Em 1994, a América foi presenteada com a estreia do filme Pulp Fiction: Tempo de Violência.
Dirigida e escrita pelo celebrado diretor Quentin Tarantino, a produção dos anos 90 tornou-se um clássico que serviu de referência para uma geração. Roger Avary também contribuiu para o roteiro da obra.
O drama policial ganha vida numa narrativa não linear, repleta de elementos como violência de gangsters, humor, ironia e longos diálogos sobre assuntos do cotidiano. Esta trama surpreendente e impactante promove uma reinvenção ao gênero.
Este artigo contém spoilers! Leia por sua conta e risco.
Assista ao trailer do filme
Elementos Envolvidos na Criação de Pulp Fiction
Quentin Tarantino não tinha atingido seu aclamado status quando sua produção foi lançada, já que até então somente havia dirigido um longa-metragem, Cães de Aluguel (1992).
Com Pulp Fiction, Quentin Tarantino, passou a ser reconhecido como um dos grandes talentos da cultura pop. O filme conseguiu absorver referências da cultura jovem e estabelecer uma relação com ela.
Devido à escolha perspicaz do elenco, o filme foi bem-sucedido. Estrelas renomadas deu vida aos personagens de maneira excepcional. Abaixo, estão listados aqueles que se destacaram.
Mia Wallace Interpretada por Uma Thurman
Uma Thurman interpreta Mia Wallace, talvez sendo ela o personagem mais icônico do longa.
A jovem, sedutora e inconsequente, compartilha a cena com Jonh Travolta enquanto está casada com o grande mafioso Marcellus Wallace do enredo.
A atriz foi capturada no cartaz do filme, tornando-se um ícone de Pulp Fiction.
Vincent Vega interpretado por John Travolta
Ao interpretar o personagem de aluguel Vincent Vega em Pulp Fiction, John Travolta reacendeu sua carreira.
Durante uma viagem do chefe, Vega foi incumbido por Marcellus Wallace, poderoso personagem, de divertir Mia Wallace, a esposa dele. Ao longo de uma noite cheia de diversão e medo, os dois protagonizaram um momento inesquecível, a célebre cena de dança de “Pulp Fiction”.
Ao contrário do que se esperava, Michael Madsen não foi a escolha de Tarantino para o papel. O ator que finalmente foi selecionado para atuar em seu filme não era o inicialmente preferido pelo diretor.
Apesar disso, o ator optou por Wyatt Earp naquele mesmo ano e perdeu a chance de ser o protagonista de um dos maiores filmes dos anos 90.
Samuel L. Jackson Interpretando Jules Winnfield
Jules Winnfield é um assassino a serviço de Marcellus. Ele trabalha ao lado de Vincent Vega, e juntos eles têm como missão recuperar uma preciosa maleta de seu patrão.
O desempenho de Samuel L. Jackson no teste para a interpretação do personagem não foi tão bom quanto esperado, mas ele acabou sendo considerado desde o início para o papel e venceu a disputa.
Samuel protagonizou um desempenho excepcional no filme, merecendo uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.
Ator Ving Rhames Interpreta o Papel de Marsellus Wallace
Marcellus Wallace é temido como um homem poderoso. Ele é o grande gangster que interconecta o destino de todos os protagonistas, mantendo algum tipo de ligação entre eles.
Ving Rhames foi selecionado para interpretar o personagem e mostrou habilidades de elenco incríveis durante as audições. Uma curiosidade interessante sobre Rhames e o personagem é que, nos primeiros episódios, ele é exibido apenas de costas, com um curativo na nuca.
Tarantino não havia previsto a bandagem, mas, quando o ator se apresentou no set de filmagem com um ferimento, ele gostou da aparência e da simbologia que transmitia ao personagem Marcellus, um sentimento de insensatez.
Butch Coolidge Interpretado por Bruce Willis
Butch Coolidge, papel interpretado por Bruce Willis, é um jovem boxeador que aceita um acordo com Marcellus Wallace: perder uma luta em troca de dinheiro. No entanto, para a infelicidade do mafioso, Butch trai seu acordo e vence seu oponente, o que o coloca em uma situação complicada.
Bruce havia esperança de interpretar Vincent Vega, mas ficou famoso por seu papel como Butch, o que lhe garantiu reconhecimento e fortaleceu ainda mais sua carreira.
