Redenção na Música de Bob Marley - Redemption Song


Escrito por Sónia Cunha

A música Redemption song, criada por Bob Marley em 1979, fecha o álbum Uprising, de 1980.

A letra escrita pelo artista jamaicano veio em um momento conturbado de sua vida, logo após que Marley descobrisse a doença que o levaria cedo demais.

Escrevendo Letras

Old pirates, yes, they rob I

Sold I to the merchant ships

Minutes after they took I

From the bottomless pit

But my hand was made strong

By the hand of the Almighty

We forward in this generation

Triumphantly

Won't you help to sing

These songs of freedom?

'Cause all I ever have

Redemption songs

Redemption songs

Emancipate yourselves from mental slavery

None but ourselves can free our minds

Have no fear for atomic energy

'Cause none of them can stop the time

How long shall they kill our prophets

While we stand aside and look? Ooh

Some say it's just a part of it

We've got to fulfill the Book

Won't you help to sing

These songs of freedom?

'Cause all I ever have

Redemption songs

Redemption songs

Redemption songs

Emancipate yourselves from mental slavery

None but ourselves can free our minds

Wo! Have no fear for atomic energy

'Cause none of them-a can-a stop-a the time

How long shall they kill our prophets

While we stand aside and look?

Yes, some say it's just a part of it

We've got to fulfill the book

Won't you have to sing

These songs of freedom?

'Cause all I ever had

Redemption songs

All I ever had

Redemption songs

These songs of freedom

Songs of freedom

Explorando a Letra

"Redemption Song", a música criada pelo cantor jamaicano, é, acima de tudo, um grito de liberdade. Em vários versos, Marley faz uma celebração ao presente de ser livre e sem vínculos.

por outro, transparece a ameaça que pairava sobre as forças negativas de sua época. A música de Bob Marley foi fortemente influenciada pelo discurso do ativista jamaicano Marcus Garvey, a quem o cantor admirava profundamente. As palavras de Garvey são ricas porque abordam muitos aspectos da vida em poucas palavras. Marley utiliza a música para celebrar suas religiões e ideologias, bem como para expressar sua preocupação com os males que afligiam seu povo.

But my hand was made strong (Mas, minha mão foi fortalecida)

By the hand of the Almighty (Pela mão do Todo-Poderoso)

Marley acentuou a conexão que possuía com seus irmãos, aqueles que moravam no mesmo lugar e no mesmo período de tempo, compartilhando com ele a fé em uma entidade superior.

We forward in this generation triumphantly (Nós avançamos nessa geração triunfantemente)

No canto de redenção, o compositor reitera diversas vezes sua lealdade, seja ao Supremo que é conhecido como Todo-Poderoso, seja às crenças do livro sagrado da religião rastafari.

Redemption song é uma música bastante única: a versão original contou apenas com a voz e o violão do artista, ao invés da forma comum da época, que era tocar acompanhado de uma banda.

. Ao longo de diversas partes da canção, o compositor pede ao ouvinte que o ajude a cantar juntos.

Won't you help to sing (Ajude-me a cantar)

These songs of freedom? (Estas canções de liberdade?)

O artista começou com uma versão da letra que era bastante íntima. Entretanto, com o passar do tempo, diversos músicos se juntaram e passaram a fazer parte do seu grupo, o que resultou em novas versões da música, que agora contavam com a participação de todos.

Criação por trás das Cortinas

Quando Bob Marley descobriu o câncer que o acompanharia até o fim de sua vida, em julho de 1977, ele escreveu a canção Redemption song. O músico havia notado um machucado no dedão do seu pé direito, e, à princípio, pensou se tratar de um ferimento num jogo de futebol disputado na Inglaterra, mas na verdade era um melanoma maligno.

O câncer do qual Bob Marley sofria se espalhou rapidamente para o cérebro, o pulmão e o estômago, devido à recusa do músico de seguir as recomendações médicas de amputar o dedo doente. Infelizmente, a doença o levou embora no dia 11 de maio de 1981, em Miami, Flórida, quando ele tinha apenas 36 anos, por conta de uma metástase.

"ele sabia que estava com problemas". Marley, que escreveu Redemption song, já se encontrava num estado de depressão, pois era consciente das complicações decorrentes da doença que o afligia. De acordo com Rita Marley, a esposa do artista, "ele tinha bem presente que estava passando por dificuldades".

"ele já estava secretamente em grande dor e a lidar com a sua mortalidade, uma característica que é evidente no álbum, mas especialmente nesta canção"

Traduzindo para o Inglês

Velhos piratas, sim, eles me roubaram

Me venderam para navios mercantes

Minutos depois de eles terem me tirado

Do poço sem fundo

Mas, minha mão foi fortalecida

Pela mão do Todo-Poderoso

Nós avançamos nessa geração

Triunfantemente

Você não vai me ajudar a cantar

Estas canções de liberdade?

