Compreender o Filme Soul


Escrito por Rebeca Fuks

No dia 25 de dezembro de 2020, a Disney+ lançou a estimulante animação Soul, que nos estimula a refletir sobre qual deveria ser nosso objetivo na vida e o que realmente é digno de valorização.

Como criadores de Divertida Mente e Up, este filme permite uma série de interpretações. É a primeira produção da Pixar com um protagonista negro, e a história oscila entre o mundo real e o espiritual. Grandes temas existenciais como o destino após a morte e o processo de adquirir personalidade são abordados.

Atenção: esta seção contém spoilers! Aviso: essa seção contém informações que podem revelar detalhes da história. Se você ainda não assistiu ou leu o enredo, recomendamos que não leia adiante.

Análise de Soul

Joe Gardner é um homem de meia idade que mora em Nova Iorque. Ele é o professor de música de uma escola a tempo parcial e é um grande fã de jazz. Joe tem como maior desejo se tornar um músico profissional, assim como o seu pai, que já faleceu.

Soul Joe Gardner

O músico do Queens tem o sonho de ser um pianista de uma banda de jazz reconhecido. Filho de uma costureira e órfão de um pai músico, ele trabalha a part time dando aulas de educação musical no ensino médio.

Uma surpresa inesperada mudou o rumo da vida de Joe: a diretora da escola ofereceu-lhe um emprego a tempo integral com todos os benefícios de uma carteira assinada. A mãe ficou radiante com essa notícia, pois significava que Joe não precisaria se preocupar com a subsistência, mas ele se sentiu triste, pois o seu grande sonho de se tornar um pianista profissional ficava cada vez mais distante.

Quando Joe recebe uma ligação inesperada de um aluno seu que se tornou músico e o convida para tocar num famoso clube de jazz da cidade ao lado de Dorothea Williams, uma saxofonista renomada, ele fica empolgado com a notícia e surge a possibilidade de sua vida realmente mudar quando ele se junta ao quarteto. É aí que acontece a grande reviravolta.

Soul jazz

Naquele momento, Joe foi abençoado com duas notícias maravilhosas: conseguiria um emprego de tempo integral e também teria a chance de se tornar um músico profissional.

Após receber as notícias mais significativas de sua vida, ao sair do clube de jazz, um acidente inesperado aconteceu: ela caiu em um bueiro destampado que se encontrava bem no meio da rua, entrando em coma de imediato.

Joe Gardner quase perde a vida. Quando descobre que está próximo do fim, ele toma todas as medidas para voltar à Terra e cumprir o seu sonho de se apresentar no clube de jazz tocando piano. Ele faz de tudo para não perder essa oportunidade única.

No Great Before, onde Joe encontra-se após a sua tentativa de fugir do destino, é um lugar extraordinário para as almas recém-criadas. A Pré-vida é o local onde elas adquirem características e desenvolvem interesses que as motivarão durante a vida.

Soul before life

Na pré-vida, Joe encontra 22, uma alma que não conseguiu atingir o necessário para uma jornada terrena.

Devido a um equívoco do sistema, Joe se viu com a responsabilidade de ser o novo tutor de 22. Uma tarefa imensa, já que nomes como Madre Teresa de Calcutá, Gandhi e Copérnico não haviam conseguido ajudá-la a encontrar seu propósito de vida.

Apesar de Rebelde, 22 sentir que não tem a "faísca de vida" ou a centelha da paixão que a motiva para conquistar o seu direito à vida na Terra, ela continua buscando maneiras de manter-se firme onde está.

Joe, ao contrário de 22, deseja ardentemente voltar para o planeta e reencontrar seu corpo para prosseguir com os planos traçados para sua vida.

Unindo as suas forças, Joe e 22 têm o desafio de encarar os seus problemas: Joe deseja intensamente retornar ao seu corpo na Terra e 22 precisa desvendar o seu propósito para que a sua alma possa prosseguir o seu destino e finalmente nascer.

Durante a jornada difícil, Joe e 22 passam a conhecer melhor um ao outro e desenvolvem consciência não só de seus objetivos de vida, mas também de qualquer coisa que realmente possa ter importância.

Examinando o Filme Soul

Soul, da Pixar, discute delicadamente os profundos e filosóficos temas que perturbam os adultos, tais como: qual é o nosso propósito na vida? O que acontece antes e depois de nós nascermos e morrermos? Quando a nossa personalidade é formada? Estas questões são transversais à humanidade.

