15 Estilos de Dança de Salão Nacionais e Internacionais


Escrito por Sónia Cunha

Dançar em salão pode ser muito emocionante para quem o pratica, além de encantar o público. Estes tipos de dança exigem a execução a dois e são muito divertidos.

Tanto como para diversão quanto para competição, esses estilos de dança exigem técnicas e passos delimitados.

A dança em pares é originária da Europa, com a França, durante o reinado de Luís XIV, sendo a mais proeminente. Os colonizadores trouxeram essas danças para novos territórios, o que permitiu que elas se misturassem às culturas locais, dando origem a uma grande variedade de estilos.

1. Dançando o Forró

Forró é uma música e dança típicas do Brasil. Sua origem remonta ao século XIX, especialmente no nordeste do país, sendo ainda muito popular atualmente.

A palavra “forró” vem do termo “forrobodó”, que significa “festa”.

O forró é uma dança bastante alegre, que costuma ser acompanhada por ritmos como a zabumba, o triângulo, a sanfona, entre outros. Existem diversas variações desse ritmo, tais como o baião, o xote e o xaxado.

2. A Deliciosa Pimenta Maxixe

O maxixe surgiu no Rio de Janeiro, sendo um dos primeiros ritmos de dança em par a ser praticado no Brasil.

A origem do "tango brasileiro" pode ser rastreada até influências do povo negro no século XIX. Notável pela sua semelhança em ritmo e musicalidade, o estilo ganhou reconhecimento no país.

O tango argentino foi, por vezes, visto com desprezo pela sociedade e pela Igreja Católica devido à sua natureza sensual e lúdica, que era frequentemente praticada pelos negros.

3. Dança de Samba Gafieira

O samba de gafieira tem origem no maxixe e exige passos complexos de seus dançarinos. Além disso, sua execução envolve elementos teatrais.

O homem conduz a parceira com uma longa série de movimentos sincronizados e rápidos, que encantam todos que os observam.

O samba, uma vertente musical brasileira que surgiu no século XX, é típica do nosso país.

4. Dança do Mambo

O mambo foi criado pelo povo cubano, sendo influenciado por vários estilos. É uma forma de música que também é conhecida pelo mesmo nome.

A inspiração para a criação do mambo veio do danzón, que possui passos mais lentos. No entanto, o mambo incluiu elementos desse estilo e apresenta movimentos mais rápidos e fluídos.

Nos Estados Unidos, foi muito popular a partir dos anos 40, contudo, sofreu mudanças consideráveis em sua forma original para se tornar mais comercial e acessível.

5. Saboreando a Salsa

No final dos anos 60, uma dança de salão latina que misturava estilos cubanos, como a rumba e o mambo, e estilos norte-americanos, como sapateado e swing, começou a ganhar popularidade nos Estados Unidos.

A Salsa surgiu com os imigrantes cubanos e porto-riquenhos que estavam iniciando suas vidas em Nova York. Começou com práticas espontâneas nas ruas, mas logo foi absorvida por escolas de dança, que desenvolveram o estilo.

Atualmente, a salsa possui muitos estilos, tais como a salsa colombiana, a salsa caribenha e o estilo americano.

Elas se movimentam com encantamento e vitalidade, girando e dançando alegremente.

6. Dançando Cha Cha Cha

O Cha Cha Cha é uma dança de salão de origem cubana, surgida na década de 1950. É caracterizada por três passos básicos: o chassé e dois passos lentos.

A origem do nome da dança vem dos sons produzidos pelos dançarinos ao baterem os pés no chão, que se assemelham ao "chá-chá-chá".

Ademais, o par baila separado, sostendo-se nos ombros um do outro.

7. Dançando o Quickstep

A dança surgiu na década de 20 a partir da combinação de diferentes estilos, principalmente foxtrot e charleston.

Esse tipo de dança é de origem inglesa e é caracterizada por passos extremamente rápidos e elaborados, mas com uma grande elegância e diversão.

