Os filmes considerados clássicos são aqueles que se tornaram inesquecíveis e atemporais ao longo dos anos, vindo a fazer parte da história do cinema, deleitando várias gerações.
Por conta de seus enredos originais ou sua influência na cultura, essas obras são sucesso de bilheteria e permanecem relevantes até nossos dias.
A Netflix tem 13 filmes clássicos memoráveis selecionados especialmente para você.
1. A Oficial História (1985)
O filme argentino A história Oficial é um dos poucos filmes latino-americanos a receber um Oscar.
Dirigido por Luis Puenzo, o filme tem lugar na Argentina durante a ditadura militar e gira em torno de Alicia, professora de classe média que adota uma criança.
Ao ver sua amiga retornar do exílio, Alicia se deu conta de que seu governo cometia atrocidades terríveis. Ela pensou que sua filha poderia ter sido uma das vítimas, arrancada dos pais e morta pelo regime.
O filme obteve grande sucesso, ganhando prêmios em vários festivais. Ele também se tornou um importante instrumento de denúncia e reflexão sobre as ditaduras que se estabeleceram na América Latina.
2. Ao Lado Um do Outro (1998)
O filme "Home Alone", dirigido por Chris Columbus, é considerado um clássico do cinema hollywoodiano dos anos 90.
Esta trama envolve Julia Roberts e Susan Sarandon e aborda temas como amizade, remorso, perdão, família e determinação.
O filme ofereceu ao público um humor sutil para tratar de assuntos delicados e também contou com grandes atuações, o que contribuiu para a sua popularidade. Tornou-se uma história atemporal, capturando não só a atenção do público, mas também tocando as suas emoções.
3. O Tubarão (1975)
Tubarão, dirigido por Steven Spierberg na década de 70, é um clássico suspense. Baseado no livro escrito por Peter Benchley, o filme passou a ser um dos mais marcantes da sua época.
No litoral dos Estados Unidos, uma fera assustadora está assolando os prazeres da banheira: um tubarão-branco monstruoso está aterrorizando os banhistas.
Devido aos riscos inesperados, as autoridades locais decidiram seguir adiante na caçada ao animal, o que foi mais perigoso do que o imaginado.
O filme alcançou grande sucesso de bilheteria, tornando-se um dos mais lucrativos da indústria cinematográfica da década.
4. O Karateca (1984)
John G. Avildsen, diretor do famoso filme Karate Kid, é recordado por muitos como um dos grandes clássicos de artes marciais.
Em 1984, o filme trouxe para a tela a incrível jornada de Mestre Miyagi ao ensinar o jovem Daniel Sam na arte do caratê.
Daniel e sua mãe mudaram-se para o sul da Califórnia, mas ele não conseguiu se ajustar devido ao fato de ter sido vítima de abusos de alguns garotos locais.
Depois de tomar a decisão de se dedicar ao caratê, ele começou seu treinamento com o mestre sábio, o que mudou sua vida para sempre.
O filme obteve uma grande aceitação, ganhando seguidores por todo o globo e tornando-se um ícone.
5. Revivendo o meu Primeiro Amor (1991)
Meu Primeiro Amor é um longa cinematográfico que jamais será esquecido por aqueles que acompanharam o cenário dos anos 90. O título original (My Girl) torna a obra ainda mais nostálgica para os que viveram nessa época.
Macaulay Culkin e Anna Chlumsky são os protagonistas de um filme dirigido por Howard Zieff.
Nos anos 70, Vada enfrenta a entrada na adolescência em meio a inúmeros conflitos e desafios.
Thomas J é o único amigo deles, um garoto tímido e solitário, e também é o objeto de sua primeira experiência de amor.
O filme recebeu ótima resposta por parte do público, tanto que três anos após seu lançamento ganhou uma sequência.
6. Uma Jornada de Sete Anos em Tibet (1997)
Brad Pitt lidera o elenco desta produção de 1997, dirigida por Jean-Jacques Annaud e baseada em uma história real.
Heirich Harrer é o protagonista desta emocionante aventura. Contada com base em fatos históricos, a trajetória do montanhista durante sua tentativa de escalar o Nanga Parbat, um dos picos mais altos no mundo, localizado no Himalaia, no Paquistão, é o tema do drama.
Após o fracasso da empreitada, Heinrch foi preso devido aos conflitos entre países e acabou se refugiando no Tibet, onde conheceu grandes mudanças em sua vida.
A produção encontrou grande aprovação tanto do público quanto da crítica, sendo lembrada como um exemplo de superação e crescimento pessoal.
