não compreendia seus sentimentos nem os eventos que estavam acontecendo. Como ela queria que ele soubesse tudo e entendesse o porquê dela querer se suicidar, ele foi incluído nas fitas.

Clay cometeu um erro, não por aquilo que fez, mas por aquilo que não fez. Quando os amigos se envolveram, Hannah estava atormentada por seus traumas e pediu para que Clay partisse. O erro de Clay foi não ter lutado pelo seu amor e tê-lo deixado em segundo plano.

Clay e Hannah dançando juntos

Bryce Walker (fita 6, lado B) – Apesar de ter estuprado Jessica, Bryce ainda continuou sua amizade com ela e Justin, sem que ninguém desconfiasse de seu comportamento. Incompreensível para Hannah, ela foi parar em uma festa em casa de Bryce. Sozinha no jacuzzi com ele, ela não conseguiu escapar e foi estuprada.

Hannah é estuprada por Bryce

Com a esperança de sobreviver, Hannah procura ajuda do conselheiro escolar. Infelizmente, o conselheiro não dá atenção suficiente aos alertas que a moça solta durante sua fala.

Após contar que foi estuprada, o conselheiro duvidou da sua história e sugeriu que ela apontasse o agressor para que tivesse prosseguimento quanto ao caso, mas, caso não estivesse preparada, deveria seguir em frente e deixar o ocorrido no passado.

Hannah percebe que não receberá apoio ou justiça enquanto caminha pelos corredores e vê Bryce sendo elogiado por suas realizações esportivas. Como resultado, ela desiste e retorna para casa. Lá, ela infelizmente decide se machucar ao cortar os pulsos dentro da banheira.

Mr Potter ignora pedido de ajuda

Explorando os Temas da Temporada

Ao chegar em Liberty High, Hannah estava empolgada com a possibilidade de poder criar uma nova vida para si mesma. No entanto, sua alegria se desvaneceu quando Justin tirou uma foto comprometedora e alegou que haviam tido aventuras sexuais.

A protagonista sofre com o uso sem o seu consentimento da sua foto, o que resulta em tratamento cruel por parte dos seus colegas homens e mulheres. Ela vive diariamente situações de agressão e humilhação pública.

Justin mostra a foto de Hannah aos amigos.

Hannah é vítima de Justin e também de Tyler, um fotógrafo que começa a espiá-la tirando fotos de dentro do seu quarto. Assustada, ela se volta para sua nova amiga, Courtney, para conseguir ajuda. Juntas, montam uma armadilha e acabam bebendo e se beijando. Tyler, escondido, consegue fotografar essa cena e divulga a imagem para toda a escola.

Por causa dos ataques machistas, Hannah é o tema principal de todos os boatos e passa a perder continuamente amigos. Ela vê, sempre que isso acontece, sua intimidade exposta sem que tenha dado seu consentimento. Por exemplo, Courtney, uma de suas amigas, trai sua confiança ao esconder que é lésbica. Assim, a solidão de Hannah torna-se cada vez mais permanente.

Foto Courtney e Hannah se beijando

"13 Reasons Why" retrata com fidelidade a estrutura de castas escolar comum nos Estados Unidos. Os líderes da escola, popularmente conhecidos como atletas, são os que estão no topo da hierarquia, enquanto os "estranhos", as vítimas de bullying, os solitários como Hannah, Tyler e Clay, são aqueles que ficam no fundo. Infelizmente, esses últimos são protegidos até pelos membros da comunidade escolar.

A pressão é grande para que os companheiros de Bryce escondam seus atos, já que precisam manter lealdade ao amigo para se sentirem protegidos. Justin, desamparado pela família, vive na casa de Bryce e é mantido financeiramente por ele, o que o leva a permitir o estupro de Jessica, pois acha que tem uma dívida a pagar.

Hannah está sozinha em casa, sem ninguém com quem compartilhar seus problemas. Seus pais passam por dificuldades financeiras, o que provoca discussões e cansaço. Ela não quer ser mais um problema para eles, então ela esconde sua tristeza e finge estar bem, até que não consiga mais lidar com a situação e cometa suicídio.

