Descobrindo O Iluminado: Explicações e Curiosidades


Escrito por Carolina Marcello

"O Iluminado", baseado no livro homônimo de Stephen King, é um filme de suspense que se destaca entre os demais.

Em 1980, o célebre diretor Stanley Kubrick lançou o filme, que contou com a indelével atuação de Jack Nicholson no papel principal.

Jack Torrence, um ex-professor e aspirante a escritor, aceita o emprego de zelador do majestoso Hotel Overlook durante o inverno. Ele leva sua esposa, Shelley Duvall, e seu filho de habilidades psíquicas, Danny Lloyd, para ficar com ele durante 5 meses no local.

À medida que o tempo passa e o isolamento de Jack se intensifica, sua luta contra o alcoolismo deixa-o cada vez mais agressivo e acontecimentos inexplicáveis passam a ocorrer.

Aviso: este artigo contém informações que podem estragar a experiência de leitura para aqueles que ainda não leram. Leia por sua conta e risco!

Entendendo O iluminado

Esta longa-metragem de terror psicológico incorpora algumas teorias em sua trama.

Jack lida com o alcoolismo e o isolamento, o que o impede de se aproximar da família e realizar o sonho de ser escritor. Esta situação pode ser interpretada como uma metáfora representada no filme.

Assim, sucumbe à um estado mental e espiritual atormentado, levando-o à loucura.

Qual é o Significado de Jack Aparecer na Fotografia de 1921 na Parede do Hotel?

Em seu desfecho, o protagonista pode ser visto em uma fotografia pendurada na parede do hotel, mostrando-o como parte de uma comemoração de 1921, apesar de quase ter cometido um assassinato contra sua própria família.

Curiosamente, a trama desse filme se passa no fim dos anos 70, aproximadamente na mesma época em que ele foi lançado.

o iluminado foto final em preto e branco com Jack Torrence em 1921

Jack tem a impressão de que já conhece o hotel desde a primeira vez que o visitou. Ele acredita que a sua alma é a reencarnação de um de seus antepassados e que por isso possui uma forte conexão com o local. Quando ele fala com sua esposa, ele expressa esta sensação de familiaridade com o lugar.

Delbert Grady - O Garçom

Ao entrevistar Jack, o gerente lhe informou que alguns candidatos haviam hesitado em aceitar o cargo.

No passado, Charles Grady aceitou o emprego de gerenciar o hotel Overlook. Contudo, infelizmente, isso acabou em tragédia. Grady enlouqueceu e cometeu o terrível ato de matar suas duas filhas, sua esposa com um machado e, posteriormente, se suicidou através de uma espingarda.

Jack Torrence não foi intimidado pelo fato; ao contrário, ele mostrou curiosidade sobre o que havia acontecido.

Jack se confunde ao ouvir o espírito do Delbert Grady lhe contar que tinha duas filhas - ele se pergunta se o homem era o zelador responsável pelo assassinato da mulher e das meninas.

o iluminado, cena com garçon Grady

O garçom confirmou que o zelador sempre foi Torrence, deixando claro a relação espiritual de Jack com o hotel. Isso o impulsionou a cometer os assassinatos.

Charles Grady, o assassino das meninas e da mulher, era nada mais nada menos que uma reencarnação de Delbert Grady, o garçom. Podemos concluir isso aqui.

Algumas pessoas que trabalhavam no hotel se viam tão envolvidas nas energias malignas do lugar que elas passavam para as gerações seguintes o seu desequilíbrio mental.

A Mulher no Quarto 237 e a Banheira

O quarto 237 é repleto de mistérios e causa medo só de olhar. Danny, que possui poderes especiais, percebe que um terrível incidente aconteceu ali. Contudo, ele se sente atraído pelo lugar e, em determinado momento, o menino entra e sai de lá com o pescoço marcado como se tivesse sido estrangulado.

Jack, então, visitou o quarto. Lá, ele avistou uma mulher de beleza incomparável, nua, dentro da banheira.

A mulher se levantou e se aproximou de Jack, mas ele percebeu que ela havia mudado. Para sua surpresa, ela agora apresentava o corpo de uma senhora caquética com manchas de decomposição na pele. Quando se beijaram, Jack notou o cheiro do seu estado de putrefação.

mulher da banheira de O iluminado

O livro que originou o filme afirma que a figura feminina era o espírito de uma mulher que cometeu suicídio naquela banheira.

Existe também a ideia de que a famosa porta vermelha simboliza o poder de atração magnética que o hotel tinha sobre Jack, bem como o caráter nocivo reinante no local.

Quem é o Indivíduo Iluminado?

