Análise e Resumo do Filme O Poderoso Chefão


Escrito por Rebeca Fuks

Consagrado como um dos mais renomados filmes de todos os tempos, O Poderoso Chefão, de Francis Ford Coppola, foi lançado em 1972 e se tornou um ícone da cultura pop. Esta obra-prima do gênero de crimes foi bem recebida tanto pelo público quanto pela crítica, que aclamaram sua produção e seu enredo.

Baseado no livro de Mario Puzo, o enredo se passa na década de 1940, nas ruas de Nova York. Todos os olhos estão voltados para Don Corleone, um mafioso de grande influência.

À medida que o estado de saúde do patriarca se deteriora, a família precisa se unir para sustentar o poder e enfrentar seus adversários.

Aviso: a partir daqui, você vai descobrir detalhes que podem estragar a surpresa do enredo!

Elenco e Personagens Principais

é o chefe de uma grande família italiana. Marlon Brando interpreta o papel de Vito Corleone, líder de uma família italiana de destaque.

O Don da família Corleone, o patriarca, encontra-se com a saúde em declínio. Assim sendo, ele tem a tarefa de escolher quem ocupará seu lugar à frente da organização criminosa.

se torna o chefe da família Corleone em "O Poderoso Chefão". Em "O Poderoso Chefão", Michael Corleone (Al Pacino) ascende ao cargo de chefe da família Corleone.

O jovem é o filho mais novo da família e um antigo herói de guerra; no entanto, ele costuma evitar se envolver nos assuntos da família. Contudo, quando a situação exige que ele defenda seus entes queridos, ele acaba mudando de ideia.

é o filho de Vito Corleone (Marlon Brando). O personagem Sonny Corleone, vivido pelo ator James Caan, é o filho do personagem Vito Corleone, interpretado pelo ator Marlon Brando.

Sonny era impetuoso e imprevisível e foi designado para suceder seu pai no trono, mas acabou falecendo de maneira precoce, vítima de uma armadilha.

é a filha mais velha do patriarca da família Corleone, Don Vito Corleone (Marlon Brando). Talia Shire interpreta Connie Corleone, a filha mais velha de Don Vito Corleone (Marlon Brando), patriarca da família Corleone.

No começo do filme, a filha e irmã dos Corleone se casa. Infelizmente, sua vida matrimonial está marcada por violência, infidelidade e a falta de punição contra seu marido.

é uma mulher independente que luta para encontrar seu lugar na vida. Kay Adams (interpretada por Diane Keaton) é uma mulher forte e autônoma que busca descobrir seu lugar no mundo.

Após anos de espera, a namorada de Michael se casou com ele e se tornou a esposa de um chefe da máfia. Ela não estava familiarizada com este novo mundo, mas rapidamente se adaptou aos novos deveres e responsabilidades.

é o conselheiro do personagem de Brando. Robert Duvall interpreta Tom Hagen, o conselheiro de Don Vito Corleone (personagem de Brando).

Tom, advogado e conselheiro de Vito, permanece fiel aos Corleone até ao último momento.

O Pai realiza Bençãos no Casamento de sua Filha

O discurso que deu início à trama foi o do dono de uma agência funerária, que se dirigiu a Vito Corleone para solicitar ajuda em sua busca por justiça. Uma gangue havia espancado sua filha adolescente, mas todos os suspeitos foram libertados durante o julgamento. O pai, então, decidiu recorrer à máfia para conseguir a vingança que tanto desejava.

Ao chegar à presença do "Poderoso Chefão", são explicadas suas regras: exigência de amizade e respeito daqueles que procuram auxílio. Quando aquele homem beija sua mão e o trata como "padrinho", ele satisfaz o pedido, porém avisando que, eventualmente, cobrará o favor concedido.

O casamento de Connie, filha do Don, é um marco significativo para a cultura siciliana. Como explicado, não é possível para um siciliano recusar qualquer pedido de casamento para a filha.

