Resumo, Personagens e Significado do Filme "O Rei Leão"


Escrito por Rebeca Fuks

Muitos de nós ficamos emocionados ao assistir O Rei Leão, o filme animado produzido pela Walt Disney Pictures, que foi lançado em 1994. Esse longa marcou muito a nossa infância.

Ao falarmos do remake em live-action, não podemos deixar de evocar a história original com carinho. Já assistiu ao filme? Venha descobrir mais sobre esta mágica narrativa que segue encorajando-nos a sermos melhores!

Visão Geral e Prévia do Filme

Mufasa, o soberano de Pedra do Rei, tem um herdeiro, Simba, para quem ele educa para assumir o trono. No entanto, a dupla é surpreendida pela traição de Scar, tio de Simba.

Simba é acompanhado em sua jornada desde muito cedo por O Rei Leão. Apesar de muitos desafios encontrados pelo personagem, ele é capaz de superá-los graças à força dos laços de amizade e ao exemplo inspirador de seu pai.

Assista ao trailer abaixo:

Aviso: o artigo a seguir contém spoilers relacionados ao filme.

Um Breve Olhar sobre O Rei Leão

Início do Filme

Mufasa convoca o reino para a cerimônia de apresentação de seu herdeiro, Simba. O tio do príncipe, Scar, se ausenta, demonstrando seu desejo de poder. O soberano prioriza o ensinamento de responsabilidade, relembrando que o filho um dia ocupará o seu lugar. No entanto, Simba é ainda uma criança, que deseja diversão e aventura.

Simba é apresentado ao seu povo.

Scar sabia da presença de hienas na região e, aproveitando-se da inexperiência de Simba, desafiou-o a visitar um lugar proibido para que provasse sua coragem. Bobo, Simba convidou Nala para acompanhá-lo. Infelizmente, lá os dois foram atacados pelas hienas, porém, graças a Mufasa, eles conseguiram escapar ilesos.

Produção do Filme

Scar coloca o príncipe Simba em uma situação perigosa - numa estrada por onde a manada de búfalos passa. Mufasa se vê preso em uma ribanceira e pede ajuda ao irmão, mas Simba o empurra. Infelizmente, Mufasa morre e Simba testemunha tudo.

Simba encontra o corpo de Mufasa.

Simba é encontrado desmaiado no deserto por Timão e Pumba. O suricato e o javali decidem adotar o sobrinho de Scar e ajudá-lo a se recuperar. Scar havia convencido Simba anteriormente de que toda a culpa era dele, e que deveria desaparecer para sempre. No entanto, Timão e Pumba vêm em seu auxílio, acolhendo-o como um deles.

Simba cresceu sem preocupações até reencontrar Nala e descobrir que o reino estava em perigo devido a Scar. Com as palavras encorajadoras de seu pai, que surge através das estrelas para guiá-lo, resolve retornar e salvar o reino.

Fim do Filme

Ao voltar para o reino, Simba reencontra sua mãe, que acreditava que ele havia falecido. Ele então enfrenta seu tio, que acaba confessando a morte de seu pai, Mufasa. Em seguida, ele é devorado por uma matilha de hienas.

Simba derrota Scar e recupera o reino.

Nala e o novo rei se apaixonam e, ao final do filme, somos testemunhas da cerimônia de apresentação de sua filha. O seu povo fica encantado e, dessa forma, torna-se novamente unido e em harmonia.

Principais Personagens

A Vida de Simba

Simba, ainda criança.

O jovem leão Simba tem uma curiosidade ímpar e seus passos inocentes o levam às maiores confusões. No entanto, quando adulto, sua boa índole e bravura o ajudam a salvar o reino. Sua história nos mostra que sua jornada o leva ao destino de se tornar o rei de Pridelands.

O Rei Mufasa

Mufasa olhando o céu.

O rei Mufasa é um líder responsável e dedicado, ao mesmo tempo em que é um pai amoroso. Ele dá toda a sua atenção para o seu filho Simba, ensinando-o como se tornar o futuro soberano. Infelizmente, morre heroico tentando salvá-lo, devido à traição de Scar. Apesar de sua partida, seus ensinamentos permanecem. Quando Simba não sabe qual caminho seguir, Mufasa aparece nas estrelas para guiá-lo.

A Marca da Cicatriz

Scar com uma expressão ameaçadora

O tio de Simba, Scar, não esconde a inveja que sente do irmão Mufasa, e fará de tudo para que se torne rei. Para isso, conta com a ajuda das hienas e consegue matar Mufasa, fazendo Simba desaparecer por anos. Além de ser traidor e maléfico, se revela um péssimo rei, pois leva o seu povo a passar por grandes fomes.