7. Totoro, Meu Amigo (1988)
O icônico filme de animação japonesa Meu amigo Totoro foi criado pelo brilhante Hayao Miyazaki para a Studio Ghibli. Ele é uma produção encantadora que encanta gerações.
O enredo é repleto de cenas encantadoras e intensas, que mostram Satsuki e Mei desfrutando da companhia dos espíritos da floresta.
O japonês clássico é considerado como uma referência para a cultura pop oriental e ganhou muitos admiradores no Ocidente.
Artigos semelhantes
- Uma Viagem Através dos 50 Filmes Clássicos Mais Imperdíveis
- 15 Incríveis Filmes Cult para Assistir na Netflix (em 2022)
- 20 dos Melhores Filmes Antigos da Netflix
8. Os Addams (1991)
O sucesso obtido pelo filme norte-americano "A Família Addams" na década de 90 foi imenso, pois o seu humor sombrio conquistou o público.
Barry Sonnenfeld dirigiu a produção, que foi inspirada nos quadrinhos de Charles Addams com o mesmo nome.
O trabalho de Angelica Huston como Mortícia Addams mereceu grande destaque no Globo de Ouro, a ponto de lhe conceder o prêmio de melhor interpretação.
Esta família é nada convencional, pois os seus integrantes são caracterizados tanto pelo lado macabro quanto pelo lado cômico.
A bilheteria do filme foi excepcional e o retorno do público foi ainda melhor, tornando-o um clássico da comédia com um leve toque de terror.
9. A Viagem do Expresso da Meia-Noite (1978)
Dirigida por Alan Parker, esta produção foi baseada no livro homônimo de William Hayes. Narra a verdadeira história de Billy Hayes, um jovem que foi preso no aeroporto de Istambul, na Turquia, devido ao porte de haxixe.
Na penitenciária, ele enfrentava as piores torturas e estava condenado a 30 anos de prisão. Sua única esperança era conseguir escapar.
Em 1979, o filme obteve um grande sucesso, conquistando o Oscar de melhor roteiro e melhor trilha sonora, além de seis categorias no Globo de Ouro e três no BAFTA.
10. Motorista de Táxi (1976)
O ator Robert De Niro foi um grande sucesso em Taxi Driver, filme dirigido por Martin Scorsese. Esse longa norte-americano contou com um dos primeiros papéis de Judie Foster.
Travis Bickle, um rapaz que sofre de insônia, decide se tornar taxista e passar as suas noites dirigindo pelas ruas de Nova Iorque. Ao longo da narrativa, ele tem contato com as problemáticas da prostituição e da marginalidade da cidade.
Travis passou a tentar fazer justiça quando, num dia, ele levou uma prostituta de 12 anos em seu carro e decidiu protegê-la.
11. Mulheres à Beira da Explosão Emocional (1988)
O grande cineasta espanhol Pedro Almodóvar se consagrou como um dos maiores ícones do cinema durante os anos 80, especialmente devido às suas comédias repletas de drama e exageros.
Inspirado na peça teatral A voz Humana, de Jean Cocteau, de 1930, Mulheres à Beira de Um Ataque de Nervos narra a história de uma mulher que luta para manter um relacionamento com um homem casado. Além disso, diversas outras mulheres aparecem na narrativa, cada uma com seus próprios problemas.
Globo de Ouro, Oscar e BAFTA foram as indicações recebidas por este filme, que foi amplamente aclamado pelo público e crítica. Além disso, também recebeu diversas premiações em outros festivais considerados importantes.
12. Amor entre os Bruto (1953)
Dirigido por George Stevens, Shane é um filme no estilo faroeste cujo título original é derivado do nome do personagem principal.
Seguindo a história de Shane, conhecemos um pistolero misterioso que se torna um herói para um garotinho. Ele defende a família do menino de um fazendeiro rico, detentor de diversas cabeças de gado.
Esta produção, um clássico western, foi premiada com cinco categorias do Oscar de 1954.
13. Tudo Que Ela Quer (1986)
Spike Lee é um dos mais influentes cineastas norte-americanos de nosso tempo. Seu filme conta a peculiar história da jovem artista Nola Darling e seus três namorados.
Ela tem dificuldade em escolher com qual dos rapazes ficar, pois eles a satisfazem de formas distintas.
O famoso cineasta Spike Lee dirigiu a segunda versão da história em 2017, formato de série disponível na Netflix. Ele também interpretou um dos namorados no projeto.