Gaston Leroux escreveu o livro francês de ficção gótica intitulado O Fantasma da Ópera, o qual foi publicado originalmente em capítulos, entre setembro de 1909 a janeiro de 1910.
Esta obra segue a história de um gênio musical com um rosto deformado, que vive nas catacumbas de uma ópera em Paris. O protagonista sombrio agradou ao público francês, eventualmente tornando-se um sucesso mundial.
A figura do Fantasma da Ópera tem ganhado fama mundial devido às inúmeras adaptações, em especial a peça de teatro musical de 1986, dirigida por Andrew Lloyd Webber, Charles Hart e Richard Stilgoe. O musical tem se mantido firme em palco ao longo dos anos, marcando recordes de permanência e tornando-se o espetáculo mais visto da história.
Sinopse da História
Uma tragédia amorosa se desdobra nos bastidores da Ópera de Paris, onde o Fantasma assombra os corredores. Um sentimento obsessivo se inicia entre o fantasma e Christine, uma soprano órfã que foi aceita pela trupe. Noite após noite, ela escuta sua voz, que a ensina a cantar, afirmando ser o "Anjo da Música".
Quando Raoul, o novo patrono do teatro, chegou, tudo mudou. Ele tinha vivido um relacionamento de infância com a moça e, em seguida, o Fantasma ameaçou e agrediu a prima donna, Carlotta. Como resultado, ela foi substituída por Christine, que logo se tornou o centro das atenções de Raoul. Ele foi até o palco vê-la cantar e depois a convidou para sair.
Ao ver a moça, o Fantasma fica enfurecido de ciúmes. Então, a sequestra e a leva para o seu mundo subterrâneo. Lá, ele a confessa o seu amor, explicando que deseja ter a sua companhia para cantar a música que ele compõe.
Christine tenta ver o rosto do homem e arranca sua máscara, desencadeando em seu íntimo uma mistura de raiva e vergonha. O homem deixa que Christine retorne ao teatro, mas a cantora decide fugir com seu namorado. Infelizmente, ela é novamente raptada, assim como Raoul. Christine recusa se casar com o Fantasma, mas, para salvar a vida de Raoul, acaba sendo forçada a aceitar.
Quando a jovem retirou a máscara, revelando seu rosto, o Fantasma confessou que nunca havia sido beijado, nem mesmo por sua mãe. Nesse momento, as lágrimas deles se misturaram, revelando um forte sentimento de intimidade e emoção.
Após Christine partir com Raoul, Erik faz uma promessa: ela terá que retornar quando ele morrer para devolver o anel de ouro que ele lhe ofereceu. Alguns anos mais tarde, Erik morre de desgosto amoroso e Christine retorna à Ópera para enterrá-lo em um local secreto, devolvendo o anel como prometido.
Adaptação de Músicas para o Teatro
O musical de Andrew Lloyd Webber, baseado no romance de Gaston Leroux, inclui letras de Charles Hart e Richard Stilgoe. Duração de 2h30m, Sarah Brightman, Michael Crawford e Steve Barton foram os principais intérpretes da apresentação.
Muitos temas geraram um impacto marcante, principalmente "Pense em Mim," "Anjo da Música" e "Música da Escuridão".
"Pense em Mim" marca a estreia vocal de Christine aos outros membros da trupe. Quando a cantora principal sai da peça, Christine recebe sua chance para se destacar.
Ela inicia com um tímido começo, porém, acaba por chamar a atenção de todos. Seus versos parecem preverem sua despedida, que se concretiza algum tempo depois, suplicando para que ninguém se esqueça dela.
A jovem implora para que o "Anjo da Música" se revele, mas está cercado de ciúme com a chegada do Visconde Raoul à Ópera. Ela pede perdão, mas está prestes a descobrir a identidade do anjo quando vê seu reflexo no espelho.
Em "Música da Escuridão", Erik exibe seu reino subterrâneo para a soprano e implora para que ela abandone o resto do mundo e fique ao seu lado neste lugar.
O talento e o gênio de Fantasma são facilmente reconhecíveis nas composições de sua ópera, "Dom Juan Triunfante", visto que elas contrastam com as formas tradicionais nas demais canções do espetáculo. Esta constatação foi validada por diversas análises.
Em 2005, o Brasil pôde conferir o belíssimo espetáculo O Fantasma da Ópera pelo Teatro Abril de São Paulo. Desde então, esse espetáculo tornou-se um sucesso na Broadway, atingindo a marca de 10 mil sessões no ano de 2012 – tornando-se assim o espetáculo com maior duração de exibição.
Protagonistas Principais
O Fantasma da Ópera é a figura principal da história. Nascido deformado, foi rejeitado por seus pais e se escondeu nos porões da Ópera. Lá, descobriu uma paixão pela música e também a jovem Christine. Apaixonado, resolveu sequestrá-la para poder ficar com ela, mas acabou libertando-a.