A Diversão de Timão e Pumba

Timão e Pumba dançando hula

Timão e Pumba são dois grandes amigos que acreditam na vida sem preocupações. Quando encontraram Simba quase morrendo, se uniram para cuidar dele e criá-lo. Após um período difícil, Simba cresceu com um grande senso de felicidade, inspirado na forma como os dois encaram a vida com otimismo.

A Jornada de Nala

Nala, companheira de Simba

Nala e Simba são amigos desde que eram crianças. Quando já são adultos, suas vidas se cruzam quando ela tenta caçar o Pumba e Simba aparece para defendê-lo. Ambos percebem quem é o outro e Nala mostra a Simba que seu reino precisa dele. Após isso, ela volta para ajudar Simba a recuperar seu reino e, eventualmente, se torna sua parceira e mãe de sua filha.

A Sabedoria de Rafiki

Rafiki

Rafiki é, sem dúvidas, um dos personagens mais peculiares do filme. Ele é um xamã responsável por ligar o protagonista à sua herança real, batizando Simba e a filha dele. O mistério que cerca a figura de Rafiki é parte da encantadora contribuição que ele dá à trama, pois é ele quem sente que o verdadeiro rei ainda está vivo, e o guia para que Simba veja o pai no firmamento e, assim, vença.

Conteúdo interessante

Avaliando o Filme O Rei Leão (1994)

A Jornada de Simba desde o Reino de Mufasa até a Idade Adulta

O sol nasce e a selva desperta. Uma variedade de espécies se reúne e canta, lideradas pelo rei Mufasa acompanhado de Sarabi e do filhote Simba. Um ritual é realizado por Rafiki, o xamã, para que o novo príncipe seja apresentado ao seu povo e todos os animais se reunem em celebração.

Assistimos à infância de Simba enquanto o seu pai lhe ensina os ensinamentos para que, um dia, ele possa ser rei.

O tempo de um reinado se levanta e se põe como o sol. Um dia, o sol vai se pôr com o meu tempo aqui e vai se levantar com o seu como rei.

Desde o topo de uma colina, o Rei Simba guiou o filho através da imensa extensão do reino, destacando que "tudo o que o sol toca" era dele. No entanto, advertiu-o sobre um lugar que ele nunca deveria visitar, o escuro “Cemitério de Elefantes”. O jovem Simba, cheio de curiosidade e coragem, não hesitou quando Scar o desafiou a ir ao cemitério, afirmando que “apenas os leões mais destemidos vão até lá”.

Zazu acompanha Simba e Nala em sua aventura, tentando avisar que o risco de serem comidos por hienas é iminente - pois o tio de Simba montou uma armadilha. No entanto, o menino desvaloriza os alertas do mordomo do rei.

Perigo? Eu rio na cara no perigo.

Ao se ver obrigado a salvar Simba e Nala, Mufasa aproveita a oportunidade para ensinar uma lição para seu filho, explicando que ser valente não significa buscar problemas. Ele admite que até mesmo reis têm medo. Provavelmente, pressentindo que seu fim estava próximo, Mufasa fala para Simba que os reis que morrem vão para o céu e que um dia ele também estará lá.

Simba sofreu uma perda trágica ao perder seu pai, mas carregou consigo os ensinamentos que aprendeu durante sua criação. Ao longo do filme, nota-se o impacto que isso teve na personalidade do protagonista.

Scar's Betrayal: Inspired by Hamlet?

Depois que O Rei Leão foi lançado, diversos espectadores notaram a similaridade com a célebre tragédia de William Shakespeare, Hamlet. A Disney, então, confirmou que a peça teve influência na produção.

Em Hamlet, o antigo rei, Mufasa, surge como um fantasma para guiar o príncipe em seu caminho de vingança contra seu tio, Cláudio, que havia envenenado o rei para tomar o trono.

Na história, o protagonista é apresentado como louco e exilado. A diferença entre a animação da Disney e a peça de Shakespeare é que, no final, o herói não sai vitorioso.

Scar segurando uma caveira

"Sei o que é o ser, mas não o que é o não-ser". A famosa cena de Hamlet é o monólogo existencialista, onde segura um crânio e fala as palavras icônicas: "Sei o que é o ser, mas não o que é o não-ser".

Ser ou não ser, eis a questão.

Scar, o vilão da animação, está falando consigo mesmo com um crânio de animal preso na pata. Isso parece confirmar uma referência a Hamlet. A passagem em questão, assim como várias outras, nos dá acesso aos pensamentos do personagem.

