Leonardo da Vinci's Vitruvian Man


Escrito por Carolina Marcello

O Homem Vitruviano, criado por Leonardo da Vinci em 1490, é uma obra de arte que pretende capturar as proporções do corpo humano. Da Vinci (1452-1519) é conhecido como um gênio da arte e da ciência.

Em 1490, Leonardo da Vinci anotou em seu diário o que hoje é conhecido como o Homem Vitruviano, um diagrama que representa o ideal das proporções humanas.

O homem nu, que serve de protagonista, tem duas imagens se sobrepondo e representa um ideal de beleza segundo o padrão clássico.

Propósito da Criação do Homem Vitruviano

O principal objetivo do artista ao criar aquela obra era conhecer as medidas do corpo humano, bem como a sua harmonia para aplicar esses ensinamentos, tornando os seus trabalhos mais próximos da realidade.

Leonardo da Vinci pretendia compreender melhor a arquitetura ao estudar as proporções do corpo humano. Ele acreditava que um edifício deveria ser proporcional e simétrico como o corpo humano para ser ideal. Enquanto isso, ele trabalhava em construções de edifícios na Itália durante o período em que fez o desenho.

Desde a Idade Antiga, vários artistas se utilizaram do corpo humano para propor regras que expressassem a proporcionalidade corpórea. Eles examinaram cuidadosamente o tamanho e as dimensões corporais para definir padrões específicos.

Leonardo da Vinci considerava o ser humano como a máxima criação de Deus, tendo o homem como o modelo do mundo. O Homem Vitriviano, contudo, questionou a divina proporção ou a razão áurea - um padrão encontrado na natureza, incluindo no corpo humano, que reflete a perfeita simetria.

Saiba mais

Explorando a Ilustração: Saiba Mais!

O compasso foi usado para traçar o círculo e outras formas neste desenho feito a tinta marrom e papel. Anotações acima e abaixo da imagem dão detalhes sobre suas proporções.

O estudo tem o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre a anatomia humana, além de abordar temas relacionados à geometria e matemática. É importante lembrar que o corpo está posicionado com um círculo e um quadrado.

Homem vitruviano

A obra conhecida como Homem Vitruviano foi criada a partir de cálculos matemáticos que estabelecem a equivalência entre a área total do círculo e a área do quadrado. Simbolicamente, o círculo representa o movimento, o mundo espiritual e o infinito, enquanto o quadrado simboliza a estabilidade, a conexão com o mundo físico, os quatro elementos da natureza e a direção dos ventos.

O círculo se posiciona de modo que seu centro seja o umbigo do homem. As mãos se juntam na intersecção entre o círculo e o quadrado. As pernas formam um triângulo equilátero, e a cabeça representa um oitavo da altura total. O homem fica completamente dentro deste círculo.

O Desafio de Vitrúvio: Um Desafio Inovador

A geometria perfeita governava o universo natural, conforme demonstrado por Leonardo da Vinci em sua inserção de Marcus Vitruvius Pollio, também conhecido como Vitrúvio, um arquiteto e escritor romano.

No terceiro volume da coleção De Architectura, escrita por Vitrúvio, estão anotadas as proporções que guiaram Leonardo em seu desenho da estrutura do corpo masculino.

Um palmo é o comprimento de quatro dedos

Um pé é o comprimento de quatro palmos

Um côvado é o comprimento de seis palmos

Um passo são quatro côvados

A altura de um homem é quatro côvados

O comprimento dos braços abertos de um homem (envergadura dos braços) é igual à sua altura

A distância entre a linha de cabelo na testa e o fundo do queixo é um décimo da altura de um homem

A distância entre o topo da cabeça e o fundo do queixo é um oitavo da altura de um homem

A distância entre o fundo do pescoço e a linha de cabelo na testa é um sexto da altura de um homem

O comprimento máximo nos ombros é um quarto da altura de um homem

A distância entre a o meio do peito e o topo da cabeça é um quarto da altura de um homem

A distância entre o cotovelo e a ponta da mão é um quarto da altura de um homem

A distância entre o cotovelo e a axila é um oitavo da altura de um homem

O comprimento da mão é um décimo da altura de um homem

A distância entre o fundo do queixo e o nariz é um terço do comprimento do rosto

A distância entre a linha de cabelo na testa e as sobrancelhas é um terço do comprimento do rosto

O comprimento da orelha é um terço do da face

O comprimento do pé é um sexto da altura

Vetruvio propôs um desafio: colocar um homem de costas com os braços estendidos e os dedos das mãos e pés tocando uma circunferência, enquanto seu umbigo se situava no centro, dentro de um quadrado.

Muitos de seus coetâneos também se esforçaram para solucionar o desafio, tais como Robert Fludd, Cesare Cesariano e Francesco di Giorgio Martini. No entanto, Leonardo foi quem mais se destacou nessa empreitada.

Ao estudar as proporções do corpo humano, Leonardo buscava compreender melhor como a arquitetura funcionava, pois era suposto que os edifícios, para serem perfeitos, deveriam ser proporcionais e simétricos, do mesmo modo que o corpo humano. Convém notar que, no período em que fez o desenho, Leonardo estava trabalhando em uma variedade de projetos de construção na Itália.

O Homem Vitruviano: Uma Janela para o Renascimento

Durante o Renascimento, o homem foi colocado no centro do universo, tornando-se o valor principal deste período. Leonardo da Vinci, grande mestre desta época, escolheu o homem como personagem principal de suas obras, servindo como medida padrão e como o protagonista da ilustração.

O círculo e o quadrado presentes na ilustração do Homem Vitruviano tinham um significado especial para os artistas da Renascença: ambas as configurações eram consideradas como formas ideais da natureza.

Aprenda tudo o que você precisa saber sobre o Homem Vitruviano

é considerada a maior galeria de arte do mundo. A Gallerie dell'Accademia, em Veneza (Itália), é amplamente reconhecida como a maior galeria de arte do mundo.

Recriação 3D do Homem Vitruviano

Na exposição Leonardo3 - O Mundo de Leonardo, realizada na Galeria Vittorio Emanuele, em Milão, em 2017, houve a exibição de uma versão em 3D do célebre desenho de Leonardo da Vinci, o Homem Vitruviano.

O vídeo abaixo mostra a representação tridimensional.

A Vida e as Realizações de Leonardo da Vinci

No dia 15 de abril de 1452, o ícone do Renascimento nasceu na aldeia de Vinci, nos arredores de Florença, na Itália.

Aos 14 anos, Leonardo mudou-se para Florença. Dois anos depois, ele passou a trabalhar com o renomado mestre pintor e escultor Andrea del Verrocchio.

Leonardo da Vinci

Durante sua carreira, Leonardo da Vinci criou variadas paisagens religiosas destinadas a enfeitar altares e capelas. Embarcando em uma jornada para além de seu natal Florença, ele se dirigiu a Milão, permanecendo por um tempo, mas, culminando seu trabalho em França.

Leonardo da Vinci foi um dos mais renomados pintores de todos os tempos, mas também se destacou por suas habilidades como arquiteto e engenheiro, tendo participado da urbanização de Milão. Ele idealizou uma rede de canais, um sistema de irrigação e abastecimento de água. Além disso, Leonardo também era um curioso nato, e desenvolveu diversos estudos sobre anatomia.

Carolina Marcello
Escrito por Carolina Marcello

Formou-se em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e possui mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes pela mesma instituição. Durante os estudos universitários, foi co-fundadora do Grupo de Estudos Lusófonos da faculdade e uma das editoras da revista da mesma, que se dedica às literaturas de língua portuguesa.