Pulp Fiction: Uma Narrativa em Resumo
Revistas de ficção "pulp" foram fortemente associadas aos anos 40 nos Estados Unidos. Essa literatura era caracterizada por papel de baixo nível de qualidade e temáticas perturbadoras. A capa das revistas tinha desenhos atraentes e choques para entreter a população trabalhadora. Esta é a referência mais clara presente no filme.
Inspirado pelo universo 'pulp fiction', Tarantino criou um filme que exibiu logo no início o significado desse termo.
O enredo é composto por vários "capítulos" que apresentam histórias surpreendentes organizadas de forma inteligente e não cronológica para produzir um maior impacto no público.
Começo de Pulp Fiction
Enquanto estavam em uma lanchonete, o casal apaixonado teve um diálogo sobre o seu próximo assalto. Eles chegaram a um consenso sobre assaltar o próprio local.
"Todos por favor mantenham a calma, isso é um assalto!" É uma das frases mais famosas de Pulp Fiction.
A cena seguinte mostra Jules e Vincent andando de carro e conversando sobre banalidades. Vincent explica para Jules que, em vez de um "quarteirão com queijo" no Mc Donalds, na França eles pedem "royale with cheese".
Jules contou ao seu parceiro sobre a vez que Marcellus Wallace jogou um homem pela janela, depois que ele havia feito uma massagem nos pés de Mia, sua esposa. Isso deixou Vincent bastante incomodado, pois ele tinha sido incumbido de sair com ela.
Chegando na casa de Brett, um desafeto de Marcellus que tinha afanado uma maleta importante, Jules e Vincent tiveram um longo diálogo. Jules então recitou uma suposta passagem da bíblia e, ao fim, eles executaram Brett.
Capítulo Um: Vincent Vega e Mia Wallace, Esposa de Marcellus
Marcellus começa o episódio comprando o resultado da próxima luta de Butch Coolidge, que deve terminar com sua derrota. Logo depois, ele recebe a visita de Vincent e Jules, vestidos com camisetas coloridas e shorts, trazendo uma maleta.
Vincent vai à casa de Lance, um amigo traficante, para comprar heroína. Em seguida, ele se injeta a droga, armazenando-a em seu bolso de casaco.
Jack leva Mia para a lanchonete temática dos anos 50, Jack Rabbit Slim's, para uma noite inesquecível. Após participarem do concurso de dança, os dois são coroados vencedores. A cena em que eles dançam juntos é provavelmente a cena mais conhecida do filme.
Ao chegar em casa, Vincent vai ao banheiro para pensar em como sair do local sem se envolver com a mulher. No entanto, Mia descoberta a heroína no casaco do rapaz e a confunde com cocaína. Ao aspirar o entorpecente, a moça acaba tendo uma overdose.
Saindo do banheiro, Vincent descobre Mia desmaiada e a carrega com pressa até a casa de Lance. Lá, recebe uma dose de adrenalina no coração, o que faz com que ela "volte à vida". Ao final da noite, os dois fazem um juramento de manter o incidente em segredo para Marcellus.
Capítulo 2: O Relógio de Ouro
Butch venceu a luta e, em seguida, fogiu em um taxi. Esmeralda, a motorista, foi quem revelou a notícia: o confronto resultara na morte do oponente.
Butch descansou ao chegar ao hotel junto com sua namorada, Fabienne. No dia seguinte, ao embalar suas coisas para partir, ele percebeu que seu relógio de ouro, que lhe foi herança de seu pai, morto na guerra do Vietnã, não havia sido levado. Era de extrema importância para ele.
Butch retornou ao seu apartamento para buscar o relógio. Após pegá-lo, decidiu preparar um lanche na cozinha e avistou uma arma em cima da bancada. Quando ouviu o som da descarga, ele levantou a metralhadora e apontou-a para a porta do banheiro.
Vincent Vega saiu do quarto e, em seguida, foi atingido por Butch, caindo morto na banheira com uma revista no estilo 'pulp fiction' ao lado dos seus pés.
Butch dirige o carro da namorada com a intenção de voltar ao hotel. Porém, enquanto ele aguarda o sinal abrir, nota Marcellus cruzando a rua. O gangster também repara nele, então Butch decide atropelá-lo e sai rapidamente.
