Dirigido por Luca Guadagnino em 2017, Me Chame Pelo Seu Nome é um filme que trabalha com temas de drama e romance.
James Ivory foi o responsável pela criação do roteiro, baseado no livro homônimo de André Aciman, que foi publicado há dez anos.
O filme adaptado foi extremamente bem-sucedido, encantando público e crítica com uma narrativa que desafia os paradigmas sociais. A história de amor exibida conquistou os corações.
Atenção: este artigo contém informações que podem revelar o final do filme!
Visão geral e trailer do filme
A trama narra a história de amor entre Elio, um jovem italiano, e Oliver, um estudante americano que visita o país. Com o passar do tempo, os dois vão se aproximando, mas inevitavelmente precisam se despedir.
Veja o trailer do filme a seguir:
Examinação de 'Me Chame Pelo Seu Nome'
Início da Estação de Verão
No verão de 1983, Oliver, um estudante universitário, chega em casa de seu professor, Mr. Pearlman. Esta é a primeira de suas férias sendo-lhe dada a tarefa de ajudar o professor com sua pesquisa.
Elio, o filho adolescente do professor, expressou sua desconforto em relação a ter que ceder seu quarto e as atenções da família ao desconhecido, referindo a ele como "o usurpador".
O americano exausto se deitou na cama de Elio, recusando qualquer cerimônia. Ele não queria jantar e pediu ao amigo que inventasse uma desculpa para sua mãe. Esse foi o primeiro segredo que compartilharam os dois.
Cenários Italianos
Numa vila com espaços verdes, longe da cidade, Elio e Oliver costumam pedalar até Crema para que os visitantes possam abrir contas bancárias.
Os dois desfrutam da beleza das paisagens italianas - dos campos, estradas, ruas estreitas e monumentos - enquanto se sentam sob o sol, conversando lenta e tranquilamente. É nesse momento que eles se conhecem pela primeira vez.
O filme retrata cenas corriqueiras do cotidiano, como a mesa de bar lotada de jogadores de cartas e a velhinha sentada na porta da casa, observando a estrada.
O Anseio Renasce
O olhar de Elio logo se voltou para o convidado. Apesar de a princípio ele ser visto como estranho e arrogante, os dois começaram a se aproximar aos poucos.
Conversando sobre música, livros e outros assuntos, Elio e Oliver se tornaram lentamente amigos. Entretanto, Elio não resistiu à tentação de observar Oliver, espionando-o enquanto trocava de roupa e admirando o seu corpo enquanto iam juntos para a piscina.
Durante uma festa, Oliver e uma amiga de Marzia dançam e se beijam. Elio, o namorado, observa triste e com ciúmes, o que o inspira a aumentar suas investidas com Marzia, pois deseja perder a virgindade.
Oliver pergunta ao americano: "Você está tentando que eu goste dela?". Embora incentive um romance entre os dois, a cada momento ele parece se tornar mais apaixonado pelo amigo.
Em segredo, Elio vai ao quarto de Oliver e deita na cama dele. A ação de cheirar as roupas de Oliver é a passagem na qual o personagem principal parece assumir seus sentimentos por ele. Seguimos Elio durante os dias que se passam, vendo suas ações e ouvindo seus silêncios.
O filme retrata um longo e gradual desenvolvimento de uma paixão que, de repente, se torna avassaladora e incontestável.
A Família de Elio: Uma História de Amor e Companheirismo
A família dos Pearlman é um exemplo de intelectualidade. O pai é professor de cultura greco-romana, a mãe domina três línguas, alemão, francês e italiano, e Elio é um talentoso pianista. Com tal ambiente, não se pode classificar a casa dos Pearlman como um lugar de repressão.
Tendo vários idiomas como sua base de comunicação, as pessoas deste núcleo multicultural podem discutir temas como arte, cinema, política, e muitos outros.
Pouco a pouco, os pais de Elio começam a notar seu interesse pelo visitante. Sem forçá-lo, ou deixá-lo desconfortável, eles transmitem ao filho a confiança de que ele está em um ambiente seguro.
Ao ver o casal homossexual de colegas acadêmicos saindo da casa de Pearlman, unidos e felizes, uma luz parece se acender no espírito do adolescente.
A mãe contribuiu e resolveu ler uma narrativa alemã que evidenciou uma semelhança com a paixão não revelada do jovem. Nela, havia um príncipe amando uma dama, mas ele não tinha coragem para confessar seus sentimentos.
Questionando a Narrativa:
É melhor falar ou morrer?
Os pais de Elio dizem para ele que ele pode compartilhar sempre conosco qualquer questão, com todo o cuidado e carinho.
Apesar da realidade de muitos adolescentes LGBT de serem rejeitados, Me Chame Pelo Seu Nome oferece um exemplo de como eles deveriam ser tratados: com aceitação e respeito.
A Magia do Primeiro Beijo
Após ouvir o relato de sua mãe, Elio achou a coragem dentro de si para declarar seu amor para Oliver. Ao visitarem a cidade, o jovem admite que ainda não conhece "todo o que realmente importa".
Oliver se mostrava nervoso; temendo a conversa, tentava evitar ao máximo. "Não podemos falar desse tipo de coisas", respondeu. Era possível ouvir o seu pensamento.
