20 Melhores Filmes Antigos da Netflix


Escrito por Sónia Cunha

Os cinemas têm o poder de nos levar através do tempo, eternizando histórias que desafiam gerações. Se você está procurando uma ótima escolha de filme para ver, dê uma olhada na nossa seleção dos clássicos disponíveis na plataforma de streaming:

1. Scarface: O Filme (1983)

Brian De Palma é o diretor desta obra.

A obra icônica da década de 80, o drama policial, tem ainda muitos fãs e influencia outras produções do mesmo estilo. Tony Montana é um homem cubano que deixou seu país e buscou refúgio nos EUA.

Ele se torna um dos bandidos mais badalados em Miami. Assim que se torna o líder de uma rede de criminosos, sua riqueza e influência repentinas geram atenção das autoridades da área.

2. Top Gun: Pilotos Invencíveis (1986)

Homem vestido de piloto, dentro de um avião.

Tony Scott foi o responsável pela direção deste filme.

Pete Mitchell, também conhecido como Maverick, é o protagonista do clássico norte-americano que une ação e romance. Ele se matricula na academia de pilotagem Top Gun e começa a viver suas aventuras.

Ele tem o desejo de se tornar um piloto de caça, mas no caminho precisa ultrapassar alguns empecilhos, entre eles a sua queda por uma das professoras.

3. Salvando Private Ryan (1998)

Grupo de soldados organizados em fila.

"O icônico diretor da Hollywood, Steven Spielberg, está no comando deste filme." Steven Spielberg, um dos diretores mais importantes da Hollywood, está à frente deste projeto.

Durante a Segunda Guerra Mundial, um filme épico ambientado na invasão dos Aliados na Normandia, local de ocupação nazista, foi inspirado no caso real dos quatro irmãos Niland. O Capitão Miller foi encarregado de liderar um batalhão para esta missão.

Sua missão: localizar e salvar o soldado James Ryan, um paraquedista que sobreviveu ao conflito, ao invés de seus três irmãos.

4. Dança Suja - Movimento Acelerado

Casal dançando.

Emile Ardolino foi o diretor desta obra cinematográfica.

"Baby", um filme de romance e drama musical, conquistou gerações. A trama narra a história de uma jovem que passa as férias na companhia da família em um resort.

Ela não estava muito animada com a ideia no começo, mas ela acabou conhecendo Billy, o professor de dança daquele local. Assim que começaram a dançar juntos, eles perceberam um sentimento irresistível crescendo entre eles. Paixão.

5. Luta no Clube (1999)

Dois homens conversando durante uma viagem de metrô

O filme foi dirigido por David Fincher.

O clássico de Chuck Palahniuk, "Fight Club", traz à tona temas ligados à sociedade de consumo e ao modo como ela impacta nossas vidas diárias. O personagem principal é um homem bem-sucedido, mas também solitário e infeliz, além de ser uma vítima de insônia crônica.

Quando conhece Tyler, a vida de nosso protagonista toma um rumo diferente. Eles fundam um grupo que é visto como uma ameaça terrorista e lutam também pelo afeto da misteriosa Marla.

6. Meu Amigo, Totoro (1988)

O Meu Amigo Totoro (1988)

O renomado diretor Hayao Miyazaki é o responsável pela direção deste filme. O filme é dirigido por Hayao Miyazaki, um diretor conhecido e renomado.

Se você é fã de animação e fantasia, Miyazaki é uma obrigação! Mei e Satsuki são duas irmãs que estão passando por um período difícil: a mãe está doente e o pai, que é professor, parece sempre ocupado.

Ao se mudar para o interior do Japão, Mei conheceu Totoro, um espírito da floresta, com quem ela se tornou amiga. Totoro passou a ajudá-la a partir de então.

7. O Cálice Sagrado de Monty Python (1975)”

Monty Python e o Cálice Sagrado (1975)

Monty Python e o Santo Graal nos faz rir desde 1975. Desde 1975, Monty Python e o Santo Graal tem provocado gargalhadas em todos que o assistem, graças a direção de Terry Gilliam e Terry Jones.