Casamento de Connie Corleone

A família reunida e numerosa cantava e dançava nos braços dos convidados durante a celebração. Johnny, o cantor de grande sucesso que Vito teve o privilégio de afilhar, era o grande destaque da festa.

Michael, o filho mais novo, apresentou sua namorada, Kay, para o restante da família. Ele confidenciou que o sucesso de sua carreira como cantor foi impulsionado pelo seu pai, que usou a violência para salvá-lo de uma situação de contrato desvantajosa. Embora Kay tenha ficado assustada com a informação, o antigo soldado garantiu que ele nunca seria igual aos outros membros da família.

Johny chega ao escritório de seu padrinho, Vito Corleone, com a voz fraca e o rosto lavado de lágrimas. Ele implora por ajuda para ter o papel principal em um filme que será gravado. Vito Corleone, após bater no rosto do garoto, garantiu que iria resolver o problema.

Don recebendo os pedidos

Vou fazer uma oferta que ele não vai poder recusar...

Tom, o advogado e conselheiro da família, foi enviado para falar com Wolt, dono do estúdio e responsável pelo filme. Ele ofereceu amizade e lealdade, mas Wolt recusou, revelando que odeia o cantor devido a uma experiência com uma mulher de seu passado.

Na manhã seguinte, Wolt acordou com uma alerta para sua segurança: a cabeça de seu cavalo favorito no meio dos lençóis. Compreendendo o aviso ameaçador da família, ele contratou Johnny para protegê-lo.

Enfrentando Novos Inimigos e Evitando Armadilhas para o Don

A influência de Vito Corleone no mundo do crime vem principalmente dos seus influentes contatos políticos e o suborno da polícia. Contudo, isso foi colocado em questão com a chegada de Sollanzo, um narcotraficante turco pedindo proteção da família.

Ao encontrar-se com Sollanzo, Don recusa se juntar ao tráfico. Isto faz com que Vito compreenda que acabou de ter um novo adversário de grande perigo, pelo que manda Luca à sua procura.

Tudo saiu errado: Luca acabou assassinado, Tom foi sequestrado e Don Corleone ficou exposto a um perigo de vida, caindo numa armadilha. Quando ele foi à banca comprar laranjas, foi alvejado por vários tiros nas costas.

Vito Corleone é atacado.

"Não deixe de cumprir sua parte do acordo". Ao sair do cinema, Michael e Kay viram a manchete de um jornal, anunciando que o pai tinha sido atacado. Michael correu para encontrar os seus irmãos, enquanto o turco decidiu libertar Tom, a condição de que o conselheiro ajudasse-o com o negócio. Ao despedir-se, Sollanzo disse: "Não esqueça de cumprir sua parte do acordo".

Não gosto de violência, eu sou um homem de negócios.

Reunidos na mansão do clã, todos aguardavam ansiosamente por notícias. Então, ao receberem uma encomenda misteriosa contendo um peixe, compreenderam que aquilo significava uma “mensagem siciliana”, indicando que o corpo de Luca havia sido jogado no mar.

Michael é forçado a terminar o relacionamento com Kay, mas requer que ela o espere. Quando visita seu pai no hospital, descobre que o lugar está desprotegido, uma vez que a polícia foi corrompida por um grupo diferente.

Michael Corleone Busca Vingança

Ao ver o seu pai, Don Corleone, frágil na cama de hospital, Michael foi tomado por um instinto protetor. Decidiu então, assumir a responsabilidade da situação. Apesar de ter sido agredido pelo chefe da polícia, Tom interveio e resolveu o problema.

Ao voltar, Michael descobre que Sonny iniciou uma guerra contra as outras famílias, guiado por sua raiva e desejo de vingança. Assumindo o lugar de seu pai, ele não estava preocupado em pensar nas consequências de suas ações. Compreendendo esse sentimento, mas decidido a evitar um conflito ainda maior, Michael elabora um plano para tentar deter Sonny.

A ideia logo é ridicularizada pelos companheiros. Apesar de ser um herói do exército e ter frequentado a faculdade, eles acham que ele não é o tipo de pessoa que se tornaria um bandido, pois parece mais calmo e racional que os outros.