8. Dança do Flamenco

Típica da Espanha, esta dança encanta pela firmeza de seus passos e também pela carga emocional e interpretativa que ela possui.

O flamenco, conhecido por sua origem multi cultural, reúne influências árabes, judaicas e ciganas. Seu surgimento foi na região da Andaluzia, lugar do sul da Espanha, e é reconhecido como um símbolo de arte e tradição espanhola.

A dança caracteriza-se pelas palmas, sapateado e canto. A música que a acompanha é tocada com o cajón, a castanhola e o violão.

9. Dançando o Tango

O tango é uma das danças mais expressivas e fascinantes. Por ter nascido na Argentina e no Uruguai no final do século XIX, esse estilo artístico se relacionava originalmente com a cultura dos bairros, estabelecimentos de bebidas e cafés.

Ao longo do tempo, a Burguesia foi absorvendo o que era visto como um importante símbolo cultural. Atualmente, esse símbolo continua a ter um grande significado cultural.

Os casais executam coreografias cheias de expressividade que valorizam a emoção e a sensualidade. Estas coreografias são muito complexas e, ao mesmo tempo, poéticas.

10. Dançando Merengue

A famosa dança latina, o merengue, surgiu na República Dominicana e conquistou países como Porto Rico, Panamá, Cuba, Honduras, México, Equador, São Tomé e Príncipe, Guatemala e Venezuela.

Essa dança é caracterizada principalmente pelos movimentos das pernas e dos pés, realizados de maneira simples e que transmite energia.

11. Dançando Zouk

A dança caribenha Zouk surgiu nas Antilhas (Guadalupe e Martinica) nos anos 80.

No Brasil, o ritmo adquiriu um novo formato, ganhando passos mais lentos, porém com movimentos sinuosos, parecendo muito com a lambada.

O nome dele é associado a um evento de celebrar, no dialeto crioulo.

12. Dançando a Valsa

A valsa, originária da Áustria e da Alemanha do século XVIII, é uma dança de salão clássica que combina elementos do minueto - uma dança tradicionalmente praticada pela aristocracia - e o ländler, uma dança campestre germânica.

Sua dança tem um ritmo calmo, e os movimentos são em círculos, preenchendo o espaço inteiro.

Leia mais

13. A Dança da Lambada

A lambada foi criada a partir da fusão de vários estilos musicais, como o forró, o merengue e a cumbia. Inicialmente, ela foi desenvolvida como uma nova forma de gênero musical.

O ritmo predominante na Bahia, originado no nordeste brasileiro, é resultado da união de passos da polca, do maxixe e do carimbó. A dança é posteriormente encontrada nessa região.

Nos anos 90, a prática de dança de salão foi um verdadeiro sucesso em todo o país. No entanto, aos poucos foi perdendo terreno. Apesar disso, ainda existem várias academias que oferecem essa modalidade.

14. Soltura

O Soltinho é uma dança surgida a partir do East Coast Swing, que tem origem nos Estados Unidos. Ela mistura elementos norte-americanos com as características próprias das danças brasileiras, como o gingado.

Costuma-se dançar salão ao som de rock, disco music e swing.

O Bolero recebeu esse nome devido ao estilo de dança caracterizado por um casal segurando as mãos, porém sendo mantido a distância.

15. Dançar o Bolero

A dança de salão mais romântica, o bolero, é caracterizada por passeios longos e giros executados pelo casal com os corpos entrelaçados, preenchendo todo o salão.

A dança cubana é resultado da mistura de danças europeias com o estilo cubano, ocorrida no final do século XIX. Essa tradição foi estabelecida tanto no México como em outros países, inclusive o Brasil.

Sónia Cunha
Escrito por Sónia Cunha

É licenciada em História, variante História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2003) e em Conservação e Restauro pelo Instituto Politécnico de Tomar (2006). Ao longo da carreira profissional, exerceu vários cargos em diferentes áreas, como técnico superior de Conservação e Restauro, assistente a tempo parcial na UPT e professora de História do 3º ciclo e ensino secundário. A arte e as letras sempre foram a sua grande paixão.