Christine, filha de um violinista, foi órfã na infância e acolhida pelos funcionários da Ópera. Durante as noites, ela ouvia uma voz que lhe ensinava a cantar, alegando ser um anjo enviado para protegê-la. Enquanto alcançava sucesso como soprano, Christine reencontrava Raoul, seu primeiro amor, e acabava sofrendo com a obsessão de Erik.
Raoul, o novo patrono do teatro, reencontrou sua antiga paixão, Christine. Ao perceber que ela estava sendo controlada pelo perigoso Erik, não mediu esforços para tentar salvá-la de todos os riscos que ameaçavam o teatro.
Explorando o Musical: A Análise da Trama
Introdução
Em 1905, Raoul, já velho, compra um lote em um leilão realizado na Ópera Populaire. O lote contém artefatos antigos e relacionados ao mistério do Fantasma da Ópera.
Ao levantar o pano do lustre comprado, houve magia no ar: ele se acendeu e começou a se elevar, deixando-o no topo do palco. O cenário então mudou completamente, parecendo que os anos recuaram e o teatro voltou a seu passado glorioso.
Atos do Primeiro Ato
Em 1881, durante os ensaios, fenômenos inexplicáveis começaram a ocorrer e as pessoas no palco gritaram que o Fantasma estava presente. Isto assustou a estrela do espetáculo, Carlotta, ao ponto de ela recusar-se a prosseguir e deixar o local.
Ao sugerir que Christine, uma jovem soprano criada na Ópera, faça uma audição para ocupar um papel, Madame Giry, supervisora do balé, foi assombrada com as habilidades vocais e técnicas que ela apresentou ao cantar "Pense em Mim". Todos os presentes ficaram impressionados.
Após a sua estreia bem-sucedida, ela contou à sua amiga Meg que desde criança escutava uma voz durante a noite, a qual ela chamava de "Anjo da Música".
Naquela madrugada, Christine reencontrou Raoul, seu antigo amigo que agora era o patrono do teatro. Eles falaram sobre o falecido pai dela, e Christine contou que ele lhe enviara um anjo para cuidar dela e ensiná-la a cantar. Embora o antigo sentimento se reacendesse entre eles, Christine teve que recusar o jantar que ele lhe convidou, alegando que o seu mestre era muito exigente.
Numa cena que se tornou mundialmente famosa, o Fantasma aparece para Christine através de um espelho. Cheio de ciúmes, ele a leva pela mão até ao seu refúgio secreto. Ao cruzarem o lago subterrâneo num barco, eles começam a cantar o tema principal: "O Fantasma da Ópera".
A figura misteriosa afirma seu sentimento por aquela cantora e revela que precisa da sua voz para inspirar as suas músicas. Ela ergue a máscara e se depara com o seu rosto deformado, o que o provoca a adotar um comportamento agressivo, gritando e acertando-a. Mas logo em seguida se emociona, confessando seu sofrimento e desejo de ser aceito como todos os outros.
Após o envio de um bilhete ao diretor da Ópera, exigindo que Christine fosse a protagonista da próxima apresentação, o Fantasma ameaçou vingança caso não fosse obedecido. Enquanto Carlotta estava no palco, sua voz foi transformada no barulho de um sapo, causando impacto na audiência. De repente, o corpo de um dos funcionários do teatro, que usava de más palavras quando se referia ao Fantasma, aparece no palco, provocando pânico entre os espectadores. A seguir, uma risada maléfica ecoou pelo teatro.
A jovem, com Raoul, escapa para o telhado e compartilha o que ocorreu no esconderijo do Fantasma. No começo, ele não acreditou, mas o patrono deixou claro seu sentimento e prometeu protegê-la. Ao ouvir a conversa, o Fantasma ficou furioso, vindo ao ponto de derrubar o lustre do palco.
Acto Segundo
Durante um baile de máscaras, o Fantasma reaparece fantasiado de Morte Vermelha. Ele anuncia que escreveu uma ópera intitulada "Don Juan Triunfante" e impõe que ela seja montada imediatamente, com Christine como cantora principal.
Raoul convida a amada a colaborar com ele para armar uma emboscada destinada ao seu mestre, o Fantasma. Contudo, ela hesita em traí-lo.
Após suas investigações, o Visconde descobriu que a entidade misteriosa que estava escondida nas catacumbas da Ópera era um gênio musical dotado de poderes mágicos. Por ter o rosto desfigurado, ele havia optado por se isolar naquele recinto.
Na peça, a jovem descobre que está representando o papel do Fantasma, e ela arranca a máscara diante de todos. No mesmo instante, o corpo do ator que deveria estar no palco é encontrado nos bastidores.
O Fantasma sequestra Christine em meio à confusão. Antes, ele captura o rival da jovem. Christine é forçada a usar um vestido de noiva para o casamento anunciado, sob ameaça de que Raoul correrá perigo se ela se recusar.
A soprano proferiu palavras emocionadas ao Fantasma, afirmando que sua deformidade estava na alma, não no rosto. Em sinal de compaixão, ela depositou um beijo em seus lábios. Esse gesto desencadeou o lado humano do "monstro", que decidiu deixar os dois amantes partirem juntos.