"Oh, o poder de ser o rei!" Scar surge pela primeira vez no filme, prestes a devorar um rato e proclamando sua inveja pela força e poder do irmão. "Oh, o poder de ser o rei!" diz ele. Está claro que Scar vive nas sombras, cobiçando a autoridade do irmão.

A vida não é justa, não é, amiguinho? Enquanto uns nascem para o banquete, outros passam a vida na escuridão, implorando por restos.

Scar odeia Mufasa e Simba, e, disfarçando sua maldade, armou armadilhas para prejudicá-los. Sua falta de integridade fica clara em sua frase: "é melhor não me dar as costas".

Scar mata Mufasa

- Irmão, me ajude!

- Vida longa ao rei!

Mufasa está pendurado inseguro na ribanceira, pedindo ajuda ao seu irmão Scar. Sem hesitar, Scar empurra o rei e convence o jovem príncipe de que aquela tragédia foi culpa dele. O cruel irmão manda Simba fugir sozinho.

A Força da Amizade: Timão e Pumba sem Problemas

Simba está destruído com a perda do seu pai, se sentindo completamente perdido e culpado. Ele encontra-se caído no chão, rodeado por urubus, quando Timão e Pumba passam por ali e o encontram.

Apesar de pensarem duas vezes, devido à presença do leão, eles decidem ajudá-lo. Diferentemente dos habitantes de Pedra do Rei, Timão e Pumba não fazem parte de uma sociedade com regras estruturadas e cargos específicos.

Você é um rejeitado? Que legal, nós também!

Os amigos caminhavam isoladamente, enquanto seguiam seu destino, encarando a vida como um grande desafio. Após notarem que Simba havia sido deixado para trás, decidiram acolhê-lo e ensiná-lo a viver conforme sua visão de mundo.

Apresentando-lhe que poderia viver "a boa vida, sem regras ou responsabilidades", os amigos de Simba lhe mostram que existe outro modo de ser feliz, diferente do que ele imaginava. Dessa forma, o leão tem a chance de abandonar o passado e parar de sofrer.

Quando o mundo vira as costas para você, você vira as costas para o mundo.

Apesar de o modo de vida Hakuna Matata possa parecer uma tentativa de esquivar-se dos problemas, Timão e Pumba salvaram a vida de Simba, mostrando que existem outras maneiras de lidar com as dificuldades.

Após o terrível trauma e a sensação de culpa pela morte de Mufasa, o protagonista encontra na amizade e na positividade de seus companheiros a esperança necessária para recuperar a sua felicidade infantil. Ao crescer com tamanha força, ele se preparava para assumir seu destino real.

Aprendendo sobre Poder e Responsabilidade

Ao contemplar as estrelas com seus bons amigos Timão e Pumba, Simba é inundado por recordações tristes de seu pai. Apesar de tentar viver o presente, o passado o persegue incessantemente.

Quando Nala tenta caçar Pumba, Simba intervém imediatamente. Ao se reconhecerem, é evidente que eles se apaixonam instantaneamente. Pumba, então, diz: "Domado está o leão".

Simba e Nala

Nala tem a responsabilidade de caçar para o grupo, partilhando a comida com Scar e as hienas. De forma clara, ela alerta ao verdadeiro rei que o seu povo está a sofrer perigos e passando fome devido às más condições de gestão do seu tio.

Ao reencontrar sua amada, ele se lembrou do destino a que prometera seguir quando criança: tornar-se rei. Contudo, naquele momento não se sentia preparado para assumir tal responsabilidade.

Mufasa ensinou ao seu filho que ser um bom rei é muito mais do que seguir sua própria vontade. Ele tinha grande apreço por todos os animais que viviam em harmonia e equilíbrio. Com essas lições, Simba começou a entender o que era preciso para se tornar um líder.

Scar é caracterizado como preguiçoso, autoritário e irresponsável. Para solidificar sua posição de poder, ele se alia às hienas, que são temíveis e aproveitadoras. Na canção Se Preparem, ele se coloca em um pedestal e profere um discurso que lembra aquele de um grande ditador.

Simba é instruído a defender seu povo e sua terra, e assim, ele ouve o que Nala diz e reconhece que precisa voltar para enfrentar o seu tio.

- Para quê se preocupar?

- Porque é sua responsabilidade.

Eternidade da Família e da Memória

Quando Rafiki descobre que Simba está vivo, parte em busca de seu encontro com o rei. Ao chegar ao destino, o xamã lança a pergunta: "Quem é você?". Sem perder tempo, responde por Simba: "É o filho de Mufasa". O jovem fica surpreso com a resposta, mas é guiado por Rafiki até a presença de seu pai.

