A Arte na Escola Bauhaus


Escrito por Rebeca Fuks

A Escola de Arte Bauhaus, fundada na Alemanha, mais especificamente em Weimar, foi a instituição mais relevante e influente de seu gênero. Com vigência de 1919 a 1933, ela se tornou a precursora do modernismo, dando início ao movimento Bauhaus.

O movimento artístico Bauhaus foi crucial para a história da arte, pois foi então que os artistas começaram a entender que a máquina não era a única responsável pela descida de qualidade dos produtos.

Como grupo, eles começaram a desenvolver uma nova dinâmica entre a arte artesanal e a indústria. Isso foi um ato de renovação da cultura. Os estudantes foram incentivados a seguir tanto uma educação artística formal, quanto a integração do artesanato.

Explorando a História da Escola Bauhaus

Antes do nascimento da Escola Bauhaus em Weimar, Alemanha, seu fundador, Walter Gropius, já havia se envolvido em projetos que buscavam aproximar artistas, comerciantes e indústrias.

Durante o início do século XX, a arquitetura foi marcada pela influência das vanguardas russas e soviéticas. Walter Gropius liderou este movimento sendo o primeiro diretor da Escola de Bauhaus.

No grupo Bauhaus, integraram-se nomes conhecidos, tais como Kandinsky, Klee, Feininger, Schlemmer, Itten, Moholy-Nagy, Albers, Bayer e Breuer.

"Forma e função devem ser uma unidade". A Escola segue o ideal de que "Forma e Função devem ser unificadas", uma frase popularizada por Louis Sullivan.

"A forma segue a função."

arquitetura, pintura, escultura, artes gráficas, etc. A Bauhaus prezava pelo funcionalismo e oferecia diversos cursos para difundir uma filosofia moderna de design. Os professores eram especialistas em áreas como arquitetura, pintura, escultura e artes gráficas, entre outras.

  • Arquitetura
  • Decoração
  • Pintura
  • Escultura
  • Fotografia
  • Cinema
  • Teatro
  • Balé
  • Design Industrial
  • Cerâmica
  • Trabalhos em Metal
  • Criações Têxteis
  • Publicidade
  • Tipografia

O projeto da Escola foi significativo por conta da postura adotada diante da máquina, que foi considerada um recurso de valor para o artista. Além disso, foi um grande feito tratar do problema da qualidade na produção em série de design. Por fim, a Escola conseguiu reunir artistas de diversas áreas, reunindo diferentes talentos.

Fachada da Escola Bauhaus.

Em 1933, o governo Nazista decretou o fechamento da Escola Bauhaus, altamente considerada por seus vínculos comunistas, pois abrigava docentes, alunos e funcionários de origem russa.

Inovações na Bauhaus

Em 1925, a Bauhaus se mudou para Dessau, cujo governo municipal era de esquerda. Lá, alcançou sua maturidade, tanto do ponto de vista estrutural quanto pedagógico.

Em 1925, a Bauhaus foi fundada com o objetivo de aplicar princípios modernos à arte e à arquitetura. Entretanto, sete anos após sua criação, em 1932, os nazistas a perseguiam e, por isso, a Escola foi transferida para Berlim. Infelizmente, em 1933, os nazistas ordenaram seu fechamento, pôs fim à Bauhaus.

Mesmo após o fim do regime totalitário, muitos professores, estudantes e funcionários ainda sofreram com as consequências da perseguição.

A Escola Bauhaus sofreu mudanças significativas desde a sua fundação, não apenas no espaço físico, mas também estruturalmente. Walter Gropius foi o responsável pelo projeto inicial até 1927, quando foi substituído por Hannes Meyer, que atuou na direção até 1929. Finalmente, Mies van der Rohe assumiu a direção da Escola Bauhaus.

Qual é o Significado do Bauhaus?

A palavra Bauhaus tem como significado literal "casa de construção".