A Pixar tem um histórico de produzir filmes com diversas camadas de interpretação, cativando tanto o público adulto quanto o infantil. Embora possam ser assistidos por todas as idades, essas obras trazem à tona grandes questões filosóficas, sem precisar de uma única resposta. Joe Gardner e 22 nos ensinam o verdadeiro significado da vida através da interação uns dos outros, convidando o público a refletir sobre os seus motivos de existência.

Joe e 22: Contrastando seus Desejos de Mudança e Estagnação

Joe sonha em despertar do coma e voltar para o seu próprio corpo para seguir sua vocação. Por outro lado, 22 está receosa da vida na Terra, temendo não saber o que a motiva.

Soul Joe e 22

Soul barbeiro

Joe e 22: Uma Grande Revolução no Destino

Num movimento inesperado, a trajetória de Joe e de 22 muda completamente. Joe, que ansiava ter a chance de tocar no famoso concerto, se sente vazio ao descobrir que atingiu seu objetivo, e sua vida parece não mais fazer sentido. Ele, então, corajosamente abdica do seu destino tão ansiado e decide ajudar 22, que ainda não tinha o passe para se mudar para a Terra. Apesar de todos os esforços dos tutores, 22 consegue levar a cabo o seu desejo de permanecer na Ante-vida. Depois de experimentar a vida humana ao lado de Joe, 22 muda de ideia, e deseja ficar na Terra. Descobre alegria no cheiro, no sabor dos alimentos, na música, nas conversas de rua, e se encanta com os pequenos prazeres que a vida oferece e que muitas vezes passam despercebidos. Ela nos mostra que a felicidade pode ser encontrada nas coisas mais simples, como comer uma fatia de pizza saborosa, chupar um pirulito ou ouvir um músico no metrô.

Soul metro

A história ganha um novo rumo quando os personagens principalmente desistem dos caminhos planejados e decidem empreender uma jornada rumo a um novo destino.

Joe é um pai simbólico para 22?

Joe Gardner é um homem comum, dedicando a maior parte do seu tempo à escola e à sua casa vazia. Apaixonado pela música, ele coloca toda a sua energia em busca de um sonho: se tornar um músico profissional. Tudo muda quando Joe conhece 22, uma alma pequena e desafiadora. A relação de cumplicidade entre eles desperta em Joe o sentimento de generosidade e torna-o consciente de que existe um mundo que vai além do seu próprio universo interior. Quando Joe recebe o passe da Terra, ele sabe que só pode usá-lo ele ou 22. Mesmo assim, ele decide abdicar daquilo que conquistou para dar a oportunidade de viver à alma mais nova. Os dois personagens protagonizam uma das cenas mais simbólicas e emblemáticas do filme, quando 22 sente medo de saltar e Joe oferece a sua proteção, acompanhando-a o máximo possível. Essa relação lembra a de pai e filho, na qual Joe estimula 22 a crescer e a experimentar o mundo, e 22 ensina Joe a olhar com olhos frescos para uma paisagem que já conhece.

Soul Terra

Explorando o Duplo Significado do Título do Filme

O título original "Soul" oferece uma perspectiva dupla interessante. Por um lado, a palavra "soul" pode ser traduzida como 'alma', remetendo ao tema central do longa-metragem. Por outro lado, "soul" é um estilo musical associado à comunidade afro-americana. A música - mais especificamente o jazz - influencia a vida e é uma grande motivação do professor Joe Gardner.

Explorando as Possibilidades do Final Aberto

Soul, da Pixar, foi um filme pouco comum, pois optou por finalizar com um final em aberto. O espectador não é informado se Joe escolheu voltar à sala de aula ou seguir uma carreira de pianista integralmente. Tampouco fica sabendo ao certo o que aconteceu com 22 - seu propósito de vida e o corpo em que ela voltou à Terra. Isso nos deixa curiosos para saber se existiria um encontro entre Joe e 22, se ela viraria aluna do professor ou se ele encontraria um parceiro e 22 seria sua filha. Cada espectador teria a chance de elaborar seu próprio final e escolher o destino dos protagonistas. O diretor Kemp Powers, que criou o roteiro, comentou sobre a decisão de deixar o filme com essa ponta solta.

Nós sabemos que o público geralmente quer ouvir exatamente o que aconteceu com o personagem. Eles querem saber se o personagem tomou a decisão 'certa'. Mas no caso de Joe, não queríamos colocar uma escolha sobre ele. Queríamos dizer que independentemente do que ele acabou fazendo, se foi voltar a dar aulas, tocar em uma banda ou algum híbrido de ambos, ele simplesmente apreciou a vida melhor.

