A História do McDonald's - Fome de Poder (The Founder)


Escrito por Laura Aidar

O longa-metragem Fome de Poder (também conhecido como The Founder) conta a história por trás da rede de lanchonetes fast food mais reconhecida em todo o mundo: o McDonald's.

Baseado na biografia de Ray Kroc, o criador da cadeia de restaurantes, o filme toca em assuntos controversos, como as traições e enganos de Ray para alcançar seu objetivo.

Análise do Filme Fome de Poder

Richard e Maurice McDonald, irmãos que residiam no sul da Califórnia, decidiram criar um restaurante com uma proposta única. A lanchonete buscava oferecer preços acessíveis, mas ao mesmo tempo oferecer um atendimento ágil e eficiente. O seu principal objetivo era otimizar o tempo e reduzir os custos.

Ao longo da série de TV, os personagens principais sofrem grandes transformações. Durante o curso da série, os personagens principais vivenciam mudanças significativas.

A História por Trás do McDonald's

Inicialmente, os irmãos Richard e Maurice preparavam sanduíches, batatas e milkshakes com uma rapidez impressionante. Os clientes retiravam as refeições diretamente do balcão e consumiam os alimentos com rapidez, o que possibilitava o alto nível de rotatividade no restaurante.

Em 1937, uma barraca de fast food foi inaugurada na cidade de Arcadia. Por apenas 10 centavos, era possível comprar um hambúrguer. Três anos mais tarde, os irmãos que eram os responsáveis pelo projeto conseguiram transformá-lo num restaurante de fato, possuindo um grande M amarelo com 7 metros de altura.

A História de Como Ray Kroc Encontrou os Irmãos McDonald's

Depois que Ray Kroc cruzou o caminho dos irmãos Richard e Maurice, suas vidas mudaram para sempre. Ray Kroc era um representante de vendas de máquinas de milk-shake que fez uma entrega pessoal na lanchonete deles.

O empreendedor queria verificar pessoalmente quem tinha feito um pedido superior ao habitual das máquinas que vendia.

Ray Kroc Identificou uma Oportunidade de Negócios

Quando chegou ao restaurante, ficou maravilhado com a forma de negociar ali, que atraía muito mais clientes do que o normal. O astuto empresário se ofereceu para ser o representante comercial da marca.

Em 1955, Ray começou a vender licenças com a intenção de expandir os serviços para o nível nacional. O primeiro restaurante que ele supervisionou foi no Estado de Illinois.

Kroc queria aumentar a lucratividade do negócio para outras regiões, enquanto que os irmãos Mc Donalds desejavam alcançar a marca de 1 milhão de dólares antes de completarem 50 anos.

O Acordo Comercial Mais Desastroso de Todos os Tempos

Em 1961, o ambicioso Ray Kroc ofereceu aos irmãos a oportunidade de vender o negócio por 2.7 milhões de dólares em dinheiro, além de 0,5% de participação nos lucros.

O negócio foi feito e os irmãos conseguiram realizar o sonho de obter um milhão de dólares antes dos 50 anos. Porém, não foi registrado oficialmente em contrato devido à tentativa de evitar pagamento de impostos. Como o acordo não foi oficialmente assinado, Kroc não cumpriu o que havia prometido e Richard e Maurice não tiveram direito aos lucros do negócio.

Ampliando a Rede

Após Kroc adquirir o controle total do McDonald's, o crescimento foi exponencial. A produção foi otimizada para produzir a comida com maior eficiência e menores custos.

Os clientes eram solicitados a não passar muito tempo dentro da loja por meio de algumas táticas, como por exemplo, desligando o aquecimento. Dessa forma, era possível manter a rotatividade no ambiente.

Com mais de 35 mil restaurantes em todo o mundo, a cadeia de fast food é hoje um dos mais importantes do ramo.

Veja também

Principais Personagens

Michael Keaton como Ray Kroc

Ray Kroc

Ray Kroc é um self-made man ambicioso. Este empresário americano tem uma ética discutível e não hesita em usar quaisquer meios para conseguir o que quer.

Ray sempre teve um grande sonho: tornar-se um homem bem-sucedido. Essa chance surgiu quando ele conheceu os irmãos McDonalds. Até então, vivia com sua esposa numa casa simples, ganhando a vida vendendo máquinas de milk shake.

Ao analisar o plano de negócios elaborado por Maurice e Richard, Ray percebeu que aquela oportunidade era única e não poderia ser desperdiçada.

O filme é inspirado na obra Grinding It Out: The Making of McDonald's, escrita por Ray Kroc.

John Carroll Lynch como Maurice McDonald

Maurice McDonald

Maurice McDonald foi um homem de trabalho, que dedicou toda sua vida e energia para estabelecer uma nova ideia de lanchonete. Com sua dedicação no planejamento e aprimoramento, criou o Mc Donalds. Infelizmente, Maurice não previu o futuro da empresa que criou e foi ingênuo ao confiar na parceria com Ray Kroc.

