O brasileiro Romero Britto (1963) tem sido extremamente bem-sucedido no campo da pintura fora de suas fronteiras. Seu estilo único foi reconhecido em mais de 100 países, tornando suas obras mundialmente conhecidas.
A obra do artista está enquadrada na classificação estética neocubista pop, sendo caracterizada pelo uso de cores vibrantes que trazem alegria aos olhos. Confira agora as principais obras e biografia deste artista.
O trabalho de Romero Britto abrange desde retratos, passando por esculturas e serigrafias, até chegar a quadros e instalações públicas.
Trabalhos do autor podem ser encontrados em locais variados, tais como o Sheba Medical Center (Tel Aviv, Israel), o Basel Children's Hospital (Suíça), o Aeroporto John F.Kennedy (Nova Iorque) e o Aeroporto Internacional de Miami.
Em Miami - a cidade escolhida pelo artista para morar - há cerca de 18 obras de sua autoria, compostas de instalações. Além disso, existe uma escultura enorme, pesando oito toneladas, situada na entrada de Miami Beach.
O trabalho de Romero Britto foi exibido no mundialmente famoso Louvre de Paris entre os anos de 2008 e 2010. Seus trabalhos também são destaque em museus e galerias em diversas partes do mundo.
Suas obras estão presentes na coleção de alguns amigos próximos, como Madonna e Arnold Schwarzenegger.
Explorando as Obras de Romero Britto
Classificando-se como um neocubista pop, o artista criou uma arte de fácil compreensão.
é uma mistura de arte popular, arte de rua e pop art. O New York Times declara que a obra de Romero Britto é uma fusão de arte popular, arte urbana e arte pop.
"exala calor, otimismo e amor"
A marca mais marcante de seu trabalho é a alegria, que é demonstrada através de formas desiguais, padrões alegres, positivismo e fluidez.
As linhas marcantes e expressivas criam um estilo único, enquadrando os contornos e contrastando com as vivas cores.
Romero Britto caracteriza-se pelo uso recorrente de figuras geométricas em suas obras.
As Obras Notáveis de Romero Britto
Explorando a Arte Além dos Quadros
Três trabalhos se destacam na carreira do criador além dos quadros.
Em 2007, Romero Britto instalou na Hyde Park uma impressionante pirâmide de 13 metros de altura, em homenagem à inauguração da exposição Tutancâmon e a era de ouro dos faraós. Esta foi a maior obra de arte já vista pelo parque e se tornou uma verdadeira marca histórica.
Em 2008, a ONU encarregou o artista de criar selos postais para as Olimpíadas de Pequim, intitulados Esportes para a paz.
Em 2009, Romero Britto uniu forças com a companhia de entretenimento Cirque du Soleil para a abertura do Super Bowl.
O artista produziu uma série de retratos para figuras proeminentes, tais como Dilma Rousseff, Bill Clinton e o casal Obama, formado por Barack e Michelle.
Influência de Romero Britto nos Artistas
O criador brasileiro já expressou publicamente que admira diversos ídolos do universo artístico.
Britto se inspira nos coloridos trabalhos de Alfredo Volpi e Cláudio Tozzi, artistas brasileiros que marcaram a década de 60. O artista contemporâneo gosta especialmente do colorido presente na produção desses criadores.
O estilo de Romero se aproxima muito da arte de Toulouse-Lautrec, bem como da arte de rua. A ligação dele com o grafite começou quando vivia no Brasil.
A obra de Britto é claramente influenciada pela produção de Picasso e Matisse, da qual adotou o colorido característico.
Artigos semelhantes
- Romero Britto: 10 Obras Famosas
- 7 incríveis artistas brasileiros que você não pode perder
- 13 obras incríveis de Beatriz Milhazes que você não pode perder
A Vida de Romero Britto
Experiências nos Primeiros Anos em Pernambuco
O artista nascido em Recife no dia 6 de outubro de 1963 teve uma infância difícil e humilde.