Rafiki conversa com Simba.

Mufasa prometeu ao filho que estaria sempre no céu para guiá-lo, partilhando a história que o seu pai lhe ensinou. Por isso, as gerações de leões acreditam que os "grandes reis do passado estão nas estrelas", encarando assim a saudade dos que já se foram.

Rafiki revela a Simba o seu reflexo no lago e declara: "e ele vive em você". O que seu pai lhe ensinou deve ser utilizado como uma bússola quando enfrentar momentos de incerteza.

O filme expressa de maneira emocionante a forma como a memória das pessoas que amamos nos acompanha e nos guia ao longo de nossas vidas.

Fantasma de Mufasa aparece no céu.

Você esqueceu de mim! Você esqueceu quem você é!

O espírito de Mufasa surge entre as estrelas, relembrando a Simba que ele precisa aprender com o passado, em vez de fugir. A conversa com o pai motiva o protagonista a voltar, aproveitando o exemplo do pai como inspiração.

Explorando a Mensagem do Filme O Rei Leão

O Rei Leão é uma fonte inesgotável de ensinamentos. A natureza e as relações entre os animais são mostradas de forma clara, e também são transmitidos exemplos de coragem, superação e a relevância das amizades e da família. É um dos grandes clássicos da Disney.

Durante sua jornada, Simba não é capaz de conquistar nada sozinho; é necessária a contribuição de seus companheiros. Com isso, o filme nos provoca a pensar sobre questões como comunidade, autoridade e poder.

Simba vendo o seu reflexo.

A jornada de Simba é a parte mais cativante da história, e isso tem encantado o público desde há muitos anos. Desde a criança nos braços de Rafiki, até o herói que libertou a Pedra do Rei das garras de Scar, vimos a trajetória de Simba evoluir incrivelmente.

Durante o caminho de Simba, houveram diversos tropeços, lutas e dúvidas existenciais. Talvez esse seja o passo mais importante para se tornar um adulto. Assim, Simba é um exemplo do espírito jovem e as lutas que enfrentamos em nossa adolescência.

"O que realmente importa é o que está aqui dentro (apontando para o coração). No momento conclusivo da película, os aconselhamentos de Mufasa ecoam em nossas mentes: "O que vem de dentro é o que realmente importa (apontando para o coração)".

Você tem que ocupar o seu lugar no ciclo da vida.

Com O Rei Leão, nossas crianças aprendem uma lição valiosa: temos que ter o orgulho de quem somos e não podemos nos esconder. Ao mesmo tempo que sentimos medo, tememos o fracasso ou receios de sermos rejeitados, é necessário enfrentarmos os desafios e buscarmos nosso espaço no mundo.

Live-Action Adaptação do Rei Leão (2019)

Em 2019, o remake do longa-metragem animado, dirigido por Jon Favreau e com roteiro adaptado por Jeff Nathanson, foi lançado pela Walt Disney Pictures.

Os cinemas do mundo inteiro têm sido invadidos por fãs ansiosos para ver o mais novo filme, que apresenta dublagens e trilhas sonoras empolgantes, feitas por artistas famosos como Beyoncé, Donald Glover, IZA e Ícaro Silva na versão brasileira.

Você já viu o filme? Estamos ansiosos para saber!

Criação de Cartaz e Ficha Técnica

Poster do filme O Rei Leão, 1994.

Rob Minkoff e Roger Allers

James Earl Jones, Jeremy Irons, Matthew Broderick, Nathan Lane e Ernie Sabella são alguns dos famosos atores.

Paulo Flores, Jorgeh Ramos, Garcia Júnior, Pedro de Saint Germain e Mauro Ramos são nomes que fazem parte desta lista.

Descubra a Cultura Genial no Spotify

A trilha sonora é um dos elementos chave a serem mencionados em comparação entre o clássico de 1994 e o remake de 2019. Ambos têm trilhas sonoras incríveis que certamente contribuem para a atmosfera do filme.

Reunimos as melhores músicas das duas versões, inglês e português, na playlist do Spotify e conta com artistas como Elton John, Beyoncé, IZA e Ícaro Silva, dentre outros.

Se você gostou do artigo, não deixe de conferir o que temos para oferecer.

Rebeca Fuks
Escrito por Rebeca Fuks

É graduada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010), possui mestrado em Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) e doutorado em Estudos de Cultura pelas Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Universidade Católica Portuguesa de Lisboa (2018).