Can't help falling in love, música romântica imortalizada pela voz de Elvis Presley, fazia parte da trilha sonora do filme Blue Hawaii de 1961.
A canção de Elvis foi considerada a 5ª melhor música de todos os tempos pela Revista Rolling Stone e foi nomeada como a 50ª canção de casamento mais popular por Billboard Magazine.
A famosa música do rei do rock foi originada na francesa Plaisir d'amour, criada por Jean-Paul-Égide Martini em 1784. Hugo Peretti, Luigi Creatore e George David Weiss foram os compositores responsáveis pela versão moderna da música.
Ainda hoje, aquela música de amor é ouvida em todos os lugares do mundo, acalentando o coração dos amantes.
Análise da Letra
Wise men say, only fools rush in
But I can't help, falling in love with you
Shall I stay? Would it be a sin
If I can't help, falling in love with you?
Like a river flows, surely to the sea,
Darling, so it goes somethings are meant to be.
Take my hand, take my whole life too.
For I can't help, Falling in love with you
Like a river flows, surely to the sea
Darling so it goes, somethings are meant to be
Take my hand, take my whole life too.
For I can't help falling in love with you.
For I can't help falling in love with you.
O eu-lírico faz referência ao velho ditado de que os "homens espertos não se apaixonam" para destacar que, apesar disso, ele não conseguiu se manter imune ao amor. De fato, ele cedeu ao encantos de uma mulher e, acabou se rendendo aos sentimentos que ela despertou em seu coração. Por isso, ele admite que não há como escapar do afeto e que, de fato, ela já tem total domínio sobre seu coração e sua mente.
"I can't turn away" ("Eu não consigo me afastar"). Após ter identificado a paixão, o indivíduo questiona-se se deverá seguir em frente e abraçar o sentimento ou se a melhor alternativa é fugir. Ele responde à pergunta "Devo ficar?" com a frase "Não consigo sair".
Would it be a sin (Seria um pecado)
If I can't help (Se eu não consigo evitar)
Falling in love with you? (Me apaixonar por você?)
Os apaixonados conhecem bem a sensação de inevitabilidade. É como se o corpo e a mente exigissem que o caminho final seja o amor. Os pensamentos ficam obcecados e a lógica sai de cena, dando lugar a um desejo contínuo de estar perto e sentir o carinho da pessoa amada.
A paixão pela amada é percebida como algo inescapável para o sujeito da balada. É uma sina traçada, como o ciclo da natureza, que flui sem volta, como um rio caminhando para o mar. Não há como resistir a esse arrebatamento, é um destino que se cumpre de forma inescapável.
Like a river flows (Como um rio que corre)
Surely to the sea (Certamente para o mar)
Darling, so it goes (Querida, é assim)
Some things are meant to be (Algumas coisas estão destinadas a acontecer)
"Deixe-me entregar-me, para que possamos viver tudo isso juntos". O tom da letra é de entrega incondicional, de dedicação completa, do sentimento mais intenso que se pode imaginar. O que é pedido ao amado é que aceite essa entrega, para que possamos compartilhar todos os prazeres e dores desta grande aventura que é o amor.
Take my hand (Pegue minha mão)
Take my whole life too (Tome minha vida inteira também)
For I can't help (Porque eu não consigo evitar)
Falling in love with you (Me apaixonar por você)
Devido à sua abordagem única e sensível acerca do tema do amor, a música ganhou o coração de um vasto público ao redor do mundo inteiro. Ela vem sendo utilizada por casais de diversas culturas como parte de suas celebrações românticas.
Essa música, "Can't help falling in love", é famosa por ser usada como tema de pedidos de namoro e casamento e também de outras ocasiões românticas desde os anos sessenta até os dias de hoje.
Criando nos Bastidores
A trilha sonora do filme Blue Hawaii foi gravada em Hollywood, na Radio Recorders Studio, entre 21 e 23 de março de 1961.
Gravada em apenas um dia, Can't help falling in love foi inicialmente rejeitada por alguns produtores, mas Elvis persistiu e exigiu que a faixa fosse lançada.
Três grandes talentos - Hugo Peretti, Luigi Creatore e George David Weiss - criaram uma composição especialmente para o filme. Ernst Jorgensen, produtor e especialista na história de Elvis, descreveu a relação do rei do rock com a música dizendo:
A ambição e a concentração que ele colocou em uma maratona de 29 tomadas de "Can't Help Falling in Love" no último dia de gravação sugeriram a seriedade com que ele levou a linda e íntima balada. Quando ele terminou, parecia já ciente de que havia criado um clássico.
"Plaisir d'amour", de Jean-Paul-Égide Martini, foi a inspiração por trás da famosa melodia norte-americana, composta quase dois séculos antes.
A letra francesa não tem nada a ver com a versão original. Esta versão se centra em um amor que termina, uma espécie de lamento que diz "O prazer do amor dura apenas um momento / O pesar do amor dura toda a vida".
