Em 1923, judeus marxistas reuniram-se para criar o Instituto para Pesquisa Social, também conhecido como Institut für Sozialforschung em alemão.
. A Frankfurter Schule, escola interdisciplinar da Universidade de Frankfurt, foi criada com o propósito de refletir sobre questões sociais, humanas e culturais. Seus intelectuais debateram temas envolvendo literatura, filosofia, política, economia e até mesmo aspectos da vida cotidiana.
Theodor W. Adorno (1903-1969), Max Horkheimer (1895-1973) e Walter Benjamin (1892-1940) são considerados os principais nomes da escola.
Um Breve Relato
A Origem da Escola
Em 1923, a Primeira Semana de Trabalho Marxista foi organizada por Felix J.Weil (1898-1975), um doutor em ciências políticas. O congresso reuniu uma vasta gama de intelectuais, tendo a maioria deles sido de origem judaica.
A família Weil imigrou para a Argentina em busca de melhores oportunidades, onde Herman Weil desenvolveu um bem sucedido negócio de cereais. Em 1908, a família regressou para a Alemanha, e anos mais tarde Herman decidiu financiar a criação do Instituto. Ele colocou à disposição cerca de 120 mil marcos, tendo sido o grande mecenas do grupo. A inspiração para o Instituto veio do Instituto Marx-Engels de Moscou, fundado em 1920.
Em 3 de fevereiro de 1923, o Ministério da Educação de Frankfurt promulgou um decreto que autorizou a abertura da escola.
A Origem da Escola
o empoderamento da população, para que ela própria possa gerir os seus problemas e necessidades. O foco inicial era promover o empoderamento da população, que se tornasse capaz de gerir os seus problemas e necessidades de forma autônoma. A abordagem para isso foi desenvolvida de maneira transdisciplinar e principalmente com base nos princípios do comunismo.
pesquisas sobre a história do socialismo e do movimento operário, sobre a história econômica, sobre a história e a crítica da economia política (Wiggershaus)
Inicialmente, os pensadores limitaram seus estudos a assuntos da física e da matemática, mas não demorou para que expandissem seu campo de análise para a sociologia, filosofia, linguagem, ciência política e psicanálise.
Em 22 de junho de 1924, o Instituto para Pesquisa Social (Institut für Sozialforschung) foi fundado, com Carl Grünberg à frente da direção até 1930. Em seguida, Max Horkheimer assumiu a liderança da instituição.
A Escola de Frankfurt e seus Membros Principais
A primeira geração da Escola de Frankfurt, constituída originalmente por Adorno e Marcuse, foi considerada até o final dos anos 40.
Desde 1967, Habermas e Alfred Schmidt são considerados parte de uma segunda geração de teóricos. Alguns defensores acreditam que existe uma terceira geração, no entanto, essa afirmação é altamente questionada.
Freud e Jung A Escola teve a liderança dos mais célebres pensadores, Freud e Jung.
- Max Horkheimer (1895-1973)
- Theodor W. Adorno (1903-1969)
- Carl Grünberg (1861-1940)
- Walter Benjamin (1892-1940)
- Friedrich Pollock (1894-1970)
- Jürgen Habermas (1929)
- Siegfried Kracauer (1889-1966)
- Herbert Marcuse (1898-1979)
- Erich Fromm (1900-1980)
Influências Principais
Os intelectuais da época eram fortemente influenciados pelo ideal marxista, bem como pelas leituras das obras dos filósofos Freud, Weber, Nietzsche, Kant e Hegel.
A Escola e as Questões Centrais
Os intelectuais da Escola de Frankfurt começaram trabalhando num estudo sobre a teoria marxista, mas foram além e expandiram seus horizontes de pesquisa para incluir a questão da indústria cultural.
Os membros da Escola de Frankfurt criticaram o marxismo clássico por sua falta de abordagem à cultura. Eles aproveitaram a oportunidade para preencher esse gap e se concentraram em estudar esse assunto.
Explorando a Teoria Crítica
A Teoria Crítica desenvolvida pelos pesquisadores tem como objetivo tornar a população mais esclarecida e consciente dos seus direitos e deveres enquanto cidadãos, estimulando o desenvolvimento de um pensamento crítico.
Os intelectuais levantaram algumas questões: por que consumimos? Por que compramos coisas supérfluas? Como a sociedade de consumo nos influencia a ter desejos desnecessários? Em que medida os meios de comunicação nos desviam e nos incitam a comprar artigos desnecessários? Por que estamos sujeitos a essa grande quantidade de bens de consumo?
