Análise e Explicação do Filme Memento


Escrito por Rebeca Fuks

Memento - o título original de "Amnésia", um filme de drama e mistério norte-americano lançado em 2000 - se tornou uma obra-cult. Dirigido por Christopher Nolan, o longa-metragem foi baseado na história de "Memento Mori", escrita pelo irmão dele, Jonathan Nolan.

Cartaz do filme Amnésia.

Visão Geral e Prévia do Filme

Lenny, o protagonista de Amnésia, foi vítima de um crime violento, o que o impediu de criar novas memórias. A tragédia ocorrida provocou grande tensão e deixou uma série de perguntas sem resposta. Uma delas é: como ele vai se recuperar da perda de sua esposa?

O homem tinha uma única missão: descobrir o assassino de sua mulher e vingar sua morte. Apesar de esquecer tudo com frequência, ele não desistia de sua tarefa e embarcava numa investigação árdua. Para ajudar a se lembrar dos passos a serem seguidos, ele usava diferentes artifícios como polaroids, bilhetes e até tatuagens no corpo.

A sede de vingança não conhece limites, mas aqueles que não têm o dom de recordar devem ter cuidado, pois nem tudo é o que parece.

Aviso: a partir desta etapa, você pode encontrar revelações surpreendentes!

Uma Revisão de Memento: o Filme Amnésia

Começando pelo Final: Uma História em Filme

A última cena de Amnésia é também a primeira: a passagem é mostrada em reverse motion, uma técnica cinematográfica que apresenta as ações na ordem invertida. O protagonista mata um homem, que depois descobrimos ser Teddy, e tira uma fotografia do seu corpo caído.

A cena inicial da longa-metragem nos prepara para uma narrativa que desafia as convenções tempestivas. Revelamos a polaroid, vemos Lenny tirando a foto, e o tiro que acabou com a vida de Teddy. A conversa que antecedia o assassinato sugere um tempo fragmentado, confuso e, às vezes, caótico.

Ele matou Teddy pois este foi o responsável pelo crime que mudou a vida do protagonista para sempre. Naquela noite, a sua casa foi invadida e a esposa dele foi vítima de violência e assassinada. Por causa disso, ele ficou com uma lesão e não conseguia mais criar novas memórias.

Frame: morte de Teddy

Teddy se mostra furioso e confuso enquanto acusa o outro de ter matado sua mulher. Seu protesto é imediato, discutindo que não tem consciência do que está fazendo devido às suas complicações de saúde.

Com resolução, Leonard prossegue com sua vingança e, acreditando no recado que havia escrito para si mesmo no verso de uma fotografia de Teddy, "Não acredite nas mentiras dele. Foi ele, mate-o", elimina seu rival.

A partir deste momento, Leonard embarca em uma jornada investigativa para descobrir se a pessoa que ele matou é realmente aquela que procurava. Contudo, por conta da amnésia, o espectador fica sob a incerteza de que essa pessoa não é quem Leonard procura. Será que ele matou a pessoa certa?

Encontro de Duas Narrativas

Descobrir o que de fato aconteceu exige que reunamos todas as partes de um desafiante quebra-cabeça. Esta narrativa não segue uma cronologia tradicional, com lacunas e salto no tempo, e nos coloca em sintonia com o estado confuso do personagem principal.

Contudo, podemos ver uma lógica na maneira como os fatos são apresentados. As cenas em preto e branco são exibidas na ordem cronológica, isto é, os acontecimentos são apresentados na sequência que ocorreram. Já as cenas em cores começam com a morte de Teddy e narram a história do fim para o início.

Frame: Leonard falando no telefone

Ao olharmos para Leonard no passado, retratado em preto e branco, encontramo-lo sozinho em seu quarto de hotel, num ciclo de reclusão. Ele estudava provas e anotava o que não queria que se esquecesse, recorrendo a bilhetes e tatuagens no seu corpo.

Durante esse período, ele conversa com um interlocutor misterioso pelo telefone, chegando a duvidar daquela pessoa ao ponto de tatuar "Não atenda no telefone" em seu braço como um lembrete para si mesmo. Nas longas conversas, ele relatou a história de Sammy Jankis, cuja presença esteve marcada através do nome tatuado em sua mão.

Frame: tatuagem Sammy Jenkins

O protagonista trabalhava como investigador de companhia de seguros quando conheceu Sammy, um homem que tinha perdido a capacidade de reter novas memórias em um acidente. Apesar de o seu veredito ter sido de que o caso era falso, a esposa de Jankis testou o marido pedindo que ele lhe administrasse grandes doses de insulina, resultando na morte dela.

O protagonista é acompanhado pelo caso que se assemelha ao seu e pela culpa gerada pela sua decisão ao longo do filme. Quando Leonard descobre quem está do outro lado do telefone, as duas sequências temporais (a cores e preto e branco) se unem e a perseguição começa. Ao longo de sua jornada, Leonhard é influenciado por diversas personagens.

