12 Livros de Suspense Imperdíveis para Conhecer


Escrito por Carolina Marcello

Quer sentir o suspense prendendo-o pela atenção? Então, venha conosco para descobrir alguns dos melhores livros de mistério de todos os tempos, provenientes de diferentes partes do mundo.

Se você gosta de livros que provocam tensão e aceleram o coração, estas são as nossas recomendações para você:

1. A Garota Exemplar: Uma História de 2012

Livro Garota exemplar.

O livro Garota Exemplar, escrito pela autora norte-americana Gillian Flynn (1971), atraiu grande atenção internacional após a adaptação ao cinema em 2014.

No quinto aniversário de seu casamento, Nick voltou para casa e foi surpreendido com a ausência de Amy, sua esposa. Esta história de suspense se concentra em temas como os relacionamentos e a vingança, oferecendo reviravoltas surpreendentes a cada passo.

O caso de Amy ganhou grande relevância na mídia, deixando o público com suspeitas de que ela foi morta, e o marido tornou-se o principal suspeito.

2. A Caixa de Pássaros - 2014

Caixa de Pássaros

O livro "Caixa de Pássaros" do músico norte-americano Josh Malerman teve um grande sucesso e foi adaptado para o cinema em 2018. A produção foi distribuída pela Netflix.

Malorie é protagonista de uma obra de suspense e terror psicológico. Ela, ao lado de seus dois filhos, se vê em meio a um cenário apocalíptico, onde a maior parte da população se viu atormentada após terem tido contato com algo desconhecido.

Com medo e confusão, eles se deslocam em busca de segurança. Porém, o terror é ainda maior quando não se sabe o que se está fugindo...

3. A Calada dos Inocentes (1988)

Livro O Silêncio dos Inocentes.

O livro de Thomas Harris (1940), intitulado O Silêncio dos Inocentes, foi eternizado pelo filme homônimo de 1991.

A famosa saga que tem o Dr. Hannibal Lecter, o canibal terrível, no centro da narrativa, tem o seu segundo livro.

Clarice Starling, uma agente do FBI, visitou o psicopata na segurança máxima do hospício. Ela precisa do seu auxílio para solucionar o caso de outro assassino em série.

4. O Assassinato no Expresso Oriente (1934)”

Assassinato no Expresso Oriente.

Agatha Christie (1890 — 1976), uma renomada escritora britânica, é a "Rainha do Crime" quando se trata de romances policiais. Sua fama no mundo das palavras é inquestionável.

Entre os mais de 60 trabalhos de Agatha Christie, destacamos o clássico Assassinato no Expresso Oriente. Esta obra tem assustado inúmeras gerações de leitores desde sua publicação.

Numa noite nevosa, o trem ficou parado nos trilhos. No dia seguinte, o crime de um dos passageiros foi descoberto. Esta série literária foi protagonizada pelo detetive Hercule Poirot e inspirada num caso real ocorrido nos Estados Unidos da América.

5. A Iluminação (1977)

Livro O Iluminado.

Inspirado em elementos de sua própria vida, Stephen King (1947) criou uma das obras de terror mais famosas até hoje: O Iluminado. O romance de suspense e terror psicológico retrata, entre outras coisas, o isolamento e os desafios da luta contra a dependência do álcool.

Jack, um escritor em decadência, muda-se com a família para um hotel nas montanhas, completamente isolado da sociedade. O velho edifício esconde um assustador passado e, gradualmente, Jack começa a ficar cada vez mais agressivo e descontrolado.

Essa história é parte da nossa memória coletiva, sendo imortalizada pelo filme de Stanley Kubrick, com Jack Nicholson como protagonista.

6. Você: um Retrato de 2014

Livro Você .

"You" (1976) de Caroline Kepnes, um romance de suspense, tem tido um enorme sucesso internacional, tendo sido traduzido para 19 idiomas.

Joe Goldberg, trabalhador de uma livraria, tem uma vida solitária até o momento em que Guinevere Beck, uma jovem escritora, entra na livraria em busca de um livro. A partir daí, a narrativa é contada através dos olhos do protagonista.

Assim que Joe viu aquela mulher, ficou obcecado por ela. Seu comportamento passou a ser aterrorizante, pois ele é um homem muito inteligente e manipulador, pronto a tomar qualquer atitude para conquistar a sua paixão.

7. O Vento e sua Sombra (2001)

Livro A Sombra do Vento.