Butch e o mafioso estavam em meio a uma perseguição pela cidade. Tentando se proteger, o lutador entrou em uma loja de penhores, mas o mafioso o encontrou. Butch começou a agredir o chefe dentro da loja, porém Maynard, dono do estabelecimento, evitou que ele matasse o homem.
Maynard prende Marcellus e chama Zed, seu aliado. Em seguida, os dois o conduzem a outra sala e o subjugam sexualmente.
Butch consegue se soltar, mesmo amarrado a uma cadeira, e dá um golpe no homem de roupa de couro preta, que estava vigilando-o com uma coleira.
Antes de partir, ele decidiu salvar o chefe. Depois de considerar várias armas, como um martelo, um taco de beisebol e uma motosserra, ele escolheu uma espada oriental na loja. Voltando ao porão, ele libertou Marcellus e cumpriu a "dívida".
O lutador e Fabienne saíram com urgência da cidade, utilizando a moto de Zed. De volta ao hotel, eles se prepararam para a partida.
Capítulo 3: A Situação de Bonnie
Antes da fatídica morte de Vincent, ele e Jules estavam a caminho de sua missão de recuperar a misteriosa maleta de Marcellus.
Enquanto Brett e um de seus amigos realizavam alguma tarefa na casa, um homem armado surgiu repentinamente no banheiro. Ele ouviu tudo e então entrou na sala principal atirando a Vincent e Jules. Porém, milagrosamente as balas não atingiram nenhum deles, deixando Jules convencido de que foi uma intervenção divina.
Vincent ficou furioso com Martin, um dos amigos de Brett, por não ter relatado a presença de alguém na cena. No entanto, eles decidiram levar o rapaz de volta com eles.
Durante uma conversa informal no carro, os amigos pediram a opinião do refém. Infelizmente, ao apontar a arma para ele, Vincent acidentalmente disparou, causando um grande dano e sujeira no rosto da vítima.
Assim, eles vão à casa de Jimmie (interpretado por Quentin Tarantino) em busca de auxílio. Jimmie fica enfurecido e exige que eles arrumem tudo antes do retorno de Bonnie, sua esposa, do trabalho.
Quando surge Winston Wolfe (interpretado por Harvey Keitel), conhecido como "O lobo", o homem é empregado de Marcellus, com a função de ajudar a resolver qualquer tipo de problema.
Wolfe dá ordens a fim de que a situação fique sob controle. Vincent e Jules limpam o carro e escondem o cadáver no porta-malas. Diante disso, os dois tomam um banho de mangueira para remover qualquer vestígio de sangue e calçam roupas de Jimmie, o que os faz parecer completamente ridículos.
Vincent e Jules decidem ir para uma lanchonete para tomar café da manhã enquanto o carro é encaminhado para um desmanche.
Fim de Pulp Fiction
Ao final do filme, a cena inicial é revisitada. Esta técnica dá sentido à narrativa, conferindo-lhe coesão e envolvimento.
Enquanto Vincent e Jules tomavam café na lanchonete, Jules contou ao amigo sobre sua decisão de se desligar do mundo do crime. Justamente quando Vincent saiu para o banheiro, um casal anunciou o assalto.
O homem recolhe as carteiras dos clientes e rouba o caixa, enquanto a mulher fica responsável por mantê-los imobilizados, apontando a arma desesperadamente para todos.
Ao ver a cena, Jules preparou-se para se envolver com os assaltantes. Quando Ringo se aproximou, pronto para assaltá-lo, reparou na maleta e mandou que Jules abrisse para ver o que continha.
Ao abrir a porta, Ringo fica surpreso e encantado. Ele relaxa e Jules se aproxima dele. A mulher, muito agitada, aponta a arma para Jules.
Ao aparecer, Vincent apontou a arma para ela, criando o que na indústria cinematográfica é conhecido como "impasse mexicano": se a primeira pessoa a atirar, estará em desvantagem.
Ouvimos o discurso "bíblico" do matador Jules pela terceira vez no filme, mas, dessa vez, ele escolheu redimir-se e libertar os assaltantes, deixando-os ir embora.