Desde que Hannah se encontrou pela primeira vez com Justin, ela passou a sofrer assédio sexual da parte dos atletas da escola. O problema se agravou quando Alex, para impressionar os garotos populares e deixar Jessica com ciúmes, colocou Hannah na lista dos que tinham o melhor corpo da turma.

Todos começam a objetificar o corpo de Hannah, comentando e apontando por onde ela passa. Bryce vai além, passando a mão nela mesma enquanto ela estava na fila. Ele também faz propostas sexuais abertas e explícitas.

Hannah é assediada

Tyler aumenta o assédio ao divulgar a foto de Hannah beijando outra garota. É evidente, ao longo de toda a série, que esses jovens encaram as mulheres como objetos criados apenas para satisfazer seus próprios desejos. Isto é reforçado pelo comportamento de Bryce, que abusa da namorada do amigo estando ela incosciente.

Devido ao ostracismo e à falta de credibilidade que a cercam, Hannah não se sente à vontade para contar a respeito do estupro sofrido por Jess, pois tem consciência de que ninguém acreditará nela. Por consequência, ela se mantém calada e, infelizmente, também acaba sofrendo a violência do mesmo homem.

Ao conhecer a pressão social que busca silenciar as vítimas após pedir ajuda ao conselheiro escolar, percebendo que o estuprador ainda seria protegido, Hannah entende o peso que a situação tinha.

Após sua conversa com Mr. Potter, Hannah não viu nenhuma esperança de ter paz ou justiça. Ao perceber o desprezo e a falta de solidariedade para com as vítimas de estupro, suas forças se esgotaram. Sentindo-se indefesa e traumatizada, acreditando que não havia outra escolha, ela infelizmente se suicidou.

Suicídio de Hannah Baker.

Ao deixar as fitas para trás, Hannah garantiu que todos conheceriam sua trágica história e que os responsáveis por ela teriam que encarar as consequências. Alex, que já estava fragilizado mentalmente, foi tomado por um sentimento de culpa terrível e tentou suicídio também.

Elenco e Personagens Principais

Hannah Baker

Desde o início da série, a protagonista, Hannah, já se encontra falecida. Porém, continua permanecendo presente através das gravações que deixou para trás. Clay ainda consegue sentir a presença dela e ver seu rosto, e mesmo tendo conversas com ela, elas são apenas memórias ou alucinações. Devido a toda a dor que sentiu durante sua estadia na Liberty High, Hannah deixou as fitas onde colocou todos aqueles que contribuíram para sua morte, para que os responsáveis sejam responsabilizados.

Clay Jensen 13 reasons why

Apesar de parecer que não sentia nada por Hannah, Clay revela que estava apaixonado por ela. Quando descobre as atrocidades cometidas por Tyler, Alex e Bryce, Clay se sente compelido a fazer algo. Ele consegue gravar a confissão de Bryce, apesar de ser agredido. Entrega as gravações a Kevin Potter e exige que o conselheiro tome alguma atitude.

Tony Padilla

Apesar de não constar em suas 13 razões, Tony é o primeiro a receber as fitas de Hannah, cabendo a ele garantir que fossem ouvidas e compartilhadas com todos aqueles envolvidos. Embora se envolveu em atividades suspeitas e que pareciam perigosas, Tony tenta ajudar Clay a lidar com a perda de Hannah.

Justin Foley 13 Reasons Why

Justin Foley foi o primeiro grande amor de Hannah em Liberty High e a fonte dos seus problemas. O atleta partiu o coração da heroína e destruiu sua reputação na escola. Com uma vida familiar desequilibrada, ele era dependente do seu melhor amigo Bryce, contribuindo com ele para ocultar seus crimes.

Jessica Davis, 13 Reasons Why

Jessica chegou recentemente e tornou-se a primeira amiga de Hannah. À medida que o tempo passa, Jessica começa a estabelecer novos relacionamentos amorosos e a participar de atividades extracurriculares, ganhando novas amizades e distanciando-se da protagonista.

Alex Standall, 13 Reasons Why

Alex, recém-chegado à escola, formou um grupo de amigos com Jessica e Hannah. Após iniciar um relacionamento com a primeira, ele acabou distanciando-se da segunda, o que a deixou muito triste. Para piorar ainda mais a situação, Alex usou Hannah para provocar ciúmes na namorada, dessa forma pôs um fim definitivo à amizade que elas tinham.

