Explorando o Milagre na Cela 7: Uma Análise Cinematográfica


Escrito por Laura Aidar

O filme turco Milagre na Cela 7 (2019) é dirigido por Mehmet Ada Öztekin e conta com Aras Bulut Íynemli no papel principal. Baseado na produção sul-coreana de mesmo nome, a história segue Memo, papel interpretado pelo referido ator.

Esta história se passa na década de 80, na Turquia, e segue a vida de um homem com deficiência intelectual. Infelizmente, ele é acusado e preso injustamente por um crime que não cometeu: assassinato.

A pequena Ova tem uma conexão muito especial com o pai, Memo. Todos os dias, ela faz o possível para ajudar a libertá-lo, mesmo morando com sua mãe idosa. A relação entre os dois é pura e profunda.

Avaliação do Filme

No ano de seu lançamento, o drama foi um grande sucesso entre o público da Netflix, ficando no topo da plataforma e despertando muitos comentários. Esta obra é uma produção ficcional e não se baseia em acontecimentos reais.

cena do filme Milagre na cela 7

Com o intuito de emocionar os telespectadores, o filme conta uma história com recursos dramáticos como trilha sonora melancólica, câmera lenta e performances intensas.

Muitas pessoas foram capturadas pela atenção a esses elementos e se conectaram profundamente com os personagens, gerando empatia.

No entanto, ao abusar da carga dramática e oferecer soluções óbvias, o longa não agradou a alguns críticos.

Mesmo assim, a trama tem sucesso ao abordar tópicos como a desigualdade, a inocentes, a discriminação de deficientes, a inadequação do sistema prisional, a maldade e a bondade, além também do amor ilimitado entre pai e filha.

O personagem principal possui uma deficiência não muito bem definida, mas se sabe que ele tem um atraso intelectual que o coloca em um patamar interpretativo equivalente ao de uma criança de 6 anos, a mesma idade que a de sua filha.

A ambientação e a fotografia desta produção são extremamente impressionantes.

Atenção: este artigo contém spoilers. Atenção: este artigo contém informações que podem revelar detalhes importantes da história. Leia por sua conta e risco.

Está gostando? Leia também

Explicação do Final do Filme

Milagre na Cela 7 tem um desfecho que causa muitas especulações entre os espectadores. Isso porque existem algumas questões que ficam sem resposta no final da trama.

Memo foi condenado à morte, aumentando a tensão que se instalou em sua vida dentro da prisão. Apesar disso, ele conseguiu fazer amizade com seus companheiros de cela, que reconheceram sua inocência e bondade.

Então, eles se levantam e se organizam para que Ova possa visitar seu pai na prisão sem ser notada. Quando a garota chega lá, ela se depara com os outros prisioneiros, e então se vê na obrigação de fazer uma pergunta a cada um: o que o trouxe até ali?

Yusuf é conhecido por ela, e quando ela o questiona sobre o seu crime, ele não responde de maneira direta. Contudo, o senhor deixa entender que o motivo está relacionado a sua filha, afirmando que ela tem a "idade para se casar".

No final da narrativa, o homem se ofereceu como sacrifício para assegurar que Memo e Ova permanecessem juntos e que o pai não fosse separado de seu filho.

A mãe de Ova é mencionada pouco na história, e não há muitas informações sobre o relacionamento dela com Memo. No entanto, é fato que ela morreu, e isso deu origem a uma teoria de que Yusuf teria sido o avô de Ova, e responsável pela morte da mãe da personagem.

Não há nenhuma indicação na trama que sugira que o que se especula seja verdadeiro.

Laura Aidar
Escrito por Laura Aidar

É arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Possui licenciatura em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formação em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.