Explorando a Arquitetura Bauhaus

A Escola propôs algo inovador, indo além do ensino tradicional da arte. Foi incentivada a produção de obras com foco em um resultado final.

Descubra abaixo algumas das principais características de uma instituição de ensino multidisciplinar:

  • O principal objetivo da Escola do Design é criar obras que tenham um propósito e consigam atingi-lo de forma eficaz, podendo ser produzidas em grande escala para diferentes tipos de públicos. Os produtos podem ter contornos simples, mas o uso das cores e o desenvolvimento do artesanato devem ser fundamentais para se chegar a um fim prático, não caindo na monotonia ou no tédio.

A Bauhaus e o Ensino

Em 1923, Paul Klee publicou um diagrama do currículo da Bauhaus que esquematizava como os ensinamentos propostos pela Escola funcionavam, através de círculos concêntricos de quatro camadas.

Diagrama do currrículo da Bahaus (1923) feito por Paul Klee.

Mobília Estilo Bauhaus

Os docentes e alunos da Escola investiram tanto na arquitetura como nas artes plásticas, aplicando os ensinamentos adquiridos ao fazerem uma série de móveis.

Descubra algumas das obras mais célebres! Existe uma variedade de peças notáveis para desfrutar, desde as antigas obras clássicas até as mais modernas composições. Explore as opções e descubra o que mais lhe agrada.

Cadeira de Vermelho e Azul

cadeira

Em 1917, Gerrit Rietveld foi inspirado na pintura de Mondrian para criar a cadeira Vermelho e Azul, que se tornou famosa.

Desde cedo, o criador acompanhava o fabricante de armários, seu pai, e já desenvolvia projetos de móveis. Em 1917, ele inaugurou seu próprio negócio e criou um protótipo da cadeira, que era feita de madeira maciça sem qualquer pintura.

Rietveld só decidiu preencher a peça com cor depois, homenageando assim o também membro do movimento, Mondrian.

Mesas de Breuer Empilhadas

Mesa de tubos de ferro criada em 1928, design de Marcel Breuer.

O arquiteto e designer húngaro-americano Marcel Breuer usava aço tubular e construções metálicas para além de cadeiras, também para mesas.

Acima, vemos um exemplo característico da vontade do mestre de unir a arte e a indústria.

As peças de mobiliário do designer são, em grande parte, monocromáticas. No entanto, o conjunto de mesas desafia essa regra.

A Cadeira Barcelona

cadeira

Em 1929, a cadeira Barcelona foi desenvolvida com o objetivo de ser exibida no Pavilhão Alemão da Feira Internacional de Barcelona.

A cadeira, criada originalmente em couro, oferece conforto máximo, graças aos seus dois elementos principais: o encosto e o apoio para os pés. Essa peça de mobiliário integra um projeto de design de interiores mais amplo.

Embora pareça complexa, é possível produzir cadeiras em grande quantidade em escala industrial.

A Poltrona Wassily

Wassily

Marcel Breuer desenvolveu a cadeira entre 1925 e 1926, usando tubos de aço para sustentação e couro para revestimento. Ela foi originalmente fabricada pela empresa austríaca Thonet.

A cadeira Wassily foi nomeada em homenagem ao professor Wassily Kandinsky, da Escola Bauhaus. Esta foi uma das primeiras peças criadas com aço tubular, novidade na época para o design de móveis.

A Estética da Bauhaus

Embora não sejam tão populares quanto os móveis, a equipe da Escola criou também alguns objetos originais e criativos.

Xadrez Hartwig: Um jogo de tabuleiro

Tabuleiro de xadrez.

O design criado pelo alemão Josef Hartwig para o tabuleiro de xadrez é inovador, pois cada peça apresenta símbolos que indicam de que forma ela pode se mover.