A Monotonia do Esquecimento

Sammy não conseguiu reagir e se encontrava em completa descrença e desinteresse, mas Lenny não desistiu e está em busca de formas de superar a doença e, ainda que limitado, dar continuidade a sua vida. Para isso, ele criou técnicas de comunicação consigo mesmo e, com isso, contribuiu para amenizar os efeitos da memória deteriorada.

Frame: Leonard tirando fotografias.

Ele traz consigo uma máquina fotográfica e registra tudo que considera importante para o caso. As suas fotos são acompanhadas por legendas que o ajudam a tomar decisões em suas investigações posteriores.

A sede de vingança de Leonard o ajuda a criar uma rotina, revendo todos os dias os indícios do homicídio da mulher. Esta repetição lhe permite ter algum controle sobre o que fazer a seguir. Assim, consegue planejar seus dias de forma mais direcionada.

Frame: tatuagens de Lenny

Com o próprio corpo como "terreno de combate" da sua pesquisa, Lenny pretende marcar as dicas cruciais com tatuagens, para ter a segurança de que elas nunca serão esquecidas.

Os hábitos e ações de alguém determinam completamente a sua vida. No entanto, eles também lhe proporcionam um motivo para continuar: uma meta a alcançar. É assim que ele avança na jornada, como um homem com uma missão a cumprir.

Natalie: A Vingança Manipuladora

Quando aparece Natalie, a suspeita de que Teddy não seja o responsável pelo caso só aumenta. Leonard não se recorda de quem é ela, mas tem uma fotografia guardada no seu bolso, com a inscrição "Ela também perdeu alguém, vai te ajudar por pena".

Natalie trabalha num bar e certa vez ela contou que já se relacionou com Jimmy, um criminoso local. Ele foi morto sob circunstâncias suspeitas, enquanto saía para fazer um "negócio". Seu assassinato e o desaparecimento do dinheiro levantou suspeitas acerca de Natalie, e seus "parceiros" começaram a persegui-la.

Frame: Natalie e Leonard.

Embora pareça amigável e ofereça ajuda, Natalie claramente detesta Lenny. Ela o humilha frequentemente, sabendo que ele não se lembrará disso. A personagem frequentemente engana e manipula Lenny, guiando-o para "escapar" de Dodd, o criminoso que a perseguia.

Quando descobrimos que foi ela que encontrou as provas que implicavam Teddy, com o nome e a placa do carro condizendo com o assassino, nosso foco mudou novamente quando descobrimos que Jimmy tinha se encontrado com ele no dia em que morreu.

A possibilidade de Natalie ter usado Lenny para se vingar do homem que matou seu namorado fica cada vez mais evidente. Contudo, ainda nos deparamos com a questão de saber se ele também matou a mulher de Leonard.

Frame: recado na foto de Ted.

Lenny já estava alerta sobre Teddy antes mesmo de Natalie intervir. Ele deixou um recado para si mesmo atrás da fotografia de Teddy, dizendo: "Não acredite nas mentiras dele". Assim, mostrou que já estava ciente de que não podia confiar no suposto amigo.

A Verdade por Trás das Mentiras de Teddy

Quando Teddy revelou que era um investigador da polícia, descobrimos o seu verdadeiro caráter. Durante as ligações que ele fazia para Leonard, Teddy ouvia seus desabafos sem fim. Na última ligação, ele fez o grande anúncio que descobrira o criminoso pelo qual Leonard procurava.

Após um breve encontro com Teddy, o assassino foi identificado como Jimmy, um bandido local. Teddy indicou o galpão abandonado onde Jimmy estaria. Quando chegou neste local, o assassino matou o suspeito e tirou uma foto de seu corpo.

Frame: Ted no carro.

Logo após, Teddy surge, exibindo seu distintivo e exigindo explicações. Ele se prepara para tomar o dinheiro da vítima.

Leonard descobre que o suposto amigo tinha arquitetado uma trama para tirar proveito da doença dele. O objetivo do tal amigo era fazê-lo cometer crimes e lucrar com essas ações ilícitas.

As Revelações de Teddy

Teddy descobriu, durante aquele confronto, que ele mesmo havia sido o responsável pela investigação do crime e que tinha tentado ajudar Lenny, mesmo com a falha da justiça. Além disso, Sammy Jenkins era realmente um golpista e solteiro. O que Teddy se recorda tanto vezes é a sua própria história.

A mulher de Lenny conseguiu sobreviver à noite do crime, porém, não tinha como controlar a situação do marido. Ela, que era diabética, resolveu fazer um teste para ver se ele ainda estava consciente o suficiente para entender suas necessidades. Por isso, pediu que ele lhe desse várias doses de insulina, mas como ele estava desorientado, ele não obedeceu e ela acabou falecendo.

