A Bossa Nova, que popularizou a música brasileira no exterior, foi fruto do avanço industrial do Brasil nas décadas de 1950 e 1960. Esse movimento contribuiu para a divulgação de nossa cultura musical para o mundo.
Os jovens compositores estavam exaustos de ouvir a mesma música, então, eles buscavam a criação de composições novas, a fim de serem adequadas aos tempos atuais.
Vamos refletir sobre as dez melhores canções que definiram aquela geração.
1. A Menina de Ipanema
A canção que rende elogios à mulher brasileira foi traduzida para o inglês e teve sua fama expandida ao ser interpretada por Astrud Gilberto.
Olha que coisa mais linda
Mais cheia de graça
É ela, menina
Que vem e que passa
Num doce balanço
A caminho do mar
Moça do corpo dourado
Do sol de Ipanema
O seu balançado é mais que um poema
É a coisa mais linda que eu já vi passar
Ah, por que estou tão sozinho?
Ah, por que tudo é tão triste?
Ah, a beleza que existe
A beleza que não é só minha
Que também passa sozinha
Ah, se ela soubesse
Que quando ela passa
O mundo inteirinho se enche de graça
E fica mais lindo
Por causa do amor
Uma linda jovem que desperta o interesse dos compositores, sem se dar conta do poder de encantamento que tem. Ela possui a capacidade de deixar todos à sua volta hipnotizados com a sua presença.
A jovem desatenta a tudo e a todos, caminhando em direção ao mar. O eu-lírico é hipnotizado pela sua presença, vendo o mundo ao seu redor de forma transformada.
2. A Dança do Avião
A letra de Antônio Carlos Jobim, composta em 1962, retrata a visão de um amante da cidade do Rio de Janeiro, observada de cima.
Minha alma canta
Vejo o Rio de Janeiro
Estou morrendo de saudade
Rio teu mar, praias sem fim
Rio você foi feito pra mim
Cristo Redentor
Braços abertos sobre a Guanabara
Este samba é só porque
Rio eu gosto de você
A morena vai sambar
Seu corpo todo balançar
Rio de sol, de céu, de mar
Dentro de mais uns minutos
Estaremos no Galeão
Este samba é só porque
Rio eu gosto de você
A morena vai sambar
Seu corpo todo balançar
Aperte o cinto, vamos chegar
Água brilhando, olha a pista chegando
E vamos nós aterrar
O eu-lírico está situado em cima de um avião, de onde pode apreciar as belezas da cidade que tanto ama. A referência a esse local faz parte do nome "Samba do Avião".
A letra sugere que o compositor carioca está retornando de uma longa viagem e ansioso para sentir o conforto de seu lar.
O sujeito poético faz referência às maravilhas da cidade, como o Cristo Redentor, a Baía de Guanabara, o clima, as praias, a música, as mulheres e a atmosfera. Ele consegue captar tudo o que o faz sentir saudades e saudade é o que ele menciona.
3. Desafinado: Uma Canção Fora de Tom
A canção de Antônio Carlos Jobim e Newton Mendonça, feita famosa por João Gilberto, ganhou fama mesmo sendo acompanhada por uma acusação de desafinação.
Se você disser que eu desafino amor
Saiba que isto em mim provoca imensa dor
Só privilegiados tem o ouvido igual ao seu
Eu possuo apenas o que deus me deu
Se você insiste em classificar
Meu comportamento de anti-musical
Eu mesmo mentindo devo argumentar
Que isto é Bossa Nova, isto é muito natural
O que você não sabe nem sequer pressente
É que os desafinados também tem um coração
Fotografei você na minha Rolley-Flex
Revelou-se a sua enorme ingratidão
Só não poderá falar assim do meu amor
Ele é o maior que você pode encontrar
Você com a sua música esqueceu o principal
Que no peito dos desafinados
No fundo do peito
Bate calado, que no peito dos desafinados
Também bate um coração.
O eu-lírico se defende acusado de desafinar para a amada, argumentando que ela possui um ouvido extremamente sensível. Contudo, afirma que tal ato é muito comum na Bossa Nova. Esta é tão referenciada na letra que, inclusive, tem seu movimento inserido.
