Oscar Niemeyer (1907-2012), arquiteto modernista, é famoso por suas formas inovadoras e curvas.
As modernas cidades são unidas pela arquitetura e pelo urbanismo. Estas duas características permitem a integração do concreto à rotina diária das cidades. Desta forma, as pessoas são capazes de desfrutar de ambientes aperfeiçoados e bem planejados.
Nascido no Rio de Janeiro, Niemeyer realizou diversos projetos tanto no Brasil quanto no exterior. Contudo, foi em Brasília que ergueu suas obras mais notáveis.
1. Assembleia Nacional em Brasília
A fama do Congresso Nacional é amplamente reconhecida pelo povo brasileiro. É neste edifício que o poder legislativo do país é exercido, e, por esse motivo, vemos a imagem dessa estrutura nos noticiários que discutem o tema da política brasileira.
Lúcio Costa e Niemeyer foram selecionados para projetar a nova capital do país.
Um projeto sofisticado, mas ao mesmo tempo simples, foi desenvolvido para servir como sede do Congresso Nacional.
Duas torres, dispostas paralelamente, sem janelas visíveis, são acompanhadas por duas cúpulas. Uma delas, posicionada ao lado dos prédios, encontra-se invertida.
Durante o governo de Juscelino Kubitschek, em 1960, foi inaugurada uma obra arquitetônica que se tornou um monumento e um símbolo para a cidade. Esta pode ser vista de longe.
Artigos semelhantes
- Explorando a Arte de Oscar Niemeyer
- : uma obra-prima da arquitetura moderna A Obra-prima Arquitetônica Moderna: Catedral de Brasília
- Nove Artistas que Participaram da Semana de Arte Moderna
2. A Catedral de Brasília, em Brasília
A Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, também está localizada na capital do Brasil, Brasília.
Completada em 1970, a obra possui estilo modernista. São dezesseis colunas brancas, dispostas em um círculo e interligadas entre si, formando um desenho de bumerangue. Entre elas, estão as peças de fibras de vidro que resultam em grandes vitrais.
A estrutura permanece a mesma, independente do ângulo de observação. A igreja, situada num nível inferior, é capaz de acolher 4 mil pessoas.
Em 1988, o arquiteto recebeu o Prêmio Pritzker, maior prêmio de arquitetura do mundo, devido à sua inovadora obra.
3. Explorando o Parque Ibirapuera em São Paulo
Em 1951, o governador Lucas Nogueira Garcez deu início ao projeto que culminaria na criação do Parque Ibirapuera, em São Paulo. Como grande centro de lazer, esportes, cultura e descanso, o parque foi inaugurado três anos depois, em 1954.
A intenção era estabelecer-se como um ícone cultural na cidade de São Paulo, o que realmente foi alcançado.
Cinco edifícios são unificados pela marquise curvilínea, que também se conecta à área verde do parque.
A Oca, um impressionante Pavilhão de Exposições, é a construção mais marcante do complexo. Uma estrutura circular com formato de cúpula, conta com trinta janelas arredondadas que permitem que a luz do sol entre em seu interior, preenchendo o espaço com um mágico brilho.
4. Visita ao Iconico Edifício Copan, em São Paulo
Localizado na Avenida Ipiranga, no centro de São Paulo, o incomum Edifício Copan destaca-se na paisagem urbana, pois seu formato sinuoso em forma de onda contrasta com a altura vertical dos outros edifícios ao seu redor.
Dessa forma, o Copan gera um clima de alegria e animação no cenário visual da cidade de São Paulo.
Devido a problemas burocráticos e financeiros, o prédio, que foi elaborado na década de 50, só foi inaugurado em 1966. A Companhia Pan-Americana de Hotéis foi a responsável pela encomenda da obra, e por isso, ele recebeu o nome de “Copan”, abreviatura do nome da companhia.
O projeto traz uma abordagem inovadora para a área, com um caráter estético atual e ondulado, além de uma integração com a vida diária. Na parte térrea, há uma marquise que funciona como um centro de comércio e cultura, abrigando restaurantes, lojas e cinema (hoje em dia, existe uma igreja evangélica).
5. Visita ao Memorial da América Latina, em São Paulo
O Memorial da América Latina, um projeto conjunto de Oscar Niemeyer e do antropólogo Darcy Ribeiro, é encontrado na Barra Funda, em São Paulo. Inaugurado em 1989 e pertencente à Secretaria de Estado da Cultura, foi criado com a finalidade de servir como um espaço para integração, acolhimento e difusão de conhecimentos sobre os países latino-americanos.
O conjunto é composto por sete prédios, separados por duas praças e que estão interligados por uma passarela.
A obra de Niemeyer é caracterizada por suas linhas sinuosas, mas neste projeto o que se destaca é uma escultura de concreto em forma de mão. Ela é pintada de vermelho e o mapa da América Latina está estampado nela, remetendo ao livro de Eduardo Galeano, As veias abertas da América Latina.
6. Visitar o Conjunto da Pampulha, em Belo Horizonte
O Conjunto da Pampulha foi uma obra construída na década de 1940, sendo inaugurada em 1943, a mando de Juscelino Kubitschek, quando era Prefeito de Belo Horizonte. Esta iniciativa tinha como objetivo modernizar a cidade.
Aqui você encontra tudo o que precisa para se divertir: uma Igreja e um espaço de lazer. Além disso, oferecemos um amplo espaço para entretenimento, proporcionando diversão para todas as idades.
A Igreja de São Francisco de Assis é parte integrante do conjunto, apresentando grande inovação arquitetônica para o Brasil, especialmente em relação a construções religiosas. A imagem mostra-a.
A curva se tornou a característica marcante na obra do arquiteto. A intenção era reproduzir em concreto armado as montanhas mineiras, porém isso gerou certa resistência por parte da população conservadora, habituada à estrutura tradicional das igrejas.
7. Visite o Museu de Arte Contemporânea de Niterói
Não é possível caminhar pela cidade de Niterói sem notar o incrível MAC - Museu de Arte Contemporânea. Esta construção deslumbrante atrai a atenção dos visitantes à primeira vista.
A obra erguida no Mirante da Boa Viagem apresenta formato de nave e oferece uma visão maravilhosa da Baía de Guanabara, com suas montanhas e mar. É possível, assim, contemplar a linda paisagem.
Desde a sua inauguração em 1966, o museu tornou-se uma obra de arte emblemática da cidade e tem orgulhosamente apresentado um amplo acervo de peças de arte contemporânea. Tornou-se, assim, um cartão-postal icônico da cidade.
"A manifestação da vontade do homem de realizar o seu caminho de criação". De acordo com Niemeyer, o motivo para o desenvolvimento do projeto é: "Demonstrar a vontade do homem de realizar sua criação".
Eu não queria um museu de vidro, mas uma grande sala de exposições rodeada por paredes retas e por uma galeria que protege e permite que os visitantes façam uma pausa de vez em quando para apreciar a bela vista.
8. Visite o Museu Oscar Niemeyer em Curitiba!
O Museu Oscar Niemeyer, projeto inusitado e ousado do conhecido arquiteto, foi inaugurado em 2002 em Curitiba (PR). Desde então, tornou-se um ícone da cidade.
Esta obra é revolucionária, pois se caracteriza por uma construção em forma de olho realizada em concreto e vidro, o que faz com que seja, adequadamente, denominada de “Museu do Olho”.
A Pinacoteca do Estado de São Paulo é reconhecida como uma das principais instituições culturais no Brasil e no exterior, contendo um vasto acervo de obras de arte. Além disso, seu acervo inclui documentos históricos do célebre arquiteto Oscar Niemeyer.