Presley nos mostra uma abordagem totalmente solar na sua composição, falando sobre o calor da paixão e de como ela não nos deixa escapar.
Veja os posts a seguir
- Redenção na Música de Bob Marley - Redemption Song
- John Legend - "All of Me"
- Heróis de David Bowie: Uma Celebração Musical
Traduzindo para o Futuro
Homens sábios dizem que só os tolos se apressam
Mas eu não consigo evitar me apaixonar por você
Eu deveria ficar? Seria um pecado
Se eu não conseguir evitar me apaixonar por você
Como um rio que corre certamente para o mar
Querida, é assim que algumas coisas estão destinadas a acontecer
Pegue minha mão, pegue minha vida inteira também
Porque eu não consigo evitar me apaixonar por você
Como um rio que corre certamente para o mar
Querida, assim algumas coisas estão destinadas a acontecer
Pegue minha mão, pegue minha vida inteira também
Porque eu não consigo evitar me apaixonar por você
Porque eu não consigo evitar me apaixonar por você
Análise do Filme Blue Hawaii
Em 1961, Norman Taurog dirigiu 'Feitiço Havaiano', adaptação de Allan Weiss e Hal Kanter.
A cena do longa metragem é embalada pela romântica música Can't help falling in love.
A canção "Can't help falling in love" tem três personagens centrais: Chad Gates (Elvis Presley), Maile Duval (Joan Blackman) e Sarah Lee Gates (Angela Lansbury). Chad é o protagonista da cena, que está namorando Maile, cuja avó é Sarah Lee.
Chad canta em homenagem à avó da namorada, pois ela está comemorando seu aniversário naquele dia. Ele deseja a ela muitas felicidades!
Músicas do Filme
Blue Hawaii foi um álbum de grande sucesso de vendas nos Estados Unidos nos anos 60. A coletânea reúne músicas gravadas especificamente para o lançamento.
O que Você Conhece Sobre Elvis Presley?
Nascido na família humilde de Tupelo (Mississippi, Estados Unidos), Elvis Aaron Presley - conhecido como Elvis Presley no meio artístico - veio ao mundo em 8 de janeiro de 1935.
A partir do seu aniversário de onze anos, Gladys presenteou-lhe com um violão, devido ao seu interesse pela música notório, que havia adquirido a partir do seu primeiro contato com a música gospel na igreja.
O cantor e ator Presley obteve fama nos anos cinquenta tanto na rádio, televisão quanto no cinema.
Em 1954, Elvis lançou seu primeiro single, intitulado That's All Right. Dois anos depois, ele estrelou seu primeiro filme, Love Me Tender. Durante sua carreira, Elvis protagonizou 31 filmes, além de 2 documentários de televisão, e conquistou três prêmios Grammy.
Com vinte e seis anos, Elvis lançou a música Can't help falling in love em 1961. Ela era muito usada pelo cantor para encerrar suas apresentações.
Em 1967, o astro do rock uniu-se a Priscilla Beaulieu em matrimônio, tendo juntos apenas uma filha, Lisa Marie. Após 6 anos de casamento, o relacionamento chegou ao fim em 1973.
No dia 16 de agosto de 1977, Presley, de apenas 42 anos, faleceu no banheiro de sua luxuosa mansão Graceland, situada em Memphis, Tennessee (EUA).
O último show de Elvis Presley foi realizado em junho de 1977 na cidade de Indianapolis, Indiana (Estados Unidos). Infelizmente, a causa da sua morte foi um ataque cardíaco possivelmente causado pela ingestão excessiva de medicamentos.
Explorando Outras Gravações
Elvis Presley. Can't help falling in love foi consagrada na voz do rei do rock, Elvis Presley, e foi regravada por diversos outros artistas.
Grupo Musical UB40
No álbum Promises and lies (1993), o grupo britânico criado nos anos setenta trouxe uma nova versão para o clássico de Elvis, com uma pegada de reggae.
A Música de Ingrid Michaelson
Em outubro de 2008, a cantora norte-americana lançou o álbum Be ok, que incluiu a nona faixa do CD, o clássico de Presley.
A Música do Pentatonix
O quinteto Pentatonix é de origem norte-americana e é famoso por seu repertório a capela. O álbum PTX, Vol. IV - Classics, lançado em 2017, conta com a icônica versão sem instrumentos de Can't help falling in love.
A Música de Andrea Bocelli
Andrea Bocelli gravou uma canção de Elvis Presley em seu décimo primeiro álbum de estúdio, Amore, lançado em 2006.
O Cantor Michael Bublé
Em fevereiro de 2006, o cantor de jazz canadense lançou seu CD intitulado With Love, que traz Can't Help Falling in Love.
A Música de Julio Iglesias
'Can't Help Falling in Love' abre o álbum Starry Night (1990) do cantor espanhol Julio Iglesias.