História de um Casamento - Uma Jornada de Amor


Escrito por Laura Aidar

No dia 29 de agosto de 2019, o filme História de um Casamento (Marriage Story), dirigido por Noah Baumbach, foi lançado na plataforma de streaming Netflix.

Estrelado por Scarlett Johansson e Adam Driver, o drama conta a história do divórcio de um casal com um filho de oito anos. O filme mostra o ponto de vista de cada um dos personagens, bem como as complicações que a separação acarreta.

Atenção, este artigo contém spoilers. Aviso: este artigo contém informações que podem revelar o desfecho da história. Leia por sua conta e risco.

Descrição Breve

O Começo do Fim

A tarefa de um terapeuta matrimonial de abertura para o filme é que marido e mulher listem aquilo que admiram em seu parceiro. Esta é uma maneira encontrada de começar o processo de divórcio de forma positiva.

Ambos Charlie e Nicole realizam a tarefa, e o que observamos na tela é o reconhecimento das qualidades um do outro pelo seu parceiro.

A História dos Protagonistas

Aos poucos, a vida dos dois vai sendo conhecida. Ele, um diretor de teatro de Nova Iorque. Ela, uma ex-atriz de Hollywood que deixou de lado sua promissora carreira no cinema e na televisão para se dedicar às peças alternativas de seu marido.

Charlie tem uma vontade de ferro. Ele tem um objetivo definido - viver em Nova Iorque e dirigir uma companhia de teatro - e nada o desanima. Por outro lado, Nicole se sente pressionada a escolher entre seus desejos e o que é esperado dela como esposa e mãe.

Começo e Fim do Casamento

Depois de se casarem no estado natal de Nicole, ela e Charlie se mudaram para Nova Iorque, onde tiveram um único filho, Henry. Após anos de vida a dois, Nicole decidiu pedir o divórcio, pois o convívio já não era o mesmo.

No filme História de um Casamento, somos apresentados a um longo e difícil processo de divórcio, repleto de barreiras.

Ao assistirmos ao filme, conseguimos visualizar o ponto de vista de cada um dos dois personagens e o empenho que eles têm em buscar o melhor para seu filho.

história de um casamento

Análise Crítica

Uma Perspectiva Imparcial e Compreensiva sobre o Divórcio

Em História de um Casamento, vemos a difícil tarefa de finalizar um casamento não somente da perspectiva sentimental, mas também de âmbito burocrático. O filme mostra como a dissolução de um casal pode gerar consequências financeiras, emocionais e de privação de tempo com o filho.

Noah não narra sua história de uma forma parcial ou simplista; não há lugar para o certo ou o errado em sua narrativa.

Não é possível encontrar estereótipos nos personagens: não há ninguém que possa ser considerado vilão ou mocinho. Ambos têm as suas falhas na relação, sendo que cada um tem a sua parcela de responsabilidade no divórcio.

Um Filme Para Todos

Olhando para o passado, o casamento é visto em um retrovisor. Nós perguntamos a nós mesmos: quando começa o fim de um casamento?

Com personagens realistas e uma narrativa parecida com a nossa própria experiência, o filme nos permite estabelecer uma conexão rápida. É como se estivéssemos assistindo a uma história já vivida, seja com um amigo, um familiar ou mesmo com a nossa vida pessoal.

marriage story

Embora trate de um contexto particular - o meio artístico de classe média alta dos Estados Unidos - História de um Casamento aborda um tema bem comum e é uma obra universalmente profunda.

Os Contrastes de uma Separação

O divórcio acarreta o melhor e o pior: o desejo de proteger o filho e o momento tenso e difícil quando a disputa judicial chega aos advogados.

Durante a separação, ambos os lados apresentam atitudes infantis, resultado de momentos de imaturidade. Esses instantes carregam sentimentos de negação.

Em certos momentos, inevitavelmente, haverá desapontamento e desentendimentos que os parceiros não conseguirão evitar. Esta situação poderá incluir discussões intensas, com berros e falta de controle.

Durante o processo de divórcio, momentos de afeto também são observados, especialmente manifestos quando Nicole corta o cabelo de Charlie e amarra o seu cadarço.

Como o Amoroso Início de uma Relação Acabou?

O filme leva o espectador a se questionar: o que causou o afastamento entre Nicole e Charlie? De que forma o passar dos anos e a rotina da vida afetaram o amor deles?

Nicole sente que o amor com o seu casal a impede de descobrir quem ela é. Ela procura ser mais autônoma, e deseja embarcar nos seus próprios projetos sem a companhia de outros. A liberdade é o que ela mais anseia, e ela sente que isso é interrompido por seu relacionamento.

Durante a sua trajetória, Nicole sempre manifestou o seu desejo de assumir o papel de diretora, no entanto, o seu marido - que exerceu o cargo de diretor da empresa - nunca lhe permitiu realizar o seu sonho.

