Os filmes que possuem o poder de comover profundamente seu público são os mais marcantes.
A experiência de assistir a um filme pode ser profundamente transformadora, principalmente quando a história consegue tocar nossos sentimentos.
1. Caindo como Pétalas (2022)
A partir do romance de Uyama Keisuke, My Lover, Like Cherry Blossoms, vem a produção japonesa que conta a história de Haruto Asakura, um rapaz que não se sente satisfeito consigo mesmo, e Misaki Ariake, uma cabeleireira divertida e focada.
A intensidade do amor deles é testada quando Misaki é diagnosticada com uma doença grave. Mesmo assim, o romance entre eles se torna ainda mais forte.
Com um estilo dramático, este filme promete emocionar o público.
2. Victoria e o Mistério (2021)
Com direção de Denis Imbert, o emocionante filme baseado em uma história real, acompanha a jornada de Victoria, uma menina de oito anos que, após a trágica morte de sua mãe, vai morar com seu pai.
A menina ficou muito abalada e, ao entrar na floresta, estabeleceu uma profunda conexão com um cão. Quando o pai dela viu, descobriu que se tratava, na realidade, de um filhote de lobo. Ela acabou por adotar a pequena criatura.
Mistério desempenha um papel fundamental na recuperação da garota da perda de sua mãe. Ele se tornou parte integrante do processo de luto da jovem, proporcionando-lhe alívio e consolo.
3. Tomy's Notebook (2020)
Dirigido pelo argentino Carlos Sorin, O caderno de Tomy é baseado em uma história real.
Maria está enfrentando uma batalha contra um câncer agressivo e terminal. Tomy, seu pequeno filho, não possui a compreensão do que está ocorrendo.
Com o intuito de se tornar uma fonte de orientação para o seu filho, Maria decidiu registrar algumas notas em um caderno, que ele lerá quando crescer.
A morte é inevitável e, com ela, vêm as despedidas dolorosas. Ainda assim, é possível encarar o fim da vida de forma digna e com coragem. Esta é uma história difícil de se contar.
4. Experiências de Paternidade em 2021
Dirigido por Paul Weitz, esta produção nos faz acompanhar a tristeza de um pai ao ter que criar sozinho sua filha, após a morte de sua esposa vinda logo após o parto.
O longa tem um toque de comédia que promete arrancar risos e lágrimas do público.
5. Adú: Uma Jornada Cinematográfica de 2020
Salvador Calvo - Diretor
O lugar chamado Adú, em Melilla, território africano governado pela Espanha, é o cenário de uma produção de 2020 de origem espanhola.
Mateo é um guarda cujo papel é proteger a cerca de arame, mantendo pessoas de outros países fora do local. Ele tem a missão de assegurar que a fronteira seja segura.
A história se passa também no Senegal, onde as pessoas lutam para proteger os elefantes contra a extinção.
Um filme de tirar o fôlego que aborda a questão da imigração, da carência de possibilidades e da inequidade na África.
6. O Sol (2019)
Chung Mong-hong na Direção
Esta é uma longa-metragem taiwanesa de 2019 que tem recebido críticas elogiosas e tem sido comparada ao aclamado Parasita.
Acompanhamos a vida de uma família composta pelo pai, mãe e seus dois filhos, explorando o drama que acontece em seu interior.
Cada personagem tem seu próprio caráter distinto, permitindo que muitos problemas pessoais e sociais sejam abordados.
7. O Impacto de Machuca (2004)
Machuca, o filme dirigido por Andrés Wood, oferece uma emocionante reflexão sobre a ditadura chilena.
Ambientado em 1973, Gonzalo Infante e Pedro Machuca devem enfrentar a grande diferença de classes sociais que os separa. Apesar disso, a história explora a amizade que os une.
A crueldade da realidade vivida no Chile após o golpe que levou o ditador Pinochet ao poder, após o sofrimento de Salvador Allende, é inegável.
8. Descobrindo o Vento: A História do Menino (2019)
Chiwetel Ejiofor como Diretor
Baseado em uma história real, O menino que descobriu o vento retrata a jornada de William Kamkwamba para melhorar a vida da sua comunidade no Malawi (África).
A inteligência do garoto o motivou a buscar conhecimento, a fim de ajudar seu vilarejo. Estudando livros de ciência, ele teve a ideia de construir uma turbina eólica, permitindo a irrigação das plantações. Assim, o garoto foi capaz de ajudar seu local de origem.
Esta história conta a emocionante trajetória de sucesso pessoal, mas, sobretudo, de perseverança na luta pelo bem-estar dos outros.
9. Fragmentos de uma Mulher (2020)
Kornél Mundruczó como Diretor
Pices of a Woman apresenta em sua trama uma mistura de drama e emoção, lidando com a dor de uma mulher perdendo seu bebê em um parto domiciliar. A jornada de tristeza e frustração é retratada de maneira sensível, provocando profundas reflexões sobre o assunto.
A história trata de um tema delicado, que pode ser especialmente doloroso para mulheres que presenciaram situações semelhantes. Se assistir a este filme for um gatilho para você, recomendamos que escolha outro da nossa seleção.
Vanessa Kirby foi brilhantemente interpretada na produção, recebendo um prêmio de melhor atriz no Festival de Cinema de Veneza.
10. A Vida e a Morte de Marsha P
David France - Diretor
“Marsha P. Johnson: uma história de luta e resistência” é um documentário emocionante sobre a importante ativista trans. Ela foi uma mulher negra que viveu no gueto de Nova York, dedicando sua vida em prol da valorização da população LGBTQ+. Johnson se tornou uma ícone de liberdade e esperança para muitos.
Em 1992, sua morte foi objeto de discussão, sendo julgada como suicídio. Entretanto, como mostra o documentário, há fortes indícios de que se tratou de um assassinato.
Assistir a um filme é uma forma de dar voz ao sofrimento da população oprimida. Por meio dele, podemos compreender o peso que essas pessoas são forçadas a carregar para conseguir se manter vivas.
11. Uma História de Casamento (2019)
Noah Baumbach - Diretor
História de um casamento é um filme que não pode passar despercebido. Conta a separação de Nicole e Charlie, que vivem um drama de amor e ódio.
Depois de um relacionamento prolongado, Henry veio ao mundo. No entanto, quando o casal notou que a vida em comum não estava mais saudável, optaram por se divorciar.
Foi um momento difícil, cheio de sentimentos contraditórios. A sabedoria é necessária para seguir em frente e criar o filho da melhor maneira possível.
Ao assistir ao filme, as pessoas são capazes de se colocar no lugar dos personagens e sentirem as suas emoções, uma vez que muitos já experimentaram o mesmo tipo de dor de perder alguém amado. A tristeza é palpável e a emoção que se desprende é inegável.
A produção foi indicada a várias categorias no Oscar e conquistou o prêmio de melhor atriz coadjuvante.
Artigos relacionados