Victor Hugo publicou a obra-prima Les Misérables em 1862 e, desde então, se tornou um clássico que transcendeu as páginas do livro. O texto foi adaptado diversas vezes para o cinema e o teatro, tornando-se um sucesso ao longo dos anos.
Uma Análise do Livro
Na França durante o século XIX, Jean Valjean, um jovem homem comum, se viu forçado a sustentar sua família faminta e, como resultado, roubou um pão da vitrine de uma padaria. Por este ato, foi condenado a cinco anos de prisão por furto e arrombamento. Os cenários envolvidos nesta história são descritos com profusão de detalhes.
Jean foi órfão de pai e de mãe quando ainda era criança. Como consequência, a carga de criar a família recaiu sobre uma irmã mais velha que já tinha sete filhos. Quando ela se tornou viúva, Jean passou a ser o único responsável pela família.
Valjean foi condenado a trabalhos forçados por dezenove anos devido ao seu notável histórico de mau comportamento e às suas tentativas de escapar da prisão.
Jean é recebido com medo e desconfiança ao sair da prisão. Ninguém quer acolher o homem devido ao seu passado conturbado. Ele é repelido em várias hospedarias e rejeitado ao tocar a campainha nas casas particulares. Por fim, sua sorte muda quando é acolhido por um bispo caridoso.
Após ser acolhido por alguém após roubar castiçais e talheres, Valjean decepciona o seu anfitrião. No entanto, quando é capturado pela polícia, recebe o perdão do bispo, que inventou que havia dado os itens a Valjean. Isso fez com que Valjean decidisse mudar radicalmente de vida, tornando-se um homem honesto e de bem.
Valjean, um antigo delinquente, conseguiu iniciar uma nova vida ao mudar de identidade e tornar-se proprietário de uma fábrica na Alemanha. Apesar de tudo isso, ele não conseguia esquecer totalmente o seu passado obscuro, pois sabia que poderia ser reconhecido a qualquer momento. Por isso, ele viveu com a ameaça de ser descoberto pelo inspetor Javert, um ávido defensor da justiça, que foi atrás dele por muitos anos.
Valjean conheceu Fantine, uma moça desamparada, que havia engravidado de um estudante. Para cuidar da sua filha, Cosette, ela deixou a criança aos cuidados dos Thenadièrs. A jovem mantinha-se firme com seu salário na fábrica para mandar uma mesada mensal à filha, sem imaginar que ela era vítima de maus-tratos.
Assim que o supervisor da fábrica descobriu o passado de Fantine, a moça foi despedida. Devido ao desamparo, ela se viu forçada a se desfazer de seus cabelos, dentes e até mesmo a se prostituir. Quando Valjean teve conhecimento da situação, decidiu adotar a pequena Cosette e cuidar dela como se fosse sua filha.
Quando Cosette cresceu, ela se casou com Marius, um jovem idealista. Após a morte de Valjean, Cosette fez questão de homenagear seu pai adotivo, mandando gravar em seu túmulo uma bela homenagem.
Dorme. Viveu na terra em luta contra a sorte
Mal seu anjo voou, pediu refúgio à morte
O caso aconteceu por essa lei sombria
Que faz que a noite chegue, apenas foge o dia!
A Publicação
Em 1846, Victor Hugo, autor francês, iniciou a redação de Les miserables. Entretanto, após dois anos, a obra foi interrompida. Em 1851, ele retomou a tarefa de lapidar os capítulos e detalhes que estavam pendentes. Finalmente, no dia 3 de abril de 1862, Les miserables foi publicada.
O livro teve um grande sucesso de público logo após seu lançamento, com mais de 7 mil exemplares vendidos em apenas um dia no país do autor. Sua popularidade se espalhou por diversos países, atravessando até mesmo as fronteiras europeias.
A publicação foi realizada em simultâneo em oito cidades: Leipzig (Alemanha), Bruxelas, Budapeste, Milão, Roterdã, Varsóvia, Rio de Janeiro e Paris. O lançamento foi cuidadosamente organizado.