Desde a infância Gustavo Kuele sempre mostrou interesse por arte. Aos 14 anos, ele já conseguiu vender seu primeiro quadro para a Organização dos Estados Americanos. Gustavo começou sua vida de autodidata, pintando em papel e papelão. Com o tempo, ele foi explorando novas técnicas e materiais, como a sucata e o grafite.
" "Estabelecendo um Ambiente de Trabalho Saudável
Mudando para os Estados Unidos
Romero Britto decidiu sair da graduação de Direito na Universidade Católica de Pernambuco para se mudar para os Estados Unidos. Ele estava cursando o curso na capital de Pernambuco.
O jovem foi visitar Leonardo Conte, um amigo de infância, que estava estudando inglês em Miami. Ele se sentiu conectado com a cultura local.
Ao chegar nos Estados Unidos, em 1988, com 25 anos de idade, ele precisou ganhar a própria vida, trabalhando como jardineiro, pintando muros, sendo caixa de lanchonete e atendente.
Começando na Arte
Em 1990, o artista Romero Britto foi descoberto pelo presidente da empresa de vodca sueca Absolut, enquanto seu primeiro estúdio estava localizado em Coconut Grove. Ele foi convidado a fazer ilustrações publicitárias para a marca.
O trabalho de tal profissional o trouxe à atenção dos Estados Unidos inteiros, pois suas ilustrações estavam presentes em anúncios veiculados por mais de 60 publicações americanas.
Após o sucesso de Romero Britto aumentar, o artista passou a obter ainda mais notoriedade ao ilustrar as latas de Pepsi e ao modificar os personagens clássicos da Disney.
Aperfeiçoamento do Trabalho
Romero Britto começou sua carreira em Miami e aquela que se tornaria uma ascensão internacional. Atualmente, o artista pernambucano possui um estúdio-galeria em Miami, denominado Britto Central, que conta com 3 mil metros quadrados.
Sua obra já foi veiculada em mais de 100 países. O artista foi responsável por anunciar produtos de grandes companhias como Audi, IBM, Disney, Campari, Coca-Cola, Louis Vuitton e Volvo.
Análise das Obras de Romero Britto
Romero Britto, com a sua arte presente em diversos locais, frequentemente é alvo de críticas por produzir um trabalho com mercadologia muito forte. O artista, porém, contesta essas acusações e afirma que:
"Quero que minha arte seja democrática."
Muitas vezes, ouvimos a crítica de que a sua arte não expressa uma denúncia social ou retrata os problemas contemporâneos.
Vivendo Pessoalmente
Desde 1988 o artista está casado com Cheryl Ann Britto, uma norte-americana. Juntos, eles têm um filho, Brendan.
Ativismo Social de Romero Brito
O artista já dedicou seus trabalhos e contribuiu com seu tempo e recursos financeiros a mais de 250 organizações sem fins lucrativos.
Em 2002, o reconhecido trabalho de Madonna na capa do single What More Can I Give, de Michael Jackson, trouxe grande visibilidade. Os lucros obtidos com o projeto foram revertidos para beneficiar as famílias afetadas pelo atentado de 11 de setembro.
Em 2007, Romero Britto fundou a Fundação Romero Britto, com o objetivo de oferecer programas sociais e educacionais que ajudam as pessoas a alcançar a excelência.
Celebração do Sucesso Nacional
Em 2005, o governador Jeb Bush nomeou o artista Romero Britto como embaixador das artes do Estado da Flórida. No ano seguinte, Britto foi premiado com a Medalha Joaquim Nabuco, oferecida pela Assembleia Estadual de Pernambuco.
Em 2011, Romero Britto foi nomeado artista oficial da Copa do Mundo. Dois anos mais tarde, foi presenteado com a Medalha Tiradentes, entregue pela Assembleia Estadual do Rio de Janeiro.
Em 2014, foi nomeado embaixador da Copa do Mundo da FIFA Brasil e, dois anos mais tarde, teve o privilégio de carregar a tocha nos Jogos Olímpicos do Rio.