Vingança de Michael

Após uma longa discussão, Michael acabou convencendo o grupo a aceitar uma reunião com Sollanzo e o chefe da polícia num local público. Seu plano era descobrir esse lugar com antecedência, esconder uma arma por lá e matar os dois.

Os Corleone planejaram meticulosamente cada etapa da missão e, felizmente, ela foi um sucesso. Deram um golpe duplo aos seus inimigos, garantindo que a ligação entre a polícia e o cartel fosse divulgada. Graças aos seus contatos na imprensa, conseguiram manipular a opinião pública a seu favor.

Após cometer o delito, Michael foi obrigado a partir de repente, sem sequer se despedir de sua mãe. Dessa maneira, ele se vê profundamente mergulhado nos problemas e nos crimes cometidos por seu clã.

Quer saber mais? Veja

Michael Se Esconde Após a Morte de Sonny

Vito foi recebido por familiares de diferentes gerações, quando voltou do hospital. Seus associados contaram com detalhes os acontecimentos sobre Michael, para tranquilizá-lo de que ele estava seguro. Essas movimentações desencadearam uma série de conflitos entre as cinco famílias da máfia de Nova York, desencadeando uma verdadeira guerra.

Fredo, o mais velho dos irmãos Corleone, é enviado para um cassino em Las Vegas, onde ficará sob proteção. Enquanto isso, Sonny assume o controle e despreza os conselhos de manter a paz. Quando Connie, irmã de ambos, sofre violência doméstica, ela liga para Sonny pedindo ajuda. O gângster sai de viagem para salvá-la, mas é alvo de uma emboscada e assassinado no caminho.

Michael vê o carro explodindo

Escondido em uma vila italiana, Michael teve que se manter em um estilo de vida simples e anônimo para evitar seus inimigos. Logo depois de chegar, ele se apaixonou por Apollonia e se casou com ela.

Após a descoberta da sua identidade, a esposa de Michael é atacada e morre na sua frente. A notícia trágica da morte do irmão movimenta-o para a decisão de regressar para casa e ajudar o pai.

Vito Reúne as Cinco Famílias

Vito se desespera com o assassinato de Sonny e começa a chorar. Com medo de que aquilo desencadeasse uma guerra entre conspiradores, ele opta por evitar a investigação e a vingança. Em vez disso, ele convoca as principais figuras da máfia na cidade para uma reunião das cinco famílias, na esperança de que isso garantiria o fim do conflito.

Propondo que se trate de uma batalha inútil, na qual seus filhos estão perdendo, eles decidem reunir-se em volta de uma mesa para chegar a um acordo e estabelecer a paz. Durante a conversa, eles trocam argumentos sobre o assunto.

Reunião das cinco famílias

Coleone e outros presentes acreditam que o tráfico de drogas será a ruína da máfia e fará com que percam sua influência política. No entanto, a maioria vota a favor do comércio, discutindo sua moralidade, bem como os locais e condições em que isso poderá ocorrer.

Vito, forçado a concordar, jura pela alma dos netos que não vai desrespeitar o acordo. Mesmo assim, ao conversar, ele tem a perspicácia para notar que Don Barzini foi o responsável pela emboscada que vitimou Sonny. Ele, experiente, sabe que não vai demorar muito para ter de se enfrentarem de novo.

A Queda de um Don e a Elevação de Outro

"Eu não sou meu pai". Quando Michael e Kay se reencontram, ele relata que foi forçado a assumir o lugar de seu pai, Vito Corleone, pois este estava cada vez mais fraco. No entanto, ele assegura que isso não durará por muito tempo. Apesar de reconhecer os erros de Vito, ele afirma que não pode ser responsabilizado por eles: "Eu não sou meu pai".

Meu pai não é diferente de nenhum outro homem poderoso.

Vito propõe casamento a Kay para legalizar a situação da família e, em pouco tempo, une-se a ela, gerando um filho. Durante seu último período de vida, ele alerta o sucessor que Barzini o perseguirá e um dos seus amigos o trairá.