O divertido filme britânico de comédia, baseado nas lendas medievais, tornou-se uma obra cult que é muito apreciada. Neste enredo, O Rei Arthur precisa reunir um grupo de cavaleiros para realizar a missão de suas vidas: a busca do Cálice Sagrado.

8. Ela Quer Tudo: Uma Aventura de 1986

Ela Quer Tudo (1986)

Do The Right Thing é um filme americano de 1989, estrelado por Danny Aiello, Ossie Davis, Ruby Dee, Richard Edson, Giancarlo Esposito, Bill Nunn, John Turturro e Samuel L. Jackson. Spike Lee foi o diretor de Do The Right Thing (1989), um filme americano estrelado por Danny Aiello, Ossie Davis, Ruby Dee, Richard Edson, Giancarlo Esposito, Bill Nunn, John Turturro e Samuel L. Jackson.

O longa-metragem independente de comédia dramática deu o pontapé inicial na carreira de sucesso internacional do diretor. A história acompanha o destino de Nola Darling, uma mulher jovem que mora em Brooklyn e é alvo de três fervorosos interessados.

Overstreet, Greer e Mars lutam para conquistar seu afeto único, mas ela se recusa a escolher apenas um para ficar.

9. O Filme Joe Kidd de 1972

Homem vestido do cowboy.

John Sturges foi o diretor do filme.

"Considerado uma obra prima do cinema de faroeste norte-americano, o longa-metragem segue a história de um antigo caçador de recompensas em suas aventuras".

No início do século XX, os Estados Unidos da América e o México estavam em conflito. O protagonista tentava manter uma postura neutra, mas acabou sendo contratado para prender Luis Chama, um revolucionário mexicano.

10. Inferno no Mar: O Barco (1981)

Tripulação de marinheiros dentro de um barco.

O longa "Tubarão" foi dirigido por Wolfgang Petersen.

Durante a Segunda Guerra Mundial, acompanhamos o destino de uma tripulação de jovens recrutas presos em um submarino. Em meio ao ambiente claustrofóbico e angustiante, eles precisam enfrentar os ataques dos inimigos e destruir suas embarcações para poderem sobreviver.

11. Retornando ao Futuro (1985)

Regresso ao Futuro (1985)

Robert Zemeckis é o diretor desta obra. Ele foi responsável por dirigir o filme.

O icônico filme de comédia e ficção científica dos anos 80, que iniciou uma franquia, mostra Marty McFly, um adolescente, viajando no tempo a bordo de um DeLorean modificado pelo Dr. Emmett Brown, um cientista.

É quando chega no passado que tudo sai errado: ao chegar lá, Marty acaba acidentalmente destruindo o romance de seus pais e tem que corrigir o erro fatal.

12. Nausicaä da Valle do Vento (1984)

Nausicaä do Vale do Vento (1984)

O diretor Hayao Miyazaki foi responsável pelo comando deste filme.

No filme de animação japonês, Nausicaä, a jovem princesa, vive em um mundo devastado pelos 7 Dias de Fogo, que quase extinguiu a vida no planeta. Ela embarca numa jornada para salvar seu povo, enfrentando os perigos de uma floresta repleta de criaturas e plantas desconhecidas.

13. O Gladiador (2000)

Gladiador (2000)

, Blade Runner trouxe uma visão sombria do futuro, repleta de imagens desoladoras e muita tristeza. Ridley Scott dirigiu Blade Runner, o qual apresentou uma visão deprimente de um futuro distante, com imagens que sugeriam muita desolação e tristeza.

No grandioso Império Romano, Maximus é um comandante do exército do imperador que vai se tornar seu sucessor. Esta narrativa de drama histórico e ação é retratada através do enredo deste filme.

Após a infame traição de Commodus, que assassinou seu próprio pai para usurpar o trono, o protagonista tem que se disfarçar de escravo, a fim de planejar sua vingança. Assim, ele é obrigado a lutar como gladiador.