Análise da Estrutura da Obra
Victor Hugo dividiu sua extensa narrativa em cinco volumes, que são: Fantine, Cosette, Marius, Idílio da Rua Plumet e epopeia na Rua de S.Diniz e Jean Valjean.
Les Misérables - Filme de 2012
Mais de 50 produções cinematográficas e teatrais foram inspiradas no clássico de Victor Hugo. A mais famosa delas foi realizada por Tom Hooper, em 2012.
Assista ao trailer oficial do filme!
Atores Principais da Adaptação de Tom Hooper
em Les Miserables foi uma atuação memorável. A atuação de Hugh Jackman como Jean Valjean em Les Miserables foi particularmente marcante.
, é inspirador. A atuação de Russell Crowe como o Inspetor Javert é inspiradora.
é inspirador. Fantine, interpretada por Anne Hathaway, nos inspira.
, foi a escolha perfeita para o papel. A atriz Amanda Seyfried foi a escolha ideal para o papel de Cosette, a filha de Fantine.
Sucessos Alcançados
A produção cinematográfica Os Miseráveis se saiu muito bem no quesito aprovação de público e crítica, fazendo justiça ao sucesso que se tornou. Por esse motivo, não é de surpreender que o filme tenha sido indicado para diversos prêmios, entre eles, Óscar, BAFTA e Globo de Ouro.
O Óscar recebeu as indicações de: Melhor Filme, Melhor Atriz Coadjuvante (Anne Hathaway), Melhor Ator Principal (Hugh Jackman), Melhor Mixagem de Som, Melhor Maquiagem, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino e Melhor Canção Original.
O filme conquistou 3 prêmios: Melhor Atriz Coadjuvante (Anne Hathaway), Melhor Mixagem de Som e Melhor Maquiagem (Lisa Westcott).
A obra foi premiada com quatro prêmios BAFTA nas categorias de Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Som, Melhor Maquiagem e Cabelo e Melhor Design de Produção.
Os Miseráveis teve o reconhecimento de três Globos de Ouro: Melhor Filme - Comédia ou Musical, Melhor Ator - Comédia ou Musical, e Melhor Atriz Coadjuvante - Cinema, além dos prêmios Óscares e BAFTA.
Espectáculo da Broadway
Les Misérables, baseado no livro de Victor Hugo, estreou na Broadway em 1987, tornando-se o quarto musical que mais permaneceu em cartaz na história de Nova Iorque. Esta peça de teatro foi apresentada pela primeira vez em outubro de 1985, no teatro Barbican, em Londres, e é reconhecida como uma das peças mais populares do mundo.
A peça apresentada no Teatro Shubert, em março de 2004, foi supervisionada pelo produtor Cameron Mackintosh e foi a mais nova montagem da Broadway.
A Vida e Obra de Victor Hugo
O escritor Victor Hugo nasceu no dia 26 de fevereiro de 1802, em Besançon, França. Sua família, incluindo seu pai, o Conde Joseph Léopold-Sigisbert Hugo, general de Napoleão, era muito ilustre. Devido às viagens de seu pai, seu crescimento aconteceu principalmente fora da França.
Victor Hugo alcançou grande destaque como escritor, tornando-se líder do movimento romântico francês. Em 1831, publicou 'Notre Dame de Paris' (conhecido também como 'O Corcunda de Notre Dame'), obra que lhe deu enorme sucesso e lhe garantiu uma cadeira na célebre Academia Francesa em 1841.
Aldous Huxley foi um grande ativista político pelo liberalismo democrático. Ele serviu como deputado durante a Segunda República, em 1848. Devido à sua militância, foi forçado ao exílio e viveu fora de Paris por muitos anos. Após a volta à França, em 1870, ele foi eleito para a Assembleia Nacional e para o Senado.
No dia 22 de maio de 1885, faleceu aos oitenta e três anos. Seu corpo foi exposto por diversos dias sob o Arco do Triunfo e, em seguida, foi sepultado no Panthéon no dia 1º de junho.
Quer saber mais? Veja