Pintura é uma expressão artística que utiliza pigmentos depositados sobre uma superfície para criar imagens.
A superfície para desenhar pode ser confeccionada a partir de diferentes materiais, não sendo necessário o uso da tela para isso.
A pintura pode ser realizada em quase qualquer superfície, desde papel, tecido, muros, madeira e outras, limitadas apenas pela nossa imaginação.
A pigmentação pode ser líquida ou em pó, fabricada industrialmente ou natural.
Através da história, muitas técnicas e estilos de pintura foram desenvolvidos.
A Evolução da Pintura ao Longo da História
Desde a antiguidade, a pintura vem sendo usada como meio de comunicação pelos humanos. É uma das expressões mais antigas da arte e continua sendo usada até os dias de hoje como uma forma de se expressar e compartilhar ideias.
A pintura possui uma longa tradição na história da arte, tendo-se desenvolvido ao longo de todos os períodos históricos. Nestes períodos, ela refletiu comportamentos, crenças, vida social e política, entre outros aspectos das sociedades.
Deste modo, a análise de uma língua traz conhecimento sobre o passado, práticas e pensamentos de várias regiões e tempos ao redor do mundo.
No período pré-histórico, surgiram imagens nas paredes das cavernas, sendo essas conhecidas como pintura rupestre. Esse tipo de linguagem foi desenvolvido com o passar do tempo.
Os pigmentos para pintura eram obtidos da natureza, a partir de matérias-primas como carvão, sangue, ossos, plantas, cinzas e raízes.
A arte nos vestígios de cavernas deixou registros de temas diversos: desde caçadas às representações de dança, sexo e imagens do dia a dia. Acredita-se que essa arte tinha um propósito religioso, baseado em rituais.
Desde a antiguidade, a pintura sempre ocupou um lugar importante na arte, mas foi somente a partir da Idade Média (século V ao XV) que ela se destacou de forma significativa.
Com o surgimento da fotografia no final do século XIX, a pintura perdeu parte de seu impacto representativo, o que permitiu que artistas buscassem uma maior liberdade estética nessa linguagem.
A pintura continua sendo uma forma importante de expressão, apesar do grande número de manifestações artísticas contemporâneas.
Interessante? Leia também
- 7 incríveis artistas brasileiros que você não pode perder
- Qual é o verdadeiro significado da arte?
- Entendendo as Artes Visuais: Quais são suas Linguagens?
Tipos de Pintura Artística
Pintura Representativa
O figurativismo é um tipo de pintura que exibe imagens que podem ser reconhecidas com facilidade pelo olhar humano. Estas imagens podem incluir figuras, objetos e pessoas.
A pintura é a forma de arte mais praticada ao redor do globo, sejam por profissionais ou iniciantes. Os temas que podem ser trabalhados são inúmeros, desde retratos, auto-retratos, natureza morta e paisagens.
Arte Abstrata da Pintura
A pintura abstrata é uma forma de expressão artística que apresenta imagens que não se relacionam com a realidade, ao contrário do figurativismo. Estas imagens são impossíveis de serem decifradas.
Ao explorar manchas, cores, texturas e padrões, a finalidade é estabelecer uma conexão com elementos subjetivos da experiência humana.
No início do século XX, a arte abstrata ganhou força, principalmente com o pintor russo Wassily Kandinsky. Esse movimento artístico permitiu que artistas experimentassem com formas e cores, criando obras únicas.
Diferentes povos indígenas e tribais do planeta produziram desenhos e pinturas abstratas ao longo dos tempos. Esses elementos artísticos foram encontrados em muitas localidades.
Tatuagem e Body Art
Desde os primórdios da humanidade, a pintura corporal tem sido usada para expressar a individualidade. Ela é uma forma de arte em que o próprio corpo é utilizado como mídia, de modo a transmitir símbolos, padrões, cores e imagens.
Ao longo dos séculos, populações indígenas, africanas e de outras regiões têm se utilizado de pigmentos para realizar intervenções artísticas em seus corpos.
As tatuagens são algo que tendem a durar para sempre, pois são pinturas feitas na pele.
A Arte da Pintura: Técnicas e Processos
Um Fresco Artístico
A técnica do afresco se foca na pintura de superfícies úmidas, normalmente feitas a partir de gesso ou cal. Estes são geralmente grandes murais, onde os artistas aplicam pigmentos diluídos em água.
O afresco é assim denominado devido ao fato de a pintura ser feita diretamente na parede, aproveitando a umidade do local para o seu acabamento. O termo vem do italiano e significa "fresco".
Quando a tinta líquida é aplicada e seca, ela se funde ao revestimento, formando assim uma superfície contínua.
Usando Têmpera para Criar Belas Obras de Arte
A técnica tradicional para preparar tinta envolve o uso de ovos como aglutinante. Esta é uma alternativa muito usada para pintura mural que possui rápida secagem.
A técnica de têmpera foi usada há muito tempo para produzir cores brilhantes e sólidas. No entanto, foi substituída mais tarde pela tinta a óleo, que é muito mais moderna.
Pintando com Tinta a Óleo
Ainda hoje, as pinturas feitas com tinta a óleo são as mais tradicionais. Estas obras de arte possuem pigmentos aplicados com base em óleo, que dão vida a cores vibrantes e profundas.
O artista pode trabalhar com as cores puras ou misturadas com óleo de linhaça. Geralmente são usados pincéis de diferentes espessuras e espátulas para aplicar as tintas.
Os artistas profissionais normalmente optam pela tinta a óleo para suas obras.
A Arte da Aquarela
A aquarela é um tipo de arte cujo pigmento é misturado com água. A consistência da tinta é fluida, o que requer grande destreza do artista para manuseá-la, pois muitas vezes escapa ao controle.
A gramatura ideal e a textura adequada do suporte são essenciais para o uso do papel.