A máquina fotográfica Rolley-Flex, tão popular no período, é uma presença destacada na letra, conferindo-lhe um toque moderno.
4. Ineficácia da Insensatez
A canção Insensatez, composta em 1961 por Vinicius de Moraes e Tom Jobim, traz consigo um tom mais triste e lamentoso.
A Bossa Nova é um ícone que foi immortalizado na música, sendo gravada por importantes artistas como Ella Fitzgerald, Frank Sinatra e Iggy Pop, inclusive em uma versão em inglês intitulada "How Insensitive".
A insensatez que você fez
Coração mais sem cuidado
Fez chorar de dor
O seu amor
Um amor tão delicado
Ah, porque você foi fraco assim
Assim tão desalmado
Ah, meu coração quem nunca amou
Não merece ser amado
Vai meu coração ouve a razão
Usa só sinceridade
Quem semeia vento, diz a razão
Colhe sempre tempestade
Vai, meu coração pede perdão
Perdão apaixonado
Vai porque quem não
Pede perdão
Não é nunca perdoado
O desamor é a triste inspiração de um clássico da Bossa Nova. O narrador, atormentado por seu coração partido, expressa a dor deste mal de amor.
De acordo com Vinicius, quando não semeamos coisas boas, as consequências chegam rapidamente. O sujeito poético parece ter cometido um erro com a amada, e, durante a letra, é encorajado a se desculpar, na esperança de que tudo volte ao normal.
5. Onda
Tom Jobim e Vinicius de Moraes, parceria responsável pelo nascimento de Wave - primeira faixa do álbum lançado em 1967 -, contaram com o auxílio do arranjador Claus Ogerman para dar forma a essa obra-prima.
Vou te contar,
Os olhos já não podem ver
Coisas que só o coração pode entender.
Fundamental é mesmo o amor,
É impossível ser feliz sozinho.
O resto é mar,
É tudo que eu não sei contar.
São coisas lindas
Que eu tenho pra te dar.
Vem de mansinho a brisa e me diz:
É impossível ser feliz sozinho.
Da primeira vez era a cidade,
Da segunda, o cais e a eternidade.
Agora eu já sei
Da onda que se ergueu no mar,
E das estrelas que esquecemos de contar.
O amor se deixa surpreender,
Enquanto a noite vem nos envolver.
Vou te contar,
Os olhos já não podem ver
Coisas que só o coração pode entender.
Fundamental é mesmo o amor,
É impossível ser feliz sozinho.
O resto é mar,
É tudo que eu não sei contar.
São coisas lindas
Que eu tenho pra te dar.
Vem de mansinho a brisa e me diz:
É impossível ser feliz sozinho.
Da primeira vez era a cidade.
Da segunda, o cais e a eternidade.
Agora eu já sei
Da onda que se ergueu no mar,
E das estrelas que esquecemos de contar.
O amor se deixa surpreender,
Enquanto a noite vem nos envolver.
Vou te contar...
O nome da canção "Wave" não é aleatório: além de retratar o cenário da praia, a melodia apresenta a mesma cadência das ondas do mar e tem um ritmo marcante.
O sentimento amoroso costuma se desenvolver por meio de um movimento cíclico de aproximações e afastamentos, muitas vezes chamado de onda. Esta onda pode representar diversas fases deste sentimento.
A canção "Wave" é um verdadeiro hino à Bossa Nova. Ela fala sobre o encantamento do amor, a beleza de se sentir apaixonado, a intimidade com a pessoa amada e a tranquilidade e leveza da paisagem costeira, que servem como pano de fundo.
A famosa frase "É impossível ser feliz sozinho" está associada ao movimento Bossa Nova e à letra de uma música imortalizada por esse estilo musical. Entretanto, ela transcendeu esses limites, tornando-se parte da cultura popular e do imaginário coletivo.
6. Brilhando Através dos Seus Olhos
Uma peculiar canção, composta por Vinicius de Moraes e Tom Jobim, chamou-se conhecida pelas vozes de Miúcha e Tom Jobim. O casal interpretou cada parte da música, a qual não tem refrão.