Pois, tudo que eu sempre tenho

Canções de redenção

Canções de redenção

Libertem-se da escravidão mental

Ninguém além de nós mesmos pode libertar nossas mentes

Não tenha medo da energia atômica

Porque nenhum deles pode parar o tempo

Até quando vão matar nossos profetas

Enquanto nós permanecemos de lado, olhando?

Alguns dizem que isso faz parte

Nós temos que cumprir o Livro

Ajude-me a cantar

Estas canções de liberdade?

Pois, tudo que eu sempre tenho

Canções de redenção

Canções de redenção

Canções de redenção

Ascensão do Álbum

Em 1980, Bob Marley gravou seu último trabalho, Uprising, juntamente com os The Wailers. Infelizmente, o disco foi lançado um ano antes de sua trágica morte.

A lista de dez faixas do álbum inclui Redemption song como a última.

Capa do álbum Uprising.

Músicas do Disco:

Adentrando-se do frio, a situação real é mais difícil que um mau baralho. Nós e eles trabalhando juntos como um trem de Zion, no paraíso do gatuno, até se esperar que sejamos amados para sempre, como a canção de redenção.

Variantes da Música

Redemption song, uma canção já regravada por vários artistas, ganhou fama ao longo dos anos. Abaixo, algumas das versões mais celebradas:

A Rainha da Música: Lauryn Hill

A História de Ashley Lilinoe

O Cantor Matisyahu

Está gostando? Leia também

A Vida e a Obra de Bob Marley

No dia 6 de fevereiro de 1945, Robert Nesta Marley veio ao mundo em Saint Ann, Jamaica. Seus pais eram bastante incomuns: sua mãe, Cedella Booker, era uma jovem negra de 18 anos, e Norval Sinclair Marley, seu pai, era um militar britânico de 50 anos. Após seu nascimento, ele passou a ser conhecido apenas por Bob Marley.

Marley tinha apenas 10 anos quando seu pai morreu, e desde então ele vinha sendo criado pela sua mãe. Em 1955, eles se mudaram para Trenchtown, uma das maiores favelas de Kingston, capital da Jamaica.

Como artista, Bob Marley foi um grande defensor do Terceiro Mundo e contribuiu para espalhar a religião rastafari e a cultura do reggae, um ritmo que não era tão conhecido anteriormente.

Usando a música como ferramenta política, o ídolo lutou incansavelmente pela libertação nacional e pelo empoderamento dos negros durante sua curta vida. Ele também acreditava na universalização dos direitos civis e na igualdade social.

O compositor acreditava firmemente que a sua arte deveria ter um alto compromisso com a realidade social. Durante uma turnê no Brasil, em uma entrevista concedida, ele expressou:

“Músicos devem ser porta-vozes para as massas oprimidas. No nosso caso, a responsabilidade é ainda maior por causa de nossas crenças religiosas. A filosofia do reggae explica tudo isso. O reggae se propagou a partir dos guetos, e tem sido sempre fiel a suas origens, trazendo ao mundo uma mensagem de revolta, protesto e luta pelos direitos humanos”.

o amor e a harmonia entre as pessoas. O amor e a harmonia entre as pessoas são elementos essenciais na filosofia de Bob Marley, um adepto do Rastafari, movimento nascido na Etiópia, que ele espalhou pelo mundo.

“Enquanto imperar a filosofia de que há uma raça inferior e outra superior o mundo estará permanentemente em guerra. É uma profecia, mas todo mundo sabe que isso é verdade."

Em 1966, o músico casou-se com Alfarita (Rita) Constantia Anderson, uma cubana, e teve onze filhos - biológicos e adotivos -, que foram reconhecidos oficialmente.

Bob e Rita.

Em dezembro de 1976, Marley, a mulher e o empresário Don Taylor foram vítimas de um ataque em Kingston. Sorte deles que não houve consequências piores.

No dia 11 de maio de 1981, o cantor, que tinha 36 anos, faleceu devido à metástase. Seu desejo foi realizado e ele foi enterrado na Jamaica, próximo à cidade onde nascera, com uma guitarra Fender Stratocaster vermelha.

Sónia Cunha
Escrito por Sónia Cunha

É licenciada em História, variante História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2003) e em Conservação e Restauro pelo Instituto Politécnico de Tomar (2006). Ao longo da carreira profissional, exerceu vários cargos em diferentes áreas, como técnico superior de Conservação e Restauro, assistente a tempo parcial na UPT e professora de História do 3º ciclo e ensino secundário. A arte e as letras sempre foram a sua grande paixão.