O misterioso inglês Banksy é um mistério para a grande maioria, existindo especulações de que pode ser um grupo de pessoas. Seja qual for a identidade, seus trabalhos polêmicos surgem em diversos pontos do mundo, surpreendendo, chocando e causando impacto em quem os vê. Nenhum observador permanece indiferente diante da arte de rua de Banksy.
O trabalho de Banksy é mundialmente reconhecido, e suas obras podem ser visualizadas nas cidades da Inglaterra, França, Viena, São Francisco, Barcelona, Estados Unidos, Austrália e até mesmo na Faixa de Gaza.
A obra de Banksy é definida pelos seguintes adjetivos: irônica, controvertida, sarcástica, rebelde e irreverente. Suas peças são criadas na rua e para serem desfrutadas por seu público-alvo: os transeuntes. No entanto, como a maioria delas está em áreas públicas, elas se deparam com os efeitos dos elementos ao longo do tempo e, em alguns casos, com o vandalismo.
"A arte deve confortar o perturbado e perturbar o confortável."
Banksy
1. Garota com Balão
Em 2002, foi criado no South Bank (Londres) um painel que retrata uma menina segurando um balão no formato de um coração. A arte, feita com preto e branco e uma única cor de destaque (vermelho para o coração) acompanha a frase "There is always hope". Elaborada em Stencil, Girl with Balloon se tornou uma das obras mais significativas de Banksy e foi replicada diversas vezes.
Autodestruição no Leilão
A obra mais conhecida de Banksy alcançou uma notoriedade ainda maior em 05 de outubro de 2018, data em que foi leiloada na Sotheby's por cerca de um milhão de libras. A surpresa dos presentes foi grande quando a obra se autodestruiu logo após a venda.
A obra de Banksy foi dividida em tiras até praticamente a metade da versão em tela.
2. Médico dos Corações Pacíficos
O trabalho de stencil, feito em Chinatown, São Francisco (EUA), foi inspirado na obra Girl with Balloon, apenas três cores foram usadas: preto e branco para o médico e vermelho para o símbolo da paz e do coração que ele está examinando.
3. Beijando Cobres
Kissing Coppers, um dos trabalhos mais controversos de Banksy, foi pintado em Brighton, Inglaterra. A imagem mostrava dois policiais fardados abraçando-se e beijando-se sem constrangimento. Após várias tentativas de vandalismo, o proprietário do bar onde a obra estava decidiu vender a peça. O preço não foi anunciado oficialmente, mas acredita-se que o valor seja entre meio milhão e um milhão de dólares.
4. Lançando Flores por um Soldado
Em agosto de 2005, a Palestina foi abençoada com uma visita de Banksy, que deixou sua marca na forma de trabalhos pintados nos muros. Uma das obras mais conhecidas é Soldier throwing flowers, que retrata um homem com o rosto escondido arremessando flores, ao invés de qualquer objeto de guerra.
5. Sair do Reino Unido da União Europeia
Pintado em Dover, em um porto que une o Reino Unido e a França, o brincalhão painel é uma referência à saída da Inglaterra da União Europeia. O trabalhador, subindo uma longa escada, se prepara para apagar uma das estrelas da bandeira da comunidade europeia.
6. Faz Compras até Cair
Em 2011, Banksy, conhecido pelo seu viés anti capitalista, pintou um stencil na lateral de um prédio enorme em Londres. O trabalho mostra uma mulher que estava fazendo compras e cai. Sem um sapato, seus itens no carrinho também se espalham com a queda.
7. Preso da Baía de Guantánamo
No dia 18 de maio de 2007, o Exmouth Market em Londres foi o palco de um ato de ativismo relacionado ao tema dos prisioneiros da prisão norte-americana Guantanamo: uma pintura a stencil para lembrar a situação. Contudo, não foi a única manifestação de protesto.
No dia 8 de setembro de 2006, Thierry Guetta, assistente de Banksy, colocou um boneco inflável vestido com o uniforme de Guantanamo na atração Rocky Mountain Railroad, no parque temático Disneylândia em Orlando.
8. Esconda Sob o Tapete
Localizado em Hoxton, East London, em 2007, o painel impressiona o espectador ao dar a impressão de que o muro estaria coberto por um pano branco. O divertido stencil mostra uma empregada jogando o lixo supostamente por baixo da cortina.
9. Rato Tóxico
Ao longo do mundo, Banksy já pintou inúmeros ratos, um deles sendo o mostrado na imagem, a qual foi desenvolvida em Canden, Londres. Além dos ratos, o artista costuma também criar obras com macacos.
Os ratos são frequentemente vistos como uma espécie análoga ao ser humano, dada a sua capacidade de se reproduzir e se espalhar por todos os lugares. As obras de arte mais reconhecidas de Bansky geralmente são os ratos anarquistas, cujo significado simbólico é particularmente relevante.