Quando Hartwig foi contratado para comandar a marcenaria da Escola, ele teve a ideia de criar o jogo de xadrez em tamanho reduzido: o tabuleiro medindo 36 cm por 36 cm e o rei de 5 cm de altura.

A criação original do alemão, que faz parte do acervo do MoMA (Nova Iorque), é um exemplo típico da Bauhaus, que busca a fusão de função e beleza. Até hoje, réplicas desta obra ainda são encontradas no mercado.

Lâmpada Wagenfeld-Leuchte (ou Bauhaus-Leuchte)

Abajour

Uma luminária que é considerada um ícone da Bauhaus, caracterizada pela simplicidade geométrica, tem como composição uma cúpula de vidro e metal, representando a fase tecnológica da Escola.

Até hoje, a obra de Wagenfeld é a mais reconhecida. Ele tinha uma intensa preocupação social e desejava que suas criações fossem acessíveis a todos.

A Chaleira de Marianne Brandt

chaleira

A Escola tinha versatilidade para criar objetos do dia a dia, como o infusor de chá.

Com sua criação, Marianne Brandt trouxe-nos um bule com um filtro embutido, bico não-gotejante e cabo resistente ao calor. O corpo está principalmente feito de metal, enquanto a alça é de ébano. Esta obra é mais um exemplo magnífico da Escola de Design que consegue harmonizar a funcionalidade com a beleza.

Arte da Escola Bauhaus

Na Escola, houveram artistas das áreas mais variadas, incluindo alguns de grande reconhecimento, como:

  • Walter Gropius (arquiteto alemão, 1883-1969)
  • Josef Albers (pintor alemão, 1888-1976)
  • Paul Klee (pintor e poeta suíço, 1879-1940)
  • Wassily Kandinsky (artista plástico russo, 1866-1944)
  • Gerhard Marks (escultor alemão, 1889-1981)
  • Lyonel Feininger (pintor alemão, 1871-1956)
  • Oskar Schlemmer (pintor alemão, 1888-1943)
  • Mies van der Rohe (arquiteto alemão, 1886-1969)
  • Johannes Itten (pintor suíço, 1888-1967)
  • László Moholy-Nagy (designer húngaro, 1895-1946)

A Arquitetura da Escola Bauhaus

A Escola de Arquitetura defendia uma abordagem minimalista, com formas e linhas definidas pelo propósito do objeto. Esta filosofia se tornou o princípio básico do design moderno e clean.

Edifícios de estilo modernista têm formas simples e geométricas. Eles são erguidos sobre pilares, dando a impressão de flutuarem.

Exemplo de construção elevada sobre pilotis.

O projeto Bauhaus buscava estabelecer uma conexão profunda entre arquitetura e urbanismo, incentivando a presença predominante de formas retas e soluções geométricas.

Em geral, as paredes aparecem lisas e cruas, sem nenhum elemento decorativo, sendo muitas vezes pintadas de branco. Assim, o destaque da construção fica por conta da sua estrutura.

Tel Aviv, a Capital de Israel e o Movimento Bauhaus

Com o passar dos anos, os princípios do Bauhaus se tornaram bem conhecidos na cidade de Jerusalém. Hoje, ela apresenta a maior concentração de edificações realizadas segundo o estilo Bauhaus, tornando-se o maior destaque mundial.

Na década de 1930, o estilo arquitetônico racionalista da Bauhaus foi trazido à Israel pelos judeus alemães. Rapidamente, ele conquistou a simpatia dos habitantes da segunda maior cidade do país, dando-lhe um novo impulso.

A Cidade Branca, uma área da cidade reconhecida em 2003 pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade, possui mais de 4.000 edifícios construídos segundo um mesmo estilo. O nome dessa região deriva da cor de suas construções, a qual remete à brancura.

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Rebeca Fuks
Escrito por Rebeca Fuks

É graduada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010), possui mestrado em Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) e doutorado em Estudos de Cultura pelas Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Universidade Católica Portuguesa de Lisboa (2018).