Após ouvir as fitas, Alex não consegue mais resistir à pressão, resultando em sua tentativa de suicídio.

Bryce Walker, 13 Reasons Why

Bryce é o melhor amigo de Justin. Apesar de ser um jovem atleta, filho de pais ricos, eles estão frequentemente ausentes. Enquanto é o líder de seu grupo de amigos, Bryce abusa da sua posição e comete violências e crimes, permanecendo impune. Ele age de forma abusiva com Justin, cometendo atos de chantagem, e também estupra Jessica enquanto ela está inconsciente. Depois, ele também estupra Hannah.

Mr e Mrs Baker, 13 Reasons Why

Os pais de Hannah estão desolados com a morte da filha e procuram respostas para o suicídio. A partir das recordações, percebem que a conexão de Hannah com os pais não era tão próxima e que eles não estavam cientes dos problemas pela qual ela passava.

Revisão da Segunda Temporada

Na segunda temporada da série, acompanhamos o processo legal que a mãe de Hannah executa para responsabilizar a escola pelo falecimento da jovem. Cada episódio, exceto o derradeiro, oferece informações e diferentes pontos de vista sobre a protagonista, narrados pelos depoimentos variados.

Depois de ocorrer o evento trágico, os pais de Hannah se separaram e seus colegas tentaram seguir adiante. No verão, ela descobriu que o pai estava tendo um caso, mas manteve isso em segredo. Clay, no entanto, continua preso aos momentos que viveu com ela, ainda muito afetado com o que aconteceu.

Apesar de iniciar um relacionamento com Sky, uma garota com sérios problemas emocionais, ele se concentra na busca pela justiça para sua amiga falecida. Após uma discussão, ela acaba sendo internada e, depois disso, se muda para longe.

Clay procura Justin, o único que pode denunciar Bryce, e descobre que ele está viciado e desabrigado. Ao levar Justin para viver com sua família, Clay ajuda-o a se recuperar e inicia uma relação amistosa com ele. Dessa maneira, Jessica não tem como acusar Bryce no julgamento.

Jessica começa a ser vítima de perseguição e ameaças por alguns membros da escola, incluindo a namorada de Bryce. Alex, que se apaixona por ela, a apoia. Esta situação revolta Clay, que decide uploadar as fitas de Hannah na internet, o que acaba tornando o caso ainda mais famoso.

Depoimento de Jessica

Depois de encontrar várias fotos de adolescentes desmaiadas, que eram vítimas de Bryce, o detetive descobre a casa onde o predador cometia seus crimes. Uma das sobreviventes, Nina, acabou incinerando todas as evidências.

Jessica toma medidas judiciais contra Bryce, o qual, graças à sua grande fortuna, consegue sair da prisão e se transferir de escola. Justin, infelizmente, é considerado cúmplice do crime e é condenado à prisão. Tyler usa um antigo vídeo para chantagear Marcus e obrigá-lo a expor o verdadeiro agressor.

Mais adiante, é revelado que Zack, o grande amigo do vilão e atleta, foi o responsável por enviar as provas para o protagonista. Ele admitiu que viveu um romance com Hannah durante essas férias, mas não teve coragem de assumir quando as aulas voltaram.

Após um ano turbulento, Tyler se torna alvo da ira da equipe de futebol, que o responsabiliza por sua má reputação. Monty e seu grupo o cercam e o perseguem até o banheiro, onde o ameaçam e o agridem. Com o coração partido e o sentimento de insegurança, Tyler planeja usar uma arma em um baile escolar, mas é impedido por Clay. Cheio de lágrimas, Tyler compartilha toda a sua dor com Clay.

Visão Geral da Terceira Temporada

Após 8 meses do baile, Ani, nova amiga de Clay, dá o relato. Ela mora na mesma casa que Bryce, pois a mãe dela é enfermeira do avô dele.

O desaparecimento de Bryce deixa Clay como suspeito, porém seus amigos suspeitam que Tyler seja o responsável. Clay enfrenta bullying dos atletas principalmente de Monty. Alex então decide se defender e ameaça Monty com uma faca.