Ele expressou suas emoções durante a conversa, confessando não desejar que seu filho vivesse aquela vida. Ele se sentiu responsável por ter que zelar por todos.

Última cena de Vito Corleone

O antigo Don sofreu um ataque fulminante enquanto brincava com um de seus netos entre as laranjeiras de seu jardim, infelizmente acabou falecendo na hora. Com isso, todos juram lealdade a Michael, sendo que ele decidiu escolher o cunhado, Carlo, para ser seu conselheiro, o que foi encarado com alguma estranheza pelo grupo.

Depois, ele viaja para Las Vegas e encontra-se com seu irmão e Moe Green, dono de um cassino que ele deseja adquirir. Para isso, faz uso de uma das suas "propostas irrecusáveis".

Funerais, Batismos e o Fim da Guerra

A despedida de Vito foi marcada por uma multidão de carros, flores e pessoas. Esta cena marcou o status do homem e até o rival, Barzini, foi prestar suas homenagens. Tessio, ex-socio dos Corleone, foi usado para tentar marcar um encontro com o falecido.

Ao perceber que Tessio estava pronto para traí-lo por dinheiro, Michael decidiu que o encontro final seria depois do batismo do sobrinho de Connie, que aceitou apadrinhá-lo. Durante a cerimônia, Michael estava rodeado por testemunhas, e, enquanto isso, todos os seus inimigos eram assassinados.

Michael é o novo Don

Carlo é separado dos outros quando acusado de conspirar para o assassinato de Sonny. Connie desaba em prantos, gritando que seu irmão é um assassino. Kay, a esposa, presencia toda cena e questiona se a declaração é realmente verdade. Então, Carlo é baleado.

Michael negou e manteve a postura de homem de negócios, tornando-se dono de um cassino anteriormente pertencente a Moe Green. Ela ficou aliviada e disse que o amava, mas na cena final, vimos a porta se fechando na cara dela e os "afilhados" beijando a mão do novo Don.

Importância e Abordagem de Assuntos Principais no Filme

O Poderoso Chefão foi aclamado pela crítica mundial e recebeu o Oscar de Melhor Filme em 1973. O que mais impressionou ao comparar com os filmes de crime de sua época é o modo humanizado de contar a história de seus bandidos. Além das cenas de violência, também são mostradas o amor, o choro, o luto e o medo dos personagens.

O livro segue a vida de uma família de imigrantes italianos, preenchendo suas páginas com o som das músicas tradicionais, as alegrias das festas típicas e os hábitos que compõem a cultura italiana. Incluindo até mesmo uma receita típica para preparar almôndegas, o livro oferece ao seu público um passeio pela cultura da Itália.

Nesta obra, é possível deparar-se com valores contrastantes, tais como proteção, violência, amizade e traição. Ao mergulhar profundamente nesse universo, é possível ter acesso a todas essas características.

Lealdade à Família Acima de Tudo

A família Corleone é mantida unida principalmente pelo seu código de conduta rigoroso. O patriarca, Vito, é o mais velho e todos lhe prestam obediência, demonstrando o seu respeito por ele com o beijo no anel que usa como símbolo de autoridade.

Ele acredita que o bem-estar e a união Familiar são mais importantes do que todos os negócios e crimes. Em muitas ocasiões, ele recorda aos seus filhos para que não confiem em ninguém que não esteja ligado por laços de sangue. Até mesmo seu genro, Carlo, é mantido fora de todas as operações por algum tempo.

Um homem que não se dedica à família jamais será um homem de verdade.

Os afilhados do Don são tratados de maneira especial, pois é uma relação sagrada, muito próxima, para os italianos. O filme enfatiza o valor dessa promessa, e o mafioso não se limita em cumprir os pedidos recebidos.

O Poderoso Chefão defende que, para solicitar algo a alguém, é preciso estar disposto a demonstrar lealdade em retribuição.