10. A Vida de Steve Jobs
“As pessoas não têm escolha a não ser ficar na fila. O CEO da Apple está na parte de trás”. Em Calais, no norte da França, Bansky pintou um estêncil retratando o CEO da Apple. Como Steve Jobs era filho de Abdulfattah John Jandali, um imigrante sírio, o trabalho do artista lembra o campo de refugiados situado na região. Raramente falando em público, o artista se manifestou a respeito desta obra: “As pessoas não têm escolha a não ser ficar na fila. O CEO da Apple está na parte de trás”.
"Somos muitas vezes levados a acreditar que a migração drena os recursos de um país, mas Steve Jobs era filho de um imigrante sírio. A Apple é a empresa mais rentável do mundo, paga mais de 7 mil milhões de dólares por ano em impostos e só existe porque autorizaram a entrada a jovem de Homs."
11. A Casa Grosvenor
Artigos relacionados
- 10 obras-primas de Jean-Michel Basquiat, o gênio rebelde
- Explorando o Grafite no Brasil e no Mundo: Uma Visão Com Imagens
- Descubra 15 obras fascinantes do surrealismo
" "Como a Tecnologia Está Impactando os Negócios Atuais
Em outubro de 2010, um trabalho artístico foi criado no Grosvenor Hotel, situado na Belgrave Road, Londres. Esta obra foi feita utilizando parte dos materiais já existentes na parede do hotel, como as grades de ar. Esta obra foi projetada com o intuito de estabelecer um diálogo com o ambiente.
12. Penseiro
Em 2014, logo após a guerra, uma peça foi instalada em Gaza que homenageia a clássica escultura de Rodin, intitulada O Pensador. Ela é uma referência a essa obra.
Em agosto de 2005, Banksy entrou no território palestino para mostrar seu apoio à causa. Nove imagens foram produzidas durante sua visita, sendo a mais famosa delas, talvez, a imagem abaixo.
13. Pare e Pesquise
Em 2007, foi realizado o stencil de Banksy em Bethlehem, Palestina. O artista utilizou o formato de uma inversão de papéis: o protagonista da obra é uma menina que verifica um soldado encostado ao muro. Este território vive em constante conflito entre árabes e judeus, tornando esta peça ainda mais significativa.
Explorando o Estilo de Banksy
Os graffitis são trabalhos que diferem uns dos outros, mas ainda assim possuem características em comum. Geralmente produzidos nas madrugadas, em locais públicos, sem a devida autorização de órgãos governamentais.
Os textos literários geralmente possuem um significado político e abordam temas contemporâneos, além de serem muitas vezes veículos de crítica social.
A maioria das obras de Banksy é feita em estêncil, entretanto ele também utiliza diversas técnicas diferentes.
Descobrindo a Identidade de Banksy: O que Sabemos Sobre o Artista?
A identidade do misterioso artista Banksy ainda é desconhecida, mas é sabido que ele nasceu na Inglaterra, em Yate, e, posteriormente, mudou-se para Bristol. Seus trabalhos de street art engajados começaram a aparecer em 1993, abordando assuntos que envolvem a sociedade contemporânea, como a revolução e a oposição à guerra.
“Os maiores crimes do mundo não são cometidos por pessoas que violam as regras, mas por pessoas que seguem as regras. São as pessoas que seguem ordens que soltam bombas e massacram aldeias.”
Banksy
As obras de arte produzidas por meio de stencil, como pinturas e instalações, e frequentemente incluem frases escritas, são fundamentais para se compreender o processo criativo. Além disso, o local de produção das obras é um elemento-chave para se entender o significado das mesmas.
Existem várias suposições sobre a identidade verdadeira do artista Bansky. Alguns dizem que seu nome é Robin ou Robert Banks, outros suspeitam que seja Robin Gunningham, enquanto há ainda aqueles que acreditam ser Robert Del Naja, vocalista da banda de música eletrônica Massive Attack.
Explorando a Exposição Barely Legal
Em setembro de 2006, a exposição Barely Legal de Banksy ocorreu na Califórnia e foi oferecida de forma gratuita. Isto atraiu uma grande multidão de aficionados, que se reuniram em um galpão industrial.
Elephant in the Room foi a grande atração da noite. Uma sala especialmente preparada conteve um elefante de 37 anos que recebeu uma pintura artística.
Explorando o Trabalho de Banksy em Documentários
A competição entre Robbo e Banksy no mundo do graffiti foi notória. Uma das maiores rivalidades entre os artistas já foi vista.
Um documentário foi criado em homenagem ao duelo importante para o mundo da arte de rua. A rixa foi tão significativa que foi celebrada com a produção desse filme.
Thierry Guetta teve sua vida totalmente transformada quando conheceu Banksy. Até então, ele tinha como passatempo gravar o trabalho de grafiteiros que passavam pelas ruas com o objetivo de criar um documentário. Esta história se tornou o tema principal do filme Exit through the gift shop, conhecido mundialmente.