Quando a luz dos olhos meus
E a luz dos olhos teus
Resolvem se encontrar
Ai, que bom que isso é, meu Deus
Que frio que me dá
O encontro desse olhar
Mas se a luz dos olhos teus
Resiste aos olhos meus
Só pra me provocar
Meu amor, juro por Deus
Me sinto incendiar
Meu amor, juro por Deus
Que a luz dos olhos meus
Já não pode esperar
Quero a luz dos olhos meus
Na luz dos olhos teus
Sem mais lararará
Pela luz dos olhos teus
Eu acho, meu amor
E só se pode achar
Que a luz dos olhos meus
Precisa se casar
Há nada comparável ao sentimento de estar apaixonado? A Pela Luz Dos Olhos Teus deseja capturar essa preciosa experiência e expressá-la em palavras, retratando o amor.
Miúcha e Tom interpretam essa música para expor os dois lados de uma relação de afeto. Na letra, assistimos às diversas nuances de uma relação amorosa: os apaixonados conseguirão resistir? Serão capazes de ficar juntos para sempre?
É importante destacar que essa música aborda não apenas o aspecto da atração física, mas também as manifestações corporais que se manifestam nos corações dos enamorados.
7. Ela é da Cidade Maravilhosa
Uma homenagem à mulher carioca, esse é o tema da canção criada em parceria entre Tom Jobim e Vinicius de Moraes.
Ela é carioca
Ela é carioca
Basta o jeitinho dela andar
Nem ninguém tem carinho assim para dar
Eu vejo na cor dos seus olhos
As noites do Rio ao luar
Vejo a mesma luz
Vejo o mesmo céu
Vejo o mesmo mar
Ela é meu amor, só me vê a mim
A mim que vivi para encontrar
Na luz do seu olhar
A paz que sonhei
Só sei que sou louco por ela
E pra mim ela é linda demais
E além do mais
Ela é carioca
Ela é carioca
A Bossa Nova nasceu no Rio de Janeiro e a mulher carioca é considerada seu ícone. A letra dessa canção é um elogio à jovem e também uma convocação para que se admire a cidade de maneira agradável.
A mulher retratada na letra de Vinicius é idealizada como alguém que possui um olhar carinhoso, uma personalidade marcante e um caminhar único. O fato de ter nascido no Rio de Janeiro só aumenta ainda mais sua encantadora beleza, a ponto de hipnotizar o eu-lírico do poema, que criou uma composição só para ela.
Veja mais
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8. Adeus à Saudade
Vinicius de Moraes e Tom Jobim se uniram para compor uma canção em 1956, que viria a se tornar um dos maiores clássicos da Bossa Nova.
A música Chega de Saudade foi um dos primeiros sucessos do movimento bossa nova, aparecendo em 1958, no álbum Canção do Amor Demais, de Elizeth Cardoso. Esta música também se tornou famosa ao ser regravada, pela primeira vez, pelo artista João Gilberto, no seu primeiro disco solo de mesmo nome.
Vai minha tristeza
E diz a ela que sem ela não pode ser
Diz-lhe numa prece
Que ela regresse
Porque eu não posso mais sofrer
Chega de saudade
A realidade é que sem ela
Não há paz
Não há beleza
É só tristeza e a melancolia
Que não sai de mim
Não sai de mim
Não sai
Mas
Se ela voltar
Se ela voltar
Que coisa linda!
Que coisa louca!
Pois há menos peixinhos a nadar no mar
Do que os beijinhos
Que eu darei na sua boca
Dentro dos meus braços, os abraços
Hão de ser milhões de abraços
Apertado assim, colado assim, calado assim,
Abraços e beijinhos e carinhos sem ter fim
Que é pra acabar com esse negócio
De viver longe mim
Não quero mais esse negócio
De você viver assim
Vamos deixar esse negócio
De você viver sem mim
Não quero mais esse negócio
De viver longe de mim.
Chega de Saudade é conhecida por seu choro melancólico e conta, com seu título enigmático, a história de um desencontro amoroso. Esta canção, que se tornou um símbolo da Bossa Nova, retrata as emoções do sujeito poético e sua angústia diante da perda.
O eu-lírico expressa uma profunda tristeza causada pela ausência da amada. Ele pede que ela volte, pois é a única que pode trazer de volta a felicidade que ele sentia antes de sua partida. A mulher é vista como a única fonte de alegria, e seu afastamento causa um sofrimento que o eu-lírico não consegue suportar.
