O célebre conto de "Os três porquinhos" foi transmitido de geração a geração através do folclore inglês. A versão escrita por Joseph Jacobs fez desta história uma referência na literatura infantil. Até hoje, ela vive em nosso imaginário coletivo, ensinando o valor do trabalho e da perseverança.
Principais Pontos do Resumo
Houve uma vez três porquinhos irmãos que moravam com sua mãe. Dois porquinhos não faziam nenhuma ajuda com as tarefas domésticas, mas o terceiro porquinho sentia muita compaixão ao ver o grande esforço da mãe.
Num belo dia, consciente da maturidade dos filhos, a mãe orientou que eles saíssem de casa para construírem suas próprias vidas. Ela fez um farnel para cada um deles e lhes deu algum dinheiro para comprar o material necessário para construírem suas casas.
Apesar das advertências dos irmãos, o primeiro porquinho preguiçoso queria construir uma casa que não exigisse muito trabalho. Assim, construiu uma casa de palha.
O segundo porquinho, menos preguiçoso que o primeiro, construiu uma casa de madeira. A princípio, ela parecia mais segura do que a casa de palha, mas não protegia bem do frio e não era resistente o suficiente para impedir a entrada de um lobo.
O terceiro porquinho, visando a sua segurança, decidiu montar sua moradia com tijolos devido ao seu cuidado e paciência.
Depois de dois dias trabalhando, os dois irmãos mais novos terminaram as suas construções de palha e madeira. Por sua vez, o terceiro irmão seguiu engajado na sua demorada obra de três dias. Ao final, ergueu uma casa resistente feita de tijolos e cimento.
Após algum tempo, um lobo apareceu na floresta. Ele logo percebeu a presença dos três porquinhos e foi até a casa de palha. O primeiro porquinho, assustado, saiu correndo em direção à casa de seu irmão que havia usado madeira para construí-la.
O lobo, então, foi para a segunda casa. Os porquinhos não abriram a porta, então ele ameaçou soprar a casa de madeira. Ele assoprou com tanta força que a construção caiu. Aproveitando a chance, os porquinhos fugiram para a casa do irmão mais velho.
O irmão mais velho acolheu-os, garantindo que tudo iria correr bem. Quando o lobo, mais uma vez, soprou, a casa de tijolos nem sequer se moveu, nem mesmo um milímetro.
Na manhã seguinte, o lobo tentou invadir a última casa pelo alto, usando a lareira. Porém, o porquinho mais velho tinha previsto essa possibilidade e havia colocado um caldeirão de sopa fervendo embaixo da lareira. Quando o lobo caiu dentro da caldeira, ele saiu correndo desesperadamente e os três porquinhos se salvaram.
Descubra o Significado Oculto da Fábula dos Três Porquinhos
Estimativa-se que a primeira versão desta história foi criada por volta de 1000 d.C., no entanto, sua autoria é desconhecida. Em 1383, esta tradição de contos infantis foi adaptada para o teatro, mas só foi popularizada em 1890, após a escrita de Joseph Jacobs.
Nascido em Sidney, Austrália, no dia 29 de agosto de 1854, Jacobs mudou-se para a Inglaterra aos dezoito anos, em 1872. Tornou-se um historiador, professor e especialista em contos de fada. Em 1898, publicou seu livro English Fairy Tales, contendo a famosa história dos três porquinhos.
Jacobs deu créditos a James Orchard Halliwell, pois foi ele quem primeiro escreveu uma versão da história dos três porquinhos. Esta versão foi publicada em 1849 no livro Popular Rhymes and Nursery Tales.
Em 1933, o estúdio de Walt Disney lançou uma versão animada da história, em formato de curta-metragem, quase cem anos após sua primeira publicação.
Disney Adaptação de Desenho Animado
Em maio de 1933, a Disney lançou Three Little Pigs (nome original), um desenho animado de curta metragem dirigido por Burt Gillett. O trabalho foi premiado com o Oscar de melhor curta metragem de animação em 1934.
Frank Churchill foi o compositor da música original, conhecida como Quem tem medo do Lobo Mau? em português.
O estúdio decidiu dar nomes aos porquinhos, que anteriormente não eram identificados. Fifer Pig, Fiddler Pig e Practical Pig foram os nomes escolhidos, que no Brasil foram traduzidos como Prático, Heitor e Cícero.
Quer saber mais? Veja
- Lição a ser Aprendida na História dos Três Porquinhos
- Comentários sobre 14 histórias infantis para crianças
- 8 Contos Infantis Encantadores para Crianças
A Trilogia dos Três Porquinhos e o Bebê
O filme de animação norte-americano de 76 minutos intitulado "Os Três Porquinhos", lançado em 2009 e dirigido por Howard E. Baker, foi inspirado na história clássica sobre os três porquinhos.