O Fantasma da Ópera
Através do romance de Leroux e do musical criado a partir dele, existem várias formas de leitura e interpretação. Embora o Fantasma exiba um comportamento violento, egocêntrico e obsessivo, o público tem mostrado empatia e compaixão por esta figura.
A Marginalização e Exclusão Social
Apesar da sua aparência ameaçadora, a figura exibe também seu lado mais sensível, com seu coração abatido pelo fato de ter sido rejeitado pelo mundo. Mesmo sendo incrivelmente talentoso, é obrigado a viver em meio às sombras, pois a sua deformidade assusta todos que cruzam seu caminho.
Para alcançar o sucesso nas suas composições, o Fantasma precisa da voz e da beleza de Christine. Esta narrativa evidencia a discriminação de pessoas que não se enquadram nos parâmetros estabelecidos e, por causa disso, não têm a possibilidade de se destacar ou melhorar de vida.
Sentimento de Solidão e Abandono
Ao longo dos anos, o Fantasma desenvolveu uma profunda obsessão por Christine devido à sua necessidade de contato social e humano. Por meio das suas lições de canto, ele construiu um elo emocional com a jovem.
Ao concluir a relação, um gesto de Christine mostra ao Fantasma que, pela primeira vez, ele é amado e compreendido. Ao beijar o seu rosto, ela oferece a ele a validação e aceitação que procurava, permitindo-lhe, então, que partisse.
A Arte como Metáfora
Raoul é frequentemente visto como um símbolo da vida amorosa e familiar, enquanto o Fantasma seria associado à arte. A arte de Christine, o canto lírico, é retratada como seu "mestre rigoroso", ocupando todo o seu tempo e tendo o domínio total sobre sua vida.
A jovem se encontrava dividida entre três caminhos: a vida burguesa tradicional, com o desejo de casar e formar uma família; a ambição pessoal de alcançar a excelência na carreira; e o conflito interior que emergia dessas duas opções. Assim, o triângulo amoroso seria a representação desse embate entre os três lados.
Abuso em um Triângulo Amoroso
Um olhar moderno para a narrativa apresentada pelo filme de 2004 é impactante em sua constatação do abusivo relacionamento entre Christine e o Fantasma da Ópera e o Visconde de Chagny. A moça se vê presa entre as mãos de ambos, tendo de atravessar a batalha de egos que os dois estão travando.
Christine é privada da sua liberdade de escolha, pois é forçada a optar entre um homem que a sequestra e deseja que ela se case com ele, e outro que a pressiona para desistir da carreira e fugir. Como consequência, ela é compelida a abdicar da sua vocação.
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Filmes baseados em adaptações
A obra de Gaston Leroux foi retratada de diversas maneiras nas artes visuais, variando da maior fidelidade à sua narrativa original até as adaptações mais livres. O livro de Leroux, inclusive, foi transformado em uma famosa adaptação para teatro musical.
Joel Schumacher's 'The Phantom of the Opera' (2004)
Esta adaptação cinematográfica mais recente foi recebida com grande entusiasmo e é considerada como a mais fiel ao musical da Broadway, mantendo o seu enredo e as canções originais da montagem. O filme de Schumacher, que revigora o mito do Fantasma mascarado, foi extremamente bem-sucedido e foi nomeado para o Oscar e o Globo de Ouro em 2005.
Rupert Julian's 'O Fantasma da Ópera' (1925)
O protagonista, apresentado em preto e branco no filme mudo, tinha um rosto assustador que Christine rejeitou. Infelizmente, ele a raptou, porém, foi salva pela polícia.
Arthur Lubin's O Fantasma da Ópera (1943)
Nesta versão cinematográfica, o enredo foi significativamente alterado. Erik, um violinista de orquestra, se encanta por Christine, uma cantora pouco talentosa. Amorosamente, ele se oferece para pagar pelas aulas de canto dela, ainda que isso signifique a progressiva perda de seu próprio dom musical.
Despedido da música, o homem dedicou-se à composição. Infelizmente, sua obra sofreu um roubo e ao tentar recuperá-la, o seu rosto foi queimado com ácido. Escondendo-se nas catacumbas, ele desenvolveu um plano para conquistar o amor da jovem. No entanto, acabou perdendo a vida em um desabamento.
Terence Fisher's 1962 Adaptation of The Phantom of the Opera
A trama de Petrie é ambientada na cidade de Londres e lembra muito o filme de Lubin. O protagonista é um professor desamparado cuja produção significativa é roubada e seu rosto incendiado com ácido. Ele procura refúgio no Teatro da Ópera, onde se torna professor de Christine, ensinando-a a cantar. Neste filme, o Fantasma não se interessa pela soprano românticamente, deseja somente mostrar a ela seu verdadeiro potencial artístico. O sacrifício de Petrie salva Christine de ser atingida por um candelabro, quando ele morre no palco.
Brian De Palma's O Fantasma do Paraíso (1974)
O filme de Brian De Palma é uma adaptação única e incomum. Envolvendo elementos do romance de Leroux, juntamente com O Corcunda de Notre Dame de Victor Hugo e Fausto de Goethe, este filme é uma ópera rock.