A Escola de Frankfurt constatou que a superestrutura social nos conduz ao empreendimento de ações essenciais para o funcionamento do sistema socioeconômico. Ou seja, a comunicação e a cultura estão profundamente ligadas ao controle e ao consumo.
Muitas pessoas pensam que o ser humano tem total liberdade, conhecimento e independência. No entanto, na realidade, ele faz parte de um sistema social que o influencia a consumir de uma forma mais ou menos consciente.
A Influência da Cultura na Indústria
Adorno e os seus colegas de escola expressaram preocupação com o aumento dos meios de comunicação e como isso afetava a sociedade.
Examinando a indústria cultural, eles usaram uma abordagem analítica para estudar os meios de comunicação do seu tempo.
Intelectuais contestavam o capitalismo e analisavam as conseqüências da cultura de produção e consumo em massa. Eles refletiam principalmente sobre como a fabricação em grande escala afetava a maneira como as obras de arte eram percebidas (a despersonalização dos bens culturais).
Assuntos Atuais na Agenda
A Escola de Frankfurt analisou a dominação não só financeira, mas também cultural, psicológica e política. Os pensadores que viveram um período de turbulência política devido ao nazismo abordaram os temas do autoritarismo e do totalitarismo.
Walter Benjamin foi um intelectual vanguardista da Escola, notável por pensar sobre o cinema, ainda desconhecido da academia. Ele considerou como as novas tecnologias de reprodução afetaram a percepção das obras de arte, a tal ponto que gerou a perda da aura.
A Escola em Revista
Na revista do Instituto, originalmente chamada de Zeitschrift für Sozialforschung, foram publicados os trabalhos escritos pelos membros da escola e colaboradores.
A revista teve seu nome alterado para Studies in Philosophy and Social Science, posteriormente, em inglês.
A Importância do Nome da Escola
Esta designação de Escola de Frankfurt só foi dada ao longo da década de sessenta para identificar aquele conjunto de estudiosos. Na verdade, o nome foi atribuído posteriormente.
Veja também
Origem da Escola de Frankfurt
Durante o período entre-guerras, as consequências devastadoras da Primeira Grande Guerra eram visíveis enquanto os sinais antecipatórios da Segunda Guerra Mundial já começavam a surgir. A Escola também desenvolveu-se nessa época.
No final dos anos 20, o nazismo atingiu o auge, levando ao aumento da perseguição aos judeus. Em 1933, a casa de Horkheimer foi invadida pelas autoridades – contudo, Horkheimer e sua esposa já haviam sido avisados e se encontravam em um hotel.
Transformando a Escola do País
Em julho de 1933, os nazistas fecharam a escola sob a acusação de praticar atividades hostis. Após isso, ela foi transferida para Genebra, onde passou a se chamar Société Internationale de Recherches Sociales. Em seguida, mudou-se para Paris e, em 1934, foi para Nova Iorque, onde está até hoje, na Universidade de Columbia.
Em 1953, a Escola voltou à sua sede original.
Publicações
Sobre Theodor Adorno
- 1. Indústria Cultural e Sociedade
- 2. Minima Moralia
Sobre Max Horkheimer
- Teoria Tradicional vs Teoria Crítica
- O Eclipse da Razão
A Teoria Crítica de Theodor Adorno e Max Horkheimer
- -Dialética do Esclarecimento:
- 1. Conceito de Razão Instrumental
- 2. Laicização e Crítica da Iluminação
- 3. Estado de Alienação da Cultura Moderna
- 4. A Liberdade como Autonomia
- -Dialética do Esclarecimento:
- 1. Razão Instrumental e a sua Compreensão
- 2. Laicização e a sua Crítica da Iluminação
- 3. Estado de Alienação da Cultura Moderna
- 4. Autonomia e Liberdade
Sobre Erich Fromm
- Análise do ser humano
- Conceito marxista do ser humano
A Obra de Walter Benjamin
- As origens do conceito de crítica de arte no romantismo alemão
- A evolução do drama barroco alemão
A Obra de Jürgen Habermas
- A Teoria da Ação Comunicativa
- A Filosofia do Discurso Moderno
A Obra de Herbert Marcuse
- Eros e Civilização: A Ideologia da Sociedade Industrial