Enquanto ele vivia a vida de que sempre sonhou (escolheu habitar na cidade que preferia, seguiu a profissão que desejava), Nicole sentia que fez muito por Charlie, e que ele nunca se esforçou ao máximo para satisfazê-la. Por exemplo, Charlie recusou-se a passar um ano com ela em Los Angeles.

Nicole descobre que Charlie foi infiel em uma ocasião, e a decepção e raiva que sente acabam decretando o fim da relação. Durante o processo de separação, esses sentimentos de dor e raiva vêm à tona, tornando o processo difícil e doloroso para ambos.

A Importância da Mulher na Sociedade e no Matrimônio

Através de sua protagonista, Nicole, História de um Casamento aborda o papel da mulher na sociedade. É possível observar como ela, como tantas outras mulheres, abafa seus desejos e prioridades para satisfazer seu marido. Nicole coloca-se em um segundo ou terceiro plano como muitas outras mulheres.

Nicole sente-se tão abafada pelo papel de mãe e esposa que confessa para a advogada que sequer conhece seu gosto pessoal.

Nora, a advogada, enfatiza a expectativa da sociedade de que sejamos mães devotadas.

"A ideia de um bom pai só foi inventada uns 30 anos atrás. A base da nossa crença cristã-judaica-lei-lá-o-que é Maria, a mãe de Jesus, é a virgem que dá à luz. E Deus está no céu. Deus é o pai e Deus nem apareceu."

Um Futuro para o Relacionamento

Ao longo do filme, assistimos como o amor do relacionamento entre Nicole e Charlie sofre uma transformação, evoluindo para um tipo de afeto diferente.

Nicole e Charlie começaram sua relação com uma paixão ardente, segundo a própria Nicole, que admitiu ter se apaixonado em dois minutos. No entanto, com o decorrer do tempo, frustrações se acumularam, causando um desgaste maior para Nicole.

Durante o processo de divórcio, Nicole e Charlie procuram preservar o filho o máximo que podem. Nicole tenta compensá-lo com presentes. Embora haja conflitos entre os dois, após tudo acalmar, há uma preocupação mútua com o bem-estar do ex-parceiro.

Nicole demonstra a delicadeza de seu amor atando o cadarço desamarrado de Charlie na cena final. Esta ação simbólica mostra que ela cuida dele, mesmo que ele esteja segurando seu filho. A cena carrega um significado profundo, mostrando a consideração que sentem um pelo outro.

É a História de um Casamento Baseada em Experiências Reais?

Havia uma interrogação no ar entre os espectadores quanto à possibilidade de que o diretor/roteirista Noah Baumbach tivesse se inspirado no seu divórcio com a atriz Jennifer Jason Leigh para compor seu filme.

Noah nega qualquer ligação com o longa-metragem, afirmando que apenas alguns detalhes de sua vida pessoal foram usados na produção.

"Não conseguiria escrever uma história autobiográfica se tentasse. Este filme não é autobiográfico, é pessoal e há uma real distinção nisto."

Noah buscou informações para a produção do filme, consultando pessoas próximas que já haviam vivido situações semelhantes.

O diretor contou com materiais provenientes de entrevistas realizadas com profissionais, como psicólogos, mediadores e advogados, que lidam diariamente com casos de divórcio.

Noah afirma ter bebido da vasta experiência pessoal de Scarlett e Adam para criar a trama.

Atores e Atrizes do Elenco

  • Scarlett Johansson (Nicole Barber)
  • Adam Driver (Charlie Barber)
  • Azhy Robertson (Henry Barber)
  • Laura Dern (Nora Fanshaw)
  • Alan Alda (Bert Spitz)
  • Jay Marotta (Ray Liotta)
  • Julie Hagerty (Sandra)

Música de Fundo (Soundtrack)

Randy Newman, o compositor da trilha sonora do filme de Noah Baumbach, é um grande nome no mundo da música. Ele já recebeu o prêmio Oscar duas vezes, tendo sido indicado ao prêmio de melhor trilha sonora por dezoito vezes em sua carreira.

Informações Técnicas

foram anunciadas ontem. Ontem, foram divulgadas seis indicações para o Globo de Ouro: Melhor Atriz em Filme Dramático, Melhor Ator em Filme Dramático, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Filme Dramático, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Roteiro.

são geralmente os indicadores mais confiáveis de quem vencerá o Oscar. Os Prêmios Gotham (Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Diretor e Melhor Roteirista) são considerados os melhores indicadores do Oscar. Geralmente, os vencedores dessas categorias são aqueles que acabam por vencer a maior premiação do cinema mundial.

Veja mais

Laura Aidar
Escrito por Laura Aidar

É arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Possui licenciatura em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formação em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.