Assumindo Responsabilidade para Alcançar o Poder de Transformação

Num cenário de violência, insegurança e desconforto, a obra acompanha os esforços dos Corleone para preservar o seu poder e influência. Também destaca a trajetória de Michael Corleone, que de um antigo soldado, não deseja envolver-se nos negócios familiares. Ele é o anti-herói emblemático da narrativa.

Contando histórias sobre seu pai para Kay, sua namorada de juventude, ele deixou claro que não pretendia seguir o mesmo caminho.

Isso é a minha família... Não sou eu.

Ele estava ciente de que não era o que esperavam dele, mas mesmo assim aceitou o papel de protetor da família. Na aceitação desse papel, vinha a pressão de corresponder ao estereótipo de bandido. Num ambiente onde a masculinidade tóxica era predominante, era desprezado por ser romântico ou por ter estudado na universidade - o que lhe davam a aparência de fraco.

Vito Corleone observou as mudanças no seu filho como ele se tornava "chefe" da família e assumia a responsabilidade de cuidar de todos. Naquela organização patriarcal, todos dependiam dele para sobreviver, tornando-o necessariamente vigilante. Ao conversar com seu filho, Vito lamentou que ele tivesse herdado esse peso do poder, sem poder se descuidar.

Embora Kay se tenha apaixonado pelo jovem idealista, acaba casada com o novo Don Corleone. Deixada de fora das conversas importantes, ela também se vê obrigada a mudar. Na cena final, enquanto os "sócios" beijam a mão de Michael, revelando que ele se tornou um criminoso, Kay escolhe ignorar a situação.

Significado das Laranjas em O Poderoso Chefão

A presença das laranjas é evidente em vários momentos importantes do longa: o casamento, a emboscada contra o Don, a reunião das famílias e a trágica morte de Vito Corleone são algumas das passagens.

Apesar de os produtores ter declarado que a decisão de tornar o céu laranja foi estética, de forma a adicionar cor às imagens, os espectadores interpretaram de maneira diversa. Dado que a laranja está associada ao alimento e, por conseguinte, à vida, também se pode interpretar como um símbolo de morte e regressar à terra.

Ainda acreditamos que esta é uma referência ao que colheríamos no futuro devido a todas as ações realizadas pela família.

O Poderoso Chefão: Parte II

O Poderoso Chefão II (1974)

Michael havia se tornado um Don maduro e experiente no segundo filme da trilogia, e estava determinado a expandir seu império para alcançar outras regiões do país. Ele buscava aumentar seu "negócio" a qualquer custo.

Enquanto seguimos a história, somos apresentados à infância de Vito na Itália, seu embarque para os Estados Unidos e os motivos que o levaram a entrar no mundo do crime.

O Terceiro Poderoso Chefão (1990)

O Poderoso Chefão III (1990)

No último filme da saga, passado no final da década de 70, Michael Corleone está envelhecido e encontra ao longo da trama um possível sucessor para o seu legado: Vincent Mancini, um filho ilegítimo de Sonny. Apesar de estar sendo ensinado a assumir o controle da família, Vincent parece ter outros planos em mente.

Depois de 30 anos, o longa foi lançado novamente com uma versão renovada em 2020. Algumas partes foram reorganizadas ou excluídas, reduzindo-o em 6 minutos. A nova montagem recebeu a aprovação de muitos espectadores.

Detalhes Técnicos e Poster do Filme

é um filme estadunidense de 1972 dirigido por Francis Ford Coppola. É estrelado por Marlon Brando e Al Pacino. O Poderoso Chefão (Brasil), dirigido por Francis Ford Coppola em 1972, possui Marlon Brando e Al Pacino como estrelas. Esta produção estadunidense é um dos clássicos mais famosos da história do cinema.

Em março de 1972, ocorreu a primeira exibição internacional do filme, enquanto no Brasil a estreia ocorreu em julho de 1972.

O Poderoso Chefão

Rebeca Fuks
Escrito por Rebeca Fuks

É graduada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010), possui mestrado em Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) e doutorado em Estudos de Cultura pelas Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Universidade Católica Portuguesa de Lisboa (2018).