9. As Águas de Março
Tom Jobim compôs a música Águas de Março em 1972, que logo se tornou famosa quando foi gravada em 1974 para o LP Elis & Tom, com a colaboração da cantora Elis Regina.
É pau, é pedra, é o fim do caminho
É um resto de toco, é um pouco sozinho
É um caco de vidro, é a vida, é o sol
É a noite, é a morte, é o laço, é o anzol
É peroba do campo, é o nó da madeira
Caingá candeia, é o Matita-Pereira
É madeira de vento, tombo da ribanceira
É o mistério profundo, é o queira ou não queira
É o vento ventando, é o fim da ladeira
É a viga, é o vão, festa da cumeeira
É a chuva chovendo, é conversa ribeira
Das águas de março, é o fim da canseira
É o pé, é o chão, é a marcha estradeira
Passarinho na mão, pedra de atiradeira
Com sua letra grande e detalhada (o que você leu acima é somente o início da canção), é surpreendente que uma música difícil de ser cantada tenha se tornado tão popular tão rapidamente.
Águas de Março foi reconhecido como um sucesso duradouro, tendo sido eleito, em 2001, pela Folha de SP, a melhor canção brasileira de todos os tempos, segundo uma pesquisa realizada.
A letra desta canção descreve uma sucessão de situações que deixam o intérprete (e quem está ouvindo) ofegante.
Tom contou, em entrevista, que a canção surgiu depois de um cansativo dia de trabalho no interior do Rio de Janeiro. Enquanto construía uma casa maior, no alto de um morro, ele se encontrava em sua pequena casa de férias, com a família.
A inspiração inesperada fez com que o compositor rabiscasse a letra extensa em um pedaço de papel. Águas de Março possui uma profunda carga imagética e por meio de uma enumeração quase desorganizada, cria uma narrativa sobre um determinado mês e desenha um cenário ainda em construção. Nesta letra, elementos concretos e abstratos se fundem para a composição da cena.
10. Samba em Um Acorde Só
Tom Jobim e Newton Mendonça uniram-se para criar o Samba de uma Nota Só. Esta composição foi também adaptada para o inglês, recebendo o nome de One Note Samba.
Eis aqui este sambinha
Feito numa nota só,
Outras notas vão entrar
Mas a base é uma só.
Essa outra é consequência
Do que acabo de dizer
Como sou a consequência inevitável de você.
Quanta gente existe por aí
Que fala tanto e não diz nada,
Ou quase nada.
Já me utilizei de toda escala
E no final não sobrou nada,
Não deu em nada
Curioso notar que, ao longo da carta, há a tratativa sobre o seu processo de composição. O que está escrito acima não é mais do que apenas um breve trecho.
Esta canção é metalinguística, pois se refere à própria circunstância de sua composição. Ela se volta para o seu próprio contexto, falando sobre o processo de criação.
A letra faz uma comparação entre a produção musical e a conquista amorosa. De acordo com a percepção do eu-lírico, é bastante difícil encontrar a nota e a melodia certas, mas também é impossível conter a louvação à amada.
Explorando a Bossa Nova
Durante os anos 50, a Bossa Nova se originou principalmente nos lares dos seus compositores e nos bares.
Durante esse período histórico, houve grande ebulição cultural e transformações sociais. Os jovens compositores se esforçaram para alcançar uma nova forma de compor música, mais ajustada ao cenário da época.
Em 1958, Elizeth Cardoso cantou Canção do Amor Demais, escrita por Tom Jobim e Vinicius de Moraes, com João Gilberto acompanhando no violão. Dois anos depois, em 1959, foi lançado o disco Chega de Saudade, de João Gilberto, tendo como composição novamente Tom e Vinicius. Esses dois discos marcaram o início da Bossa Nova.
Os principais protagonistas deste movimento são:
- - Antonio Carlos Jobim (1927-1994)
- - Vinicius de Moraes (1913-1980)
- - João Gilberto (1931)
- - Carlos Lyra (1933)
- - Roberto Menescal (1937)
- - Nara Leão (1942-1989)
- - Ronaldo Bôscoli (1928-1994)
- - Baden Powell (1937-2000)
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