A primeira vez que Danny visitou o hotel com seus pais, ele conheceu Dick Hallorann, o cozinheiro. Durante a conversa, Hallorann percebeu que Danny possuía habilidades especiais e capacidade de ter visões.

o iluminado, cena de Danny e o cozinheiro

Dick, que possui dons especiais, conversa com o menino e lhe diz que ele também tem essas habilidades. O homem então avisa que o garoto não deve entrar no quarto 237.

Banho de Sangue

O gerente informou logo no início da trama que o edifício havia sido construído sobre um cemitério indígena.

Alguns teorizam que a maldição do local pode estar ligada à sua construção, bem como ao terrível extermínio de povos originários que o governo norte-americano promoveu no século XIX.

A cena recorrente que mostra os corredores do hotel inundados de sangue pode estar associada à matança das civilizações indígenas, mas também pode refletir a “sede por assassinatos” do próprio hotel.

cena de sangue nos corredores de O iluminado

O que Sabemos Sobre Tony?

Danny conversa com Tony desde que começou a história. Segundo Danny, Tony é "um menino que mora em sua boca". A mãe acredita ser um "amigo imaginário". No entanto, logo se percebe que há alguma coisa mais profunda e sombria por trás desse comportamento.

Danny conversando com Tony em O iluminado

Ao longo da trama, Tony possuía o menino em várias ocasiões, fazendo com que ele entrasse em um transe e começasse a repetir a palavra "redrum", que é o termo murder escrito de trás para frente, com significado de assassinato. Isso mostra que Tony estava ciente de que o Hotel Overlook carregava muitos riscos e espíritos malignos.

No livro de Stephen King, descobre-se que o espírito de Tony é na verdade uma projeção da consciência futura de Danny Torrence, juntamente com seus poderes. É revelado também que o nome do garoto é Daniel Anthony Torrence, sendo Tony uma abreviação de Anthony.

Interessantes Fatos sobre "O Iluminado

Qual foi o motivo pelo qual Stephen King não aprovou o filme de Kubrick baseado em seu livro?

Em 1977, Stephen King se tornou um nome conhecido no mundo da literatura com o lançamento de seu romance de terror, The Shinning (O iluminado). Apesar de King já ter escrito dois livros anteriores, esse foi o seu que obteve maior sucesso.

Kubrick adaptou a história para o cinema em 1980, mas não seguiu a narrativa de King exatamente. Infelizmente, isso não agradou o escritor.

No começo do livro, o protagonista parece ser uma pessoa saudável. No entanto, ao longo da trama, ele vai sendo gradualmente levado à loucura.

Jack Nicholson entregou uma atuação incrível no filme, sendo que a sua presença intimidadora já é apresentada logo no começo. Por outro lado, o escritor menciona que a personagem Wendy, interpretada por Duvall, foi representada de forma muito passiva.

Explorando a Dinâmica entre Stanley Kubrick e os Atores em seus Bastidores

O diretor Stanley Kubrick tinha posturas rígidas em relação aos atores e era extremamente exigente nas filmagens. Para que as cenas ficassem exatamente como ele desejava, muitas vezes era preciso refilmá-las várias vezes.

Para conseguir a cena em que Jack dá machadadas na porta, cerca de três dias de gravação foram necessários, e mais de 60 portas foram usadas.

cena do machado em O iluminado

Shelley Duvall foi a atriz que mais sofreu durante as gravações. O diretor tratava-a de forma hostil e obrigava-a a repetir inúmeras vezes as cenas, com o intuito de que ela alcançasse uma verdadeira emoção e um estado de perturbação.

Danny Lloyd não foi poupado - ele acreditava estar participando de um filme de drama, em vez de terror.

O Iluminado e as Gêmeas

As duas meninas que aparecem para Danny são personagens que fizeram história. Em poucos segundos de cena, a imagem destas duas crianças uniformizadas, dando as mãos e convidando o garoto para brincar, marcou o imaginário do grande público.

as gêmeas de O iluminado

Atualmente, Louise e Lisa Burns, as atrizes que interpretaram o papel, vivem como advogada e cientista, não tendo seguido a carreira no cinema.

O diretor do filme pode ter se inspirado na fotografia intitulada Identical Twins, Roselle, de 1967, tirada pela famosa fotógrafa norte-americana Diane Arbus, para criar as gêmeas.

as gêmeas fotografadas por Diane Arbus

Saiba mais

Informações Técnicas

Carolina Marcello
Escrito por Carolina Marcello

Formou-se em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e possui mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes pela mesma instituição. Durante os estudos universitários, foi co-fundadora do Grupo de Estudos Lusófonos da faculdade e uma das editoras da revista da mesma, que se dedica às literaturas de língua portuguesa.