Leonard já havia matado o verdadeiro criminoso a muito tempo. Teddy mostrou uma polaroid com Leonard sorrindo e sujo de sangue, devido ao cumprimento de sua missão.

Frame: polaroid de Lenny sorrindo

Teddy acredita que Lenny esteja criando um enigma para si mesmo, pois algumas páginas dos documentos policiais haviam sumido. Embora isso, Lenny não conseguia se lembrar da ocasião.

Enfurecido, Lenny agarra as roupas, o carro e o saco de dinheiro de Jimmy, que acabara de matar. Enquanto isso, o agente corrupto tenta se justificar, dizendo que o jogo servia para torná-lo feliz e que lucrava com isso.

Leonard Toma uma Decisão Decisiva no Final

Na sequência final do filme, Leonard tem apenas alguns preciosos minutos para refletir sobre o que ouviu de Teddy e decidir o próximo movimento. Após a conversa com Teddy, Leonard entra em seu carro e começa a pensar sobre como solucionar o mistério, sendo a chave que desvende parte desse enigma.

Durante esse momento de autorreflexão, Lenny se pergunta se deve ou não deixar um recado para si mesmo, contando a verdade. No entanto, ele escolhe sacrificar Teddy, para que o segredo morra junto com ele. Por essa razão, Lenny armou uma armadilha para si mesmo, conseguindo enganar-se.

Frame: placa do carro de Ted.

Após incendiar a imagem de Jimmy falecido, a fim de não deixar qualquer vestígio, escreveu na foto de Teddy que ele não era de confiabilidade. Observando de longe, registrou a placa do carro dele e tomou a decisão de tatuar tal placa como se fosse a do assassino.

A última cena mostra que Teddy, e não Natalie, foi o responsável por todas as complicações. O amigo de Teddy ainda tenta impedir que ele vá para o estúdio de tatuagem, mas já é tarde demais.

Está gostando? Leia também

Compreendendo a Amnésia: Exploração de Teorias do Filme

Mesmo sem a resposta definitiva, Amnésia é um filme marcante. É possível reunirmos os indícios para chegar a alguma conclusão, mas não é dada a nós uma resposta final.

Lenny foi quem efetivamente matou a mulher com as injeções de insulina, apesar de ter sido por ordem dela. Ele optou por não incluir o ocorrido em seus registros, como se quisesse apagá-lo da memória.

Contudo, as recordações parecem ser mantidas em segredo na mente de alguém, e a história foi creditada a Sammy Jenkins, que alegou ter vivido algo similar há muito tempo.

Frame: tatuagem com placa do carro.

Leonard fingiu provas para incriminar Teddy, a única pessoa que poderia impedi-lo de continuar sua investigação infinita. Enquanto rabiscava a placa do carro num pedaço de papel, ele refletia com a voz alta: "Tenho que acabar com isso uma vez por todas".

Minto a mim mesmo para ser feliz? No seu caso, Teddy, sim.

A única coisa que motiva a vida desta pessoa é encontrar o assassino. Porém, com a descoberta de que já está morto, ela percebe que ficará para sempre presa a um sentimento de vazio.

ele precisa acreditar que aquela responsabilidade, que lhe foi confiada, é uma tarefa tão grande, que não pode ser vencida. Ele percebeu que só poderia encontrar significado em sua vida se aceitasse aquela missão impossível. Porém, para assumi-la, precisaria mentir para si próprio ao acreditar que aquela tarefa era inatingível.

Preciso acreditar num mundo que existe fora da minha mente. Preciso acreditar que as minhas ações ainda têm significado se eu não lembrar delas.

Tudo isso faz sentido, certo? Apesar disso, Amnésia aparenta ter um final ambíguo. Devemos recordar que Teddy era um homem desonesto e manipulador, o que o leva a sugerir que tudo aquilo pode ter sido inventado para escapar da morte.

Será possível acreditar que alguma das coisas contadas no filme realmente aconteceu? A história gira em torno de um protagonista com danos cerebrais irreversíveis que perdeu a percepção da realidade.

Amnésia é um longa-metragem que resiste ao esquecimento. Mesmo tantos anos após o seu lançamento, o filme consegue ainda nos envolver e nos manter na incerteza.

Informações técnicas do filme

é um filme americano de 2000 dirigido por Christopher Nolan. Com Christopher Nolan à frente, Memento (também conhecido como Amnésia no Brasil) é um filme americano de 2000.

O Cineasta Christopher Nolan

Rebeca Fuks
Escrito por Rebeca Fuks

É graduada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010), possui mestrado em Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) e doutorado em Estudos de Cultura pelas Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Universidade Católica Portuguesa de Lisboa (2018).