5 Cantoras Brasileiras Atuais Que Inspiram Com Suas Músicas


Escrito por Sónia Cunha

A música brasileira não é mais apenas um gênero com ritmo e animação, mas também vem sendo transportadora de ideias positivas como superação, representatividade e empoderamento, levadas às nossas vidas através de grandes cantoras.

Descubra 5 músicas inspiradoras de cantoras brasileiras atuais e sinta-se melhor a cada dia!

Eu Sou Dona de Mim - IZA

Em 2018, a música Dona de Mim foi lançada para conectar-se com o tema do crescimento individual. Na letra, IZA reflete sobre o medo que sentia no passado em se expressar e exercer sua voz. Mas, hoje ela deixou de lado essas limitações e não teme mais falar o que pensa, incentivando outras mulheres a fazer o mesmo.

Sempre fiquei quieta, agora vou falar

Se você tem boca, aprende a usar

Com uma certeza absoluta das suas habilidades, ela persiste sempre, mesmo em momentos de tristeza. Seu indomável espírito não desiste diante dos desafios, pois sabe que é capaz de enfrentar sozinha os problemas com fé e determinação. Ela acredita que foi criada para ser independente e dona de si, afinal, na verdade, Deus sabia exatamente o quanto ela era forte.

Me perdi pelo caminho

Mas não paro, não

Já chorei mares e rios

Mas não afogo, não

Sempre dou o meu jeitinho

É bruto, mas é com carinho

Porque Deus me fez assim

Dona de mim

Com uma firme fé em Deus e em si mesma, a caminho do sucesso ela está pronta para lutar: "um dia eu chego lá". A música nos motiva a nos mantermos fiéis aos nossos instintos, ignorando os julgamentos alheios.

Já não me importa a sua opinião

O seu conceito não altera minha visão

Foi tanto sim, que agora digo não

A IZA nos recorda que devemos optar por escolhas que correspondam a nossos desejos, ao invés de seguirmos tendo em vista o que as outras pessoas pensam.

Para alcançarmos sucesso, precisamos acreditar em nós mesmos e tomar decisões independentes. É vital que nos mantenhamos longe de qualquer coisa que possa nos prejudicar.

Quero saber só do que me faz bem.

Artigos semelhantes

Delicioso Bolo de Rolo da Duda Beat

Em 2018, Duda Beat lançou seu primeiro álbum, Sinto Muito, que apresenta a mistura da música popular com influências regionais nordestinas. Seu primeiro hit, Bolo de Rolo, aborda o tema da separação com leveza e alegria.

Eu não vou buscar a felicidade em mais ninguém

Porque cansei, meu amor

Dessa procura por um nada

Que só está aqui na cabeça

O título, que contém a palavra "rolo", nos mostra logo de cara que o relacionamento será instável e sem definições. Nos primeiros versos, a nossa atenção é direcionada para a importância do desapego, e para a necessidade de nos mantermos autossuficientes e conseguirmos estar bem sozinhos.

A cantora recorda os bons conselhos da mãe, sabedoria feminina que lhe ensinou a não desesperar quando as expectativas amorosas não são satisfeitas. Ela sabe que no amor nem tudo vale.

E minha mãe me ensinou

Que se é pra brincar de amor

Não pode ser desesperada

Ao perceber que a sua integridade e autoestima são fundamentais, ela toma a decisão de seguir em frente e se libertar. O afastamento permitiu que ela refletisse sobre o relacionamento e se perguntasse se realmente o conhecia. Esta experiência também proporcionou a oportunidade de se questionar sobre as projeções, ilusões e expectativas que colocamos nos outros.

Bolo de Rolo nos inspira a encarar a vida de frente e a levar com um sentimento de amor-próprio acima de tudo.

Uma Colaboração Entre Decote, Preta Gil e Pabllo Vittar

Decote tem uma energia contagiante. É uma música sobre conquistar a liberdade e a felicidade. As cantoras dirigem-se a alguém do passado que os teria magoado, tirando sua alegria e liberdade ("você roubou o meu samba"): "ponha-se no seu lugar!".

Eu falei

Que eu era mais forte

Agora boa sorte

E me libertei

Não se importe com o meu decote

Hoje, em meio à alegria e celebração, elas festejam sua própria força e perseverança, depois de uma relação tóxica. Ao mesmo tempo, elas têm a oportunidade de refletir sobre o policiamento em torno de seus corpos femininos, o qual é associado às sensações de controle e domínio.