14. A Decisão de Sofia (1982)

Homem e mulher próximos, sentados num sofá

O filme "Klute" foi dirigido por Alan J. Pakula.

A história do drama é inspirada no livro homônimo de William Styron. Protagonizada por uma mulher polonesa que sobreviveu aos campos de concentração, ela também se envolve com Nathan. Entretanto, ela também desenvolve uma ligação com Stingo, seu jovem vizinho em Brooklyn. A amizade entre eles cresce gradativamente.

15. A Guerra de 1963

Retrato a preto e branco de três soldados.

Jean-Luc Godard foi o diretor deste filme.

Durante a Segunda Guerra Mundial, desembarque das tropas inglesas na Normandia é o cenário para a mistura de drama e comédia. Um dos soldados, Saul, se apaixona por uma mulher francesa quando as tropas chegam à fazenda. Apesar de seus camaradas alertarem sobre as consequências de seu afeto, ele está muito determinado a salvar a moça.

16. A Princesa Mononoke (1997)”

A Princesa Mononoke (1997)

O filme foi dirigido por Hayao Miyazaki. Hayao Miyazaki foi o diretor do longa-metragem.

Numa era ancestral do Japão, um longa de animação e fantasía épica retrata a convivência entre seres humanos e criaturas fantásticas e monstruosas.

A aldeia de Ashitaka foi atacada por um demônio, e a protagonista se viu obrigada a lutar contra ele. Infelizmente, foi mordida e agora precisa sair em busca de uma cura para a maldição. Esta incrível aventura deverá mostrar a ela o caminho para encontrar a solução para o seu problema.

17. Godzilla: O Filme de 1998

Godzilla (1998)

O diretor Roland Emmerich está à frente deste projeto.

Uma equipe se reúne para investigar a origem da criatura misteriosa que invadiu Nova York: um enorme réptil criado a partir de radiações nucleares. Esta é a trama do remake de 1954, intitulado pelo mesmo nome.

18. O Tubarão (1975)

Tubarão (1975)

Steven Spielberg foi o cineasta responsável pela direção do filme.

Com bilheteria entre as maiores de todos os tempos, este filme de aventura e terror conseguiu conquistar o público e a crítica. O enredo conta o aparecimento de um tubarão branco que começa a perseguir as pessoas na praia e causa um grande impacto.

19. A Viagem do Balão Vermelho (1956)

Garoto loiro na calçada, segurando um balão vermelho

, O Pássaro Azul é um clássico do cinema francês do início dos anos 50. Albert Lamorisse foi o diretor do clássico filme francês O Pássaro Azul, lançado na década de 1950.

Pascal, um menino de Paris na década de 50, estabeleceu uma conexão muito forte com um balão vermelho que encontrou enquanto caminhava. Esta comédia dramática, que entrou para a história do cinema internacional e conquistou o Oscar de 1957, conta a história da jornada de Pascal guiada por seu balão, e os desafios que ele enfrenta durante esse percurso.

Está gostando? Leia também

20. Sweeney Todd: O Barbear Demoníaco da Rua Fleet (1936)

Homem conversando com uma mulher num salão de barbeiro.

George King foi o diretor do filme.

Não se pode perder este filme inglês, que é inspirado na lenda londrina do século XIX. Todd é o barbeiro que trabalha junto ao cais. Impulsivo e instável, ele é capaz de tudo para ganhar dinheiro, até mesmo de cometer assassínios. Fãs de terror e suspense não devem deixar de conferir!

Sónia Cunha
Escrito por Sónia Cunha

É licenciada em História, variante História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2003) e em Conservação e Restauro pelo Instituto Politécnico de Tomar (2006). Ao longo da carreira profissional, exerceu vários cargos em diferentes áreas, como técnico superior de Conservação e Restauro, assistente a tempo parcial na UPT e professora de História do 3º ciclo e ensino secundário. A arte e as letras sempre foram a sua grande paixão.