Leia mais
- Classificação dos 9 filmes de Tarantino de menor para maior qualidade
- Análise e Explicação do Filme Clube da Luta
- Uma Viagem Através dos 50 Filmes Clássicos Mais Imperdíveis
Análise dos "Sentidos" e Explicações de Pulp Fiction
O renomado diretor Quentin Tarantino é conhecido por incluir referências de outros filmes em suas obras.
Em Pulp Fiction, o diretor inseriu citações, diálogos e situações que foram diretamente relacionadas ou fizeram referência a elementos, especialmente, da cultura pop.
O diretor é influenciado pelos filmes de faroeste e outros filmes noir, como Band à Part (1964), de Jean Luc Godard, que serviu como base para a dança de Uma Thurman e John Travolta.
Butch contempla várias armas ao retornar ao porão, mostrando diversas referências do cinema.
The Toolbox Murders (1978) é associada ao martelo, Walking Tall (1973) e The Untouchables (1987) ao taco de beisebol, The Texas Chain Saw Massacre (1974) e The Evil Dead II à motosserra, e a espada à diversos filmes de samurai. Esta última, sendo a arma escolhida, tem seu significado especial.
A mezcla de diálogos extensos con violencia explícita hace aún más interesante la trama, así como el suspense generado alrededor de la narración, que se va descubriendo poco a poco.
Descobrindo o Conteúdo da Maleta de Marcellus Wallace
A maleta de Marcellus, o mafioso, foi motivo de incertezas. O que ela continha era algo desconhecido.
O mistério em questão é muito intrigante, e o próprio Tarantino afirmou que o conteúdo não desempenha um papel significativo. O que realmente importa é despertar a curiosidade dos espectadores e levar a história adiante.
O "MacGuffin" é o nome dado para o recurso usado em alguns filmes e produções audiovisuais. Esta expressão foi criada por Alfred Hitchcock, e tem como objetivo fornecer à história um motivo para a ação.
Tendo despertado a curiosidade do público, começou-se a elaborar explicações. Uma das teorias é que a mala, aberta com a senha 666 ( o número da Besta), contém a alma do proprietário, Marcellus Wallace. Isso ocorreu durante o período dos anos 90.
Para dar ao filme a coloração que vemos, a mala apenas contém uma luz amarelada para fins de produção.
Qual é o Simbolismo do Banheiro em Pulp Fiction?
Em "Pulp Fiction", há muitos momentos que acontecem em banheiros. Por exemplo, a longa cena no qual Butch toma banho e sua namorada escova os dentes.
Quando Jules e Vincent chegaram à casa de Jimmie, eles tentaram se lavar no banheiro, o que resultou na sujeira de uma toalha, provocando uma discussão entre os três.
Vincent é a presença constante no cômodo. Toda vez que ele sai para tomar banho, quando volta, é como se tivesse entrado em um novo mundo. Sua realidade foi completamente alterada.
Quando ele descobre Mia quase morta é a primeira vez que ele é confrontado com algo tão pesado. Depois, quando está saindo do banheiro da lanchonete, juntamente com Jules, o assalto acontece e ele é novamente confrontado com a realidade. A última vez que ele é confrontado com isso é quando sai do banheiro de Butch e se depara com sua própria morte.
Ao colocar a personagem em um banheiro, estabelece-se um paralelo com um universo trash, pois esse local está relacionado com sujeira e excrementos.
Recebimento de Prêmios
O filme "Pulp Fiction" foi muito celebrado em 1995, pois foi indicado a 7 categorias no Oscar, e acabou vencendo o prêmio de melhor roteiro original. Vale destacar que o roteiro contou com a participação de Roger Avary.
A produção foi laureada com prêmios importantes: o BAFTA concedeu o título de melhor roteiro original e o reconhecimento de melhor ator coadjuvante a Samuel L. Jackson. O Globo de Ouro também deu o seu aval, premiando a trama com o título de melhor roteiro.
Uma Ampla Seleção de Músicas de Pulp Fiction
Tarantino escolheu cuidadosamente as músicas para o filme, que o ajudaram a alcançar o sucesso. As canções selecionadas vão do surf music ao rock, passando por pop e soul.
Em 1994, o lançamento de um álbum contendo a trilha sonora do filme teve grande reconhecimento.