Apesar de tudo, Elio e o estrangeiro não abrem mão de seus passeios de bicicleta. Elio leva o visitante a um lago escondido, que costumava frequentar sozinho para ler.
Deitados na grama, apreciando o sol no rosto, permaneceram em silêncio. Por fim, o mais novo decidiu falar.
— Eu amo isso, Oliver.
— O quê?
— Tudo.
O sentimento de amor que já estava no ar há algum tempo, finalmente se revelou na forma de uma declaração sincera e envergonhada. Essa sinceridade se transformou em algo mais intenso e profundo, encerrando o segredo entre Elio e Oliver: ambos desejam se abraçar e se beijar com paixão e ânsia.
Um Amor Escondido
Oliver estava ciente de que, embora a família Pearlman fosse aberta, o ambiente dos anos oitenta ainda estava carregado de homofobia e preconceito. Por isso, ele preocupou-se que seu novo romance com Elio, de apenas 17 anos de idade, poderia lhe trazer problemas. Por essa razão, Oliver optou por se afastar e chegar em casa tarde da noite.
Triste e chamando-o de traidor, Elio se depara com a presença de Oliver. Marzia ainda estava apaixonada por ele e, no calor do momento, ele perdeu a sua virgindade. Apesar disso, Elio não conseguia esquecer Oliver e, então, eles trocaram bilhetes, marcando um encontro.
Ele e sua namorada passaram o dia inteiro observando o relógio, pois a hora marcada se aproximava. Quando finalmente chegou a noite, foi a primeira vez que os dois homens passaram juntos.
"Vamos fazer uma coisa legal hoje?". Na manhã seguinte, Oliver proferiu a famosa frase que dá nome ao filme: "Vamos criar algo divertido hoje?".
Me chame pelo seu nome e eu te chamarei pelo meu.
Eles vivem um romance em segredo, utilizando identidades diferentes e trocando nomes. Parece que neste momento, suas vidas se fundem e se tornam uma só.
A partir deste acontecimento, a atração entre Oliver e Elio se tornou cada vez mais óbvia. Eles não conseguiam mais reprimir o amor que sentiam, mas ainda não tinham coragem de demonstrar seus sentimentos em público, evitando se beijar ou segurar as mãos perto de outras pessoas nas ruas da cidade.
Dias de Amor e Carinho
O verão está quase acabando, e os pais dos rapazes têm uma surpresa. Eles sugerem que os dois garotos passem um tempo juntos na cidade medieval de Bergamo. Será uma lua-de-mel para o casal, que finalmente tem a chance de curtir um momento de tranquilidade e alegria.
No meio da natureza, Elio e Oliver podem desfrutar de momentos de intensa alegria. Seus risos, brincadeiras, danças e cantorias, somados às cenas de amor, nos trazem à mente a mágica que cerca os romances juvenis, capazes de alterar qualquer cenário.
Família Unida na Separação
Ao chegarmos ao final do verão, Elio e Oliver caminham lado a lado até a estação de trem. O momento que os dois partiram era emocionalmente carregado, porém eles tinham de disfarçar suas emoções. Sem nenhum beijo ou afeto, eles apenas se despediram com um aceno de rostos.
O trem partiu e o jovem ficou parado, olhando em silêncio. Desolado, ele ligou para a mãe para ir buscá-lo. Durante a viagem de carro, ele não parou de chorar.
O pai chama o filho para uma conversa inesquecível. É um momento emocionante, repleto de lições de vida. O pai reconhece a ligação entre eles e anima o filho a refletir sobre seus sentimentos.
Mr. Pearlman é muito gentil e sábio, incentivando o filho a aproveitar ao máximo a vida, pois ela passa muito rápido. Por isso, pede que o adolescente não nutra sentimentos de raiva ou represse suas emoções, mas que abrace e valorize tudo o que viveu.
Bem-vindo ao Inverno
Depois de alguns meses, Oliver ligou com uma notícia inesperada: seu casamento com uma antiga namorada. Enquanto isso, o inverno já havia chegado, e com ele, a neve cobriu tudo. As paisagens deram testemunho de que a estação estava instalada.
Os amantes conversavam e o americano comentou como os Pearlman eram incrivelmente abertos ao amor dos dois, apesar do pai dele ser extremamente conservador.
Depois do verão acabar, Oliver não resistiu à pressão da família e da sociedade e acabou deixando seu antigo amor para trás. Apesar disso, ele ainda se lembra de tudo que viveram juntos.
Após a conversa, Elio se acomoda no chão da sua sala. A chuva cai lá fora, mas a atenção se volta para o rosto do protagonista, numa cena marcada pela tranquilidade e silêncio.
À medida que o tempo passa, a expressão do Elio vai mudando; o choro se transmuta em sorriso. Parece que um ciclo foi completado, e o jovem aceita o seu destino, entendendo que tinha vivido o seu primeiro amor.
Aprenda mais
- Resumo e Análise do Filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain
- Os 22 melhores filmes românticos de todos os tempos
- 36 Motivos para Chorar ao Assistir Filmes
Dados Técnicos e Cartaz do Filme
Descobrindo a Cultura Genial no Spotify
Confira a incrível trilha sonora do filme preparada para você, que inclui as faixas originais Mystery of Love e Visions of Gideon, de Sufjan Stevens. Esta playlist é uma verdadeira maravilha!