Você duvidava

Que eu era capaz

Estou aqui

Consegui até mais

Muitas mulheres sentem que perdem a autoestima em relacionamentos desse tipo, especialmente quando seu parceiro não confia em suas habilidades e não acredita no seu futuro.

Quando se libertam, as pessoas ficam surpresas ao ver até onde conseguem chegar e descobrem conquistas que não imaginavam possíveis. Ao olhar para trás, elas percebem que não querem mais estar com alguém que não satisfaz suas necessidades. "Você não me satisfaz" é a frase que resume o sentimento.

MC Carol, Karol Conka e o Empoderamento Feminino

MC Carol e Karol Conka cantam sobre a luta das mulheres em “100% Feminista”, uma música de 2016 que celebra as experiências das mulheres negras brasileiras. Os versos refletem suas próprias vidas e a importância da luta feminista.

Muitos testemunharam opressão e violência durante a infância, deixando-os conscientes das desigualdades existentes e da necessidade de mudança.

Mulher oprimida, sem voz, obediente

Quando eu crescer, eu vou ser diferente

Agora que se tornaram adultos, eles encontraram na música uma forma de expressar suas ideias. Utilizam esse meio para transmitir mensagens significativas de impacto social.

Várias mulheres foram "apagadas" da história brasileira, devido ao sofrimento causado pela dupla opressão às mulheres e cidadãs negras. Trata-se de uma representatividade extremamente necessária no Brasil, para que essas mulheres possam ter o devido reconhecimento por seu papel na formação do nosso país.

Represento Aqualtune, represento Carolina

Represento Dandara e Xica da Silva

Sou mulher, sou negra, meu cabelo é duro

Forte, autoritária e às vezes frágil, eu assumo

Minha fragilidade não diminui minha força

Eu que mando nessa porra, eu não vou lavar a louça

Se fala de Aqualtune, Dandara e Zeferina, elas são heroínas e guerreiras negras da época colonial que lutaram por liberdade para seu povo.

Além de Chica da Silva, outras figuras importantes destacadas são a escritora marginal Carolina Maria Jesus e a lendária cantora Elza Soares, ambas que conseguiram alcançar um alto estatuto social.

Esta lista de mulheres talentosas e corajosas toma uma postura combativa para reivindicar o poder e a história que elas herdaram. Elas estão demonstrando que estão prontas para lutar por suas prerrogativas.

Tentam nos confundir, distorcem tudo o que eu sei

Século XXI e ainda querem nos limitar com novas leis

A falta de informação enfraquece a mente

Tô no mar crescente porque eu faço diferente

Com o objetivo de serem ouvidas, as mulheres precisam agir juntas e lutar unidas. A fim de alcançar essa finalidade, foi composta uma música de denúncia, pois "o silêncio não soluciona". Para que seu grito seja poderoso, é necessário que todas se unam e atinjam suas reivindicações juntas.

Deixe-me Viver, Karol de Souza

A música Me Deixa Viver, de Karol de Souza, lançada em 2018, reflete a necessidade de aceitação corporal e diversidade. Ela instiga à reflexão sobre como nos relacionamos com nosso próprio corpo e a urgente necessidade de nos amarmos como somos.

Desafiando os padrões de beleza tradicionais, transmitimos a mensagem de que é possível ter força e poder, ignorando todas as críticas que buscam nos diminuir.

Eu tô dispensando o projeto verão

Bunda grande, eu tô bem

Celulite não é minha preocupação

Quando eu quero, ele vem

Reciprocidade é o xis da questão

Karol de Souza resiste à "lavagem cerebral" a que a mídia a submete de que existe apenas uma maneira de ser bonita. Ela sabe que a beleza engloba muitas formas e que cada mulher tem o seu próprio tipo de beleza.

Mesmo que as capas de revista ainda vendam magreza

Cada dobrinha do meu corpo

E cada linha de expressão do meu rosto

São partes fundamentais da minha beleza

Mostrando que não precisa emagrecer para ter sucesso, ela resistiu ao padrão imposto e aprendeu a se amar e a se tornar o seu próprio modelo de beleza.

Descubra a Genialidade da Cultura no Spotify

Ouça as músicas de cantoras brasileiras contemporâneas nesta lista exclusiva que criamos para você!

Sónia Cunha
Escrito por Sónia Cunha

É licenciada em História, variante História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2003) e em Conservação e Restauro pelo Instituto Politécnico de Tomar (2006). Ao longo da carreira profissional, exerceu vários cargos em diferentes áreas, como técnico superior de Conservação e Restauro, assistente a tempo parcial na UPT e professora de História do 3º ciclo e ensino secundário. A arte e as letras sempre foram a sua grande paixão.