Mais sobre o assunto

Joe é a Primeira Estrela Negra e Kemp Powers o Primeiro Diretor Negro da Pixar

Joe Gardner é o primeiro protagonista negro de uma produção da Pixar, tornando Soul um marco histórico. Kemp Powers também é pioneiro ao se tornar o primeiro diretor negro do estúdio. Ele também escreveu o roteiro do filme.

Quando alguém me disse que eu era o primeiro diretor negro da Pixar, eu disse que isso não pode estar certo. Pete disse - e espero - que este é um indicador de que as mudanças serão muito rápidas. Há mais animadores de cor e mulheres no ramo do que há 15 ou 20 anos atrás. É triste ter demorado tanto, mas estou feliz que finalmente esse dia tenha chegado.

Kemp Powers

Soul é um filme de grande relevância, pois fornece visibilidade a questões ainda pouco representadas na cultura cinematográfica. Através de seu personagem principal, Joe, podemos ver a cultura e a importância do jazz para a comunidade afro-americana. Além disso, cenas importantes retratam os ambientes frequentados por Joe, como a barbearia e a loja de costura da mãe. É de suma importância lembrar que antes de Soul, apenas três filmes de animação norte-americanos traziam negros como personagens principais: Bebe’s Kids (1992), The princess and the frog (2009) e Spider-man: into the spider-verse (2018).

Para mim, Joe representa muitas pessoas que não estão sendo vistas agora. Joe está em todos nós, independentemente da cor. Ser o primeiro protagonista negro em um filme da Pixar parece uma bênção, especialmente durante este tempo em que todos nós poderíamos precisar de um pouco mais de amor e luz.

Jamie Foxx (dublador de Joe Gardner)

A Pixar pediu consultoria de funcionários negros de diversas faixas etárias para contribuir para a verossimilhança do personagem. Além disso, antes de a produção do filme ser finalizada, um grupo de intelectuais e ativistas negros foi convidado para visualizar o material e registrar sua opinião.

Também conversamos com muitos consultores externos e trabalhamos com organizações negras para garantir que estávamos contando essa história com autenticidade e verdade

Dana Murray (produtora do filme)

Descrição dos Personagens Principais em Soul

A Jornada de Joe Gardner

Soul Joe Gardner

Joe Gardner é um professor de música em Nova Iorque, com uma grande paixão por jazz. Ele deseja alcançar uma grande meta: tocar no palco de uma importante banda de jazz, um sonho motivado pela vontade de honrar a memória de seu pai, que também era um grande pianista.

Depois de lutar com muita determinação, Joe conseguiu realizar seu sonho, mas ao chegar ao fim se sentiu insatisfeito.

O personagem exemplifica aqueles que levam muito a sério suas ambições, tornando-se obsessivos no propósito de alcançá-las. Deixam-se cegar pela determinação de alcançar o seu objetivo, não percebendo a beleza da jornada nem considerando outras oportunidades.

Jamie Foxx foi o responsável por dar voz ao personagem originalmente.

Vinte e Dois

Soul 22

22 teme nascer, obter um corpo humano e se mover para a Terra. Esta personagem não desenvolveu seu objetivo de vida e, portanto, sente que algo importante lhe falta para estar completa e adquirir esse corpo.

22, a personagem, reflete o medo do desconhecido. Apesar dos esforços de figuras importantes como Madre Teresa de Calcutá, Abraham Lincoln e Gandhi, ela não consegue sair do seu lugar de segurança. O seu comportamento é caracterizado por uma postura acomodada, prova de que se encontra na zona de conforto.

Durante o filme, é evidente que a sensação de perda e desorientação está relacionada à baixa autoestima e à falta de confiança em si mesmo. Os personagens ao seu redor diminuem seus esforços e não a incentivam a arriscar e experimentar coisas novas com a mente aberta.

Tina Fey é a voz original de personagem 22.

Análise da Ficha Técnica e Visualização do Trailer de Soul

Pete Docter e Kemp Powers foram os diretores e roteiristas de Soul, que foi lançado em 25 de dezembro de 2020, tendo a duração de 1h40min. O longa se enquadra nas categorias de animação, comédia e aventura.

Rebeca Fuks
Escrito por Rebeca Fuks

É graduada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010), possui mestrado em Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) e doutorado em Estudos de Cultura pelas Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Universidade Católica Portuguesa de Lisboa (2018).