Maurice carregou consigo até seus últimos dias o peso da frustração por ter sido enganado e ter perdido tudo o que investiu naquele negócio. Acredita-se que este profundo desgosto tenha sido um fator decisivo para o ataque cardíaco que ceifou sua vida em 1971.

Atuação de Nick Offerman como Richard McDonald

Richard McDonald

Richard e Maurice trabalharam juntos, sete dias por semana, para criar uma lanchonete única em seu tipo. Embora discordes em muitos assuntos, os irmãos conseguiram encontrar um consenso e realizar a ideia inovadora.

Embora Richard tenha considerado que a sua decisão de vender a empresa foi desvantajosa, ele não deixou que isso afetasse a sua vida e viveu feliz até aos 89 anos. Ao contrário do seu irmão, Richard não se arrependeu de ter trocado a empresa pela paz e tranquilidade.

Examinando a Narrativa de Fome de Poder

Ao assistirmos ao filme biográfico, podemos identificar temas importantes e refletir sobre esses assuntos. A história real que ele retrata proporciona ao público uma oportunidade ímpar para realmente entender o assunto.

A Inocência dos Irmãos McDonalds os Conduziu à Ruína

Embora Richard e Maurice tenham tido ideias originais e inovadoras que lhes permitiram desenvolver um novo tipo de negócio, a sua ingenuidade levou à perda do trabalho de uma vida.

Apesar de terem sido os mentores de uma grande ideia, os irmãos fizeram muito mal ao seu negócio. Eles concordaram com Ray Kroc que teriam direito a 0,5% da venda da cadeia, porém, por não terem assinado nada, não conseguiram receber nada no final.

Os McDonalds acreditaram ingenuamente que Ray Kroc cumpriria o que havia prometido, porém isso não ocorreu.

Ray Kroc e o Acordo de Negócios Lucrativo

Ray Kroc estava em busca de uma oportunidade que permitisse que ele crescesse na vida como um homem feito por conta própria e com seu talento para negócios.

Ao verificar que havia recebido uma encomenda bem maior do que o seu negócio costumava receber, Ray decidiu investigar pessoalmente quem a havia feito e qual era o motivo daquela grande encomenda.

Ray estava em busca de uma oportunidade. Quando ele viu o novo modelo de negócio dos irmãos, viu ali a sua chance de se tornar próspero. Primeiro ele propôs uma parceria como representante comercial, mas logo começou a pensar em outras formas de ganhar controle do negócio.

Cobiçando um bem, o empreendedor soube exatamente os passos a seguir para alcançar seus objetivos. Após dedicação e muita perseverança, tornou-se diretor de uma grande corporação.

A Competição de Estratégias Entre Richard e Maurice McDonald e Ray Kroc

Embora Ray e os irmãos McDonalds tivessem posturas muito diferentes, ambos mostraram muita astúcia para alcançar seus objetivos.

Os irmãos McDonalds tinham um conhecimento preciso dos seus clientes, bem como das suas necessidades e dos produtos não encontrados noutros lugares. Esta visão de negócio foi crucial para a criação de um conceito distinto que os diferenciasse dos seus concorrentes.

Maurice e Richard perceberam a oportunidade que havia no cenário e decidiram se destacar, oferecendo algo diferente aos possíveis compradores.

Ray Kroc foi muito inteligente de maneira única: ao invés de fundar seu próprio negócio, ele se apropriou de um que já existia e conseguiu tirar o máximo proveito dele.

Ray McDonalds teve uma visão extraordinária ao perceber o potencial do seu negócio. Ele expandiu a empresa e criou a galinha dos ovos de ouro que conhecemos hoje.

Persistência dos McDonalds e Ray Kroc Apesar das Diferenças

Richard e Maurice dedicaram-se totalmente a criar um restaurante com baixo custo e grande fluxo de clientes. Para atingir seu objetivo, realizaram várias experimentações e melhorias na montagem.

Os irmãos trabalhavam insistentemente, desafiando o cansaço, para encontrar novas formas de melhorar o seu fast food. O fluxo de produção foi tornando-se cada vez mais eficiente, com balcões organizados de modo a tornar mais fáceis e rápidos os movimentos dos cozinheiros. O documentário destaca bem essa sucessão de tentativas destes irmãos para atingir o seu objetivo final – uma perfeita sincronização entre os seus serviços.

Ray Croc foi um grande exemplo de persistência. Apesar de começar como um simples representante comercial de máquinas para fazer milk shake, ele tinha um objetivo claro em mente: fazer fortuna, ter poder e se tornar um empresário bem-sucedido.

Ray começou de baixo, indo degrau a degrau até conseguir aquilo que tanto desejava. Infelizmente, o triunfo de Ray acabou culminando no fracasso dos seus irmãos.

Análise da Necessidade de Dominação

cartaz do filme fome de poder

Laura Aidar
Escrito por Laura Aidar

É arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Possui licenciatura em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formação em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.