Durante o velório de Bryce, várias mulheres se reuniram para revelar seu protesto e clamar por justiça. Erguendo faixas com mensagens como "Lamentem a vítima, e não o agressor", elas gritaram pela injustiça cometida. Mais tarde, Jessica liderou um grupo feminista e invadiu um campo de jogo do time com o intuito de trazer justiça à vítima de espancamento.

Protesto pelas vítimas

Durante a investigação, foi revelado que Bryce vendia esteroides, teve um caso com Ani e brigou com sua namorada por causa de ciúmes de Zach. Infelizmente, Monty acabou sendo considerado culpado e morreu na prisão.

Winston estava tendo um relacionamento escondido com Alex, sendo que ele foi injustamente preso no momento em que estava ao seu lado. Bryce decidiu dar a Jessica uma fita contendo uma confissão, o que deixou Alex extremamente aborrecido, e como consequência, ele acabou batendo em Bryce e jogando o seu corpo no rio. O pai do garoto suspeitava dos fatos e tirou todas as provas para não sofrer as consequências.

Conclusão da Quarta Temporada da Série

Justin consegue se curar ao visitar uma clínica, mas a tragédia da morte de sua mãe o levou a uma recaída. Infelizmente, ele descobre que havia contraído HIV e não consegue mais resistir, falecendo logo em seguida. Enquanto isso, os outros personagens continuam sofrendo com o assassinato de Bryce.

Alex, o responsável, começa um relacionamento com Winston, que é a única pessoa que conhece a real inocência de Monty. Quando Alex conta o seu crime para Clay, este não consegue lidar com todos os segredos que descobriu.

Consequentemente, isso afeta o bem-estar mental do indivíduo, gerando um transtorno de personalidade dissociativa. Nestas situações, ele perde toda a consciência dos seus atos e acabam cometendo ações que não lembra depois, como, por exemplo, incendiar um carro ou rabiscar numa parede que Monty foi acusado.

Temporada 4: Clay

A morte trágica de Justin, o grande amigo do protagonista, agravou a situação. Mas, depois de ler o texto que Justin escreveu sobre o impacto positivo que teve em sua vida, o protagonista decide procurar cura. Como se fosse o término de um ciclo, ele enterra as fitas de Hannah no lugar onde escutou-as pela primeira vez.

Clay se forma e, pela última vez, encontra Jessica. Ele vai para a Universidade Brown e encontra uma nova namorada enquanto Jessica consegue uma vaga na Universidade de Berkeley com a ajuda de um texto que relata sua experiência como sobrevivente.

Tyler procura tratamentos para lidar com seus traumas e começa a namorar a irmã de Monty. Surpreendentemente, Zach abandona o esporte e segue o seu verdadeiro sonho: uma carreira na música.

Explorando as Mensagens da Série 13 Reasons Why

A série 13 Reasons Why tem conseguido conquistar o coração dos fãs ao redor do mundo, mesmo tratando de temas polêmicos e repleta de imagens chocantes. Esta geração de jovens encontra no modo honesto como a série aborda questões que afetam a todos, um pedido de socorro.

A narrativa, centrada no dilema e no sofrimento de Hannah e Clay, também mostra as dificuldades enfrentadas por outros personagens. Ela mostra diferentes facetas das situações, de maneira a evidenciar os efeitos de nossas ações sobre os demais.

Clay e Hannah rindo

A série aborda a vulnerabilidade da juventude e a forma como cada um lida com os desafios que enfrentam. Ela salienta a fragilidade da vida humana e a importância das lutas que todos nós travamos.

A série 13 Reasons Why recorda-nos para termos cuidado e prestar atenção, para sermos gentis com os outros, antes que seja demasiado tarde. Hannah é um exemplo trágico de alguém que foi julgado pelas suas aparências e teve a saúde mental fragilizada ao ponto de não ter outra escolha senão o suicídio.

Quer saber mais? Veja

Carolina Marcello
Escrito por Carolina Marcello

Formou-se em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e possui mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes pela mesma instituição. Durante os estudos universitários, foi co-fundadora do Grupo de Estudos Lusófonos da faculdade e uma das editoras da revista da mesma, que se dedica às literaturas de língua portuguesa.