9 Incríveis Filmes para Ver na Globoplay em 2022


Escrito por Carolina Marcello

Desde 2020, a Globoplay tem sido um sucesso como plataforma de streaming nacional.

Ao investir em filmes cada vez mais reconhecidos, o serviço oferece inúmeras oportunidades incríveis para assistir a produções aclamadas tanto por quem as vê como por quem as avalia. Não perca essa chance!

1. Filme 'Marighella' (2021)

A vida de Carlos Marighella, nascido na Bahia e ativista e revolucionário, é retratada no primeiro filme dirigido e roteirizado por Wagner Moura: Marighella. O longa mostra a trajetória dos últimos anos de Marighella na luta contra a ditadura militar brasileira, onde ele se destacou por seu forte entusiasmo.

A obra de Mário Magalhães, Marighella – O Guerreiro que incendiou o mundo, serve de inspiração para a produção que retrata a luta por justiça de um grupo de guerrilheiros liderados por Marighella no último período dos anos 60. Além disso, mostra os momentos que antecederam a execução de Marighella.

Apesar dos problemas e atrasos enfrentados durante o lançamento, o filme foi bem recebido pela crítica, e foi indicado a 17 prêmios no 21º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.

2. Uma Rodada Mais de Druk (2020)

O filme dinamarquês dirigido por Thomas Vinterberg gerou elogios logo ao ser lançado em 2020.

Um grupo de professores e amigos se une para testar uma teoria: que mantendo um nível específico de álcool no sangue, eles serão capazes de lidar melhor com problemas em suas vidas. O enredo trata o tema do alcoolismo de forma questionadora, sem ser moralista.

Mads Mikkelsen, indicado ao Oscar de melhor ator, é o protagonista desta história que foi premiada como Melhor Filme Internacional no Oscar 2021. A aclamação foi confirmada pelas altas avaliações no site Rotten Tomatoes, com 92% de aprovação.

3. Onde Vais, Aida? (2020)

O longa-metragem da cineasta Jasmila Žbanic traz à tona a guerra na Bósnia, que ocorreu nos anos 90.

O drama da personagem Aida é mostrado no filme, realizado em conjunto por 9 países. Ela é uma tradutora da ONU que luta por sua família após a invasão da cidade de Srebrenica pelo Exército Sérvio-Bósnio.

O filme foi amplamente elogiado pela crítica, obtendo em Rotten Tomatoes uma aprovação de 100% e sendo indicado a melhor longa-metragem internacional no Oscar. Além disso, foi premiado com inúmeros outros prêmios de destaque.

4. Filme 'Bacurau' (2019)

Bacurau, produzido pelos cineastas Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, é um dos grandes sucessos do cinema brasileiro nos últimos anos.

Os habitantes da cidade fictícia descobrem que algo sinistro está prestes a acontecer. Diante desse perigo, é necessário que eles se unam para enfrentar a ameaça e evitar que a cidade desapareça no mapa.

Com uma mistura de elementos de drama, fantasia, sci-fi, faroeste e suspense, este filme foi aclamado por diversos festivais reconhecidos. É uma obra que certamente deve ser vista!

5. Filme 'Parasita' (2019)

A chegada de Parasita, de Bong Joon Ho, aos cinemas trouxe à indústria do cinema sul-coreano uma grande projeção em 2019. O longa-metragem conquistou o público com uma trama repleta de suspense, ação, drama e um toque de bom-humor.

A família Ki-taek é mostrada como um claro exemplo das contrastes e desigualdades da Coreia do Sul. Vivendo em um porão sujo e em condições precárias, a narrativa acompanha o seu dia-a-dia.

O filho conseguiu um trabalho como professor particular para uma família rica, e começou a inserir os outros membros da família nos trabalhos paralelos na casa. Todos eles sentiram a crescente tensão nas relações, que só foi piorando quando as mentiras começaram a se estabelecer.

O filme foi recebido com aclamações de elogios e levou para casa o Oscar de Melhor Filme em 2020.

6. Coringa (Filme de 2019)

O longa Coringa, dirigido pelo cineasta norte-americano Todd Phillips, foi um dos sucessos de 2019. A trama deste filme conta como aconteceu o surgimento do icônico vilão Batman.

Com problemas psiquiátricos, Joaquin Phoenix interpreta Arthur Fleck, um homem que trabalha como palhaço. Após ser despedido e humilhado, Arthur tem uma crise e passa a praticar crimes. Seu desejo de vingança aumenta cada vez mais, tornando-se uma pessoa extremamente perigosa.

Joaquin Phoenix foi muito aplaudido por sua performance no filme que lhe rendeu o prêmio de melhor ator no Oscar 2020, bem como no Globo de Ouro e no BAFTA.

7. Daniel Blake: Uma História (2016)

A produção britânica Eu, Daniel Blake foi exibida nos cinemas em 2016, sob direção de Ken Loach. O filme contou com Dave Johns como protagonista, dando vida ao personagem Daniel Blake.

Blake tem 59 anos e sofre com problemas de saúde que o incapacitam para seguir trabalhando. Entretanto, mesmo após receber orientações médicas, ele ainda não consegue se liberar do emprego. Dessa forma, precisa buscar um subsídio do governo para cuidar da saúde.

O longa-metragem foi premiado com a Palma de Ouro no Festival de Cannes, bem como o BAFTA. Ele também tocou o coração de públicos em todos os cantos do mundo.

8. A Chegada de 2016

A obra de Denis Villeneuve traz uma complexa situação onde seres de outro planeta chegam à Terra em grandes naves e tentam estabelecer contato, unindo elementos de ficção científica, drama e suspense.

A Dra. Louise Banks, uma famosa linguista, é chamada para descobrir a língua dos seres extraterrestres. Isso implica no grande desafio de salvar sua própria vida, além de mudar o destino da humanidade para sempre.

O filme foi reconhecido na premiação Oscar com oito indicações e conquistou inúmeros prêmios, recebendo elogios tanto do público quanto da crítica.

9. A Que Horas Ela Voltará? (2014)

Regina Casé é a figura central desse grande filme de Anna Muylaert, lançado em 2014.

O filme Que horas ela volta?, premiado e exibido em vários festivais ao redor do mundo, como o Festival de Sundance, o Festival de Berlim e o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, mostra a complexidade das relações entre empregadores e empregadas domésticas no Brasil.

Val, uma mulher oriunda do Nordeste, divide seu tempo entre trabalho e moradia na casa de seus patrões. Um dia, recebe a visita de sua filha, que não vê há anos. A presença da jovem desencadeia uma série de contradições e desigualdades que permeiam essa relação.

Conteúdo similar

Carolina Marcello
Escrito por Carolina Marcello

Formou-se em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e possui mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes pela mesma instituição. Durante os estudos universitários, foi co-fundadora do Grupo de Estudos Lusófonos da faculdade e uma das editoras da revista da mesma, que se dedica às literaturas de língua portuguesa.