Carlos Ruiz Zafón (1964), um escritor espanhol, conseguiu bater vários recordes de vendas com seu romance de suspense A Sombra do Vento. A história se desenrola na cidade de Barcelona, com a personagem principal, Daniel, um garotinho que tem que enfrentar a perda da memória da mãe, partida para sempre.

Daniel é levado a um lugar singular pela mão de seu pai. O Cemitério dos Livros Esquecidos, uma biblioteca desolada. Sente-se atraído por uma das obras que aí encontra, intitulada A Sombra do Vento.

Ele fica perplexo ao perceber que aquela pode ser a última cópia do enigmático livro, uma vez que alguém tem se empenhado em queimá-las.

8. Mulheres que os Homens Não Amavam (2005)

Os Homens que Não Amavam as Mulheres.

A série Millennium, escrita pelos autores suecos Stieg Larsson (1954—2004) e David Lagercrantz (1962), começou com o livro Os Homens que Não Amavam as Mulheres.

A protagonista desta saga é a incrível Lisbeth Salander, uma investigadora não convencional, cujos métodos são extraordinários. No primeiro livro, ela se encarrega de desvendar o mistério acerca do desaparecimento de Harriet Vanger, uma jovem herdeira na qual já há muito tempo não se tem notícias.

Desde que Harriet foi assassinada, o seu tio continua a receber uma flor no seu aniversário, como sinal de memória à antiga tradição que mantinha com a sobrinha. Em 2011, a narrativa foi adaptada para o cinema, o que lhe conferiu ainda maior popularidade.

Quer saber mais? Veja

9. Grandes Pequenas Mentiras (2014)

Pequenas Grandes Mentiras

O segundo livro da autora australiana Liane Moriarty (1966), Pequenas Grandes Mentiras, foi uma obra de grande sucesso internacional, principalmente após a sua adaptação para televisão em 2017.

As vidas tumultuosas de Madeline, Celeste e Jane se entrelaçam quando as três se conhecem no colégio de seus filhos. A amizade que elas desenvolvem é profunda e muito significativa.

Embora todas aquelas famílias pareçam aparentemente normais, cada uma delas esconde muitas mentiras e segredos sinistros. Quando um membro da Associação de Pais é encontrado morto de forma misteriosa, a verdade por trás dos personagens começa a ser revelada, revelando que ninguém é o que parece ser.

10. Matando o Tempo (1989)

Tempo de Matar

O escritor norte-americano John Grisham (1955) é extremamente popular a nível internacional, com suas obras sendo traduzidas para mais de 40 línguas.

Tempo de Matar, escrito pelo autor, foi o seu primeiro livro e uma adaptação para o cinema foi lançada em 1996. Esta narrativa de suspense e policial acompanha a história de Carl Lee Hailey. Ele tem uma filha de dez anos que é vítima de um ataque violento por parte de dois homens racistas.

Em meio à fúria, à tensão racial e a um sistema judicial corrupto, Carl opta por promover a justiça por conta própria.

11. Análise de Meninos e Lobos (2001)

Sobre Meninos e Lobos.

A obra que lançou Dennis Lehane (1966) à fama internacional foi Meninos e Lobos, adaptada para o cinema por Clint Eastwood em 2003.

Três garotos, Sean, Jimmy e Dave, provenientes de famílias de baixa renda, têm suas vidas marcadas por um terrível trauma: um dos meninos é sequestrado e sofre abusos. Esta é uma história aterradora.

Após muitos anos separados, os personagens se reencontram em meio a um novo crime. Seguindo caminhos opostos, eles voltam a se encontrar.

12. Memórias do Bosque (2007)

No Bosque da Memória.

O primeiro livro da escritora irlandesa Tana French (1973), intitulado No Bosque da Memória, foi um imenso sucesso de vendas que catapultou a autora à fama.

Dois policiais são os protagonistas deste mistério. Eles estão investigando o assassinato de Katy Devlin, uma menina de doze anos, cujo corpo foi descoberto na floresta.

Rob, um dos agentes, teve uma experiência assustadora naquela área durante a infância. Nessa ocasião, seus amigos desapareceram na floresta, deixando-o traumatizado. Ele agora enfrenta a dificuldade de lembrar do que aconteceu, a fim de desvendar o mistério.

Carolina Marcello
Escrito por Carolina Marcello

Formou-se em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e possui mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes pela mesma instituição. Durante os estudos universitários, foi co-fundadora do Grupo de Estudos Lusófonos da faculdade e uma das editoras da revista da mesma, que se dedica às literaturas de língua portuguesa.