Durante a última parte do século XVI e a primeira metade do século XVII, ocorreu o movimento artístico conhecido como Barroco.
Com seu surgimento na Itália, o Barroco exerceu uma influência inestimável na cultura ocidental. É por isso que suas manifestações artísticas podem ser facilmente notadas nos meios plástico, literário, musical e arquitetônico.
Origens do Barroco
A palavra “Barroco” é originada do francês “barroc”, que se traduz literalmente como “pérola irregular” ou “monte irregular”.
O movimento Barroco teve início na Itália e se propagou por toda a Europa, chegando aos novos continentes. Primeiramente manifestado no final do século XVI, essa arte tem origem na França.
Na época Barroca, nota-se um retorno à época Medieval, isto é, ao Teocentrismo, ou seja, com Deus no centro do universo. Esta fase da história foi marcada pelo crescimento dos valores religiosos que serviram como guia para a sociedade.
Durante esse período, as obras artísticas evidenciaram um exagero de formas e uma busca pela grandiosidade, características peculiarmente extravagantes.
A Revolução Contra-Reformista
Durante a Reforma Protestante, figuras vinculadas à religião debateu e questionou os dogmas usados pela Igreja Católica como base. Um sentimento crescente de desagrado se formou, por exemplo, em relação à venda de indulgências.
O período foi marcado pela presença destacada de Martinho Lutero, que criticou veementemente o culto a imagens de santos, a dificuldade de acesso a textos religiosos pelos fiéis e o regime obrigatório de celibato para os padres.
Em resposta à Reforma Protestante, a Igreja Católica propôs a Contrarreforma como uma medida para reafirmar suas crenças e práticas.
Durante o Concílio de Trento (realizado de 1545 a 1563), algumas importantes decisões foram tomadas. Por exemplo, foi instituída a Inquisição (que incluía a proibição de determinados livros), a pena de morte e a perseguição aos pensadores foram estabelecidas.
A Estética Barroca no Brasil
Durante o Barroco no Brasil, houve um aquecimento da economia devido ao ciclo da cana-de-açúcar. Esse período histórico coincidiu com as invasões holandesas no território brasileiro.
. Na época, os principais criadores de nosso país foram Gregório de Matos (mais conhecido como Boca do Inferno) na literatura e Aleijadinho nas artes plásticas.
Mais sobre o assunto
- Definição, Características, Obras e Artistas do Estilo Rococó
- Compreendendo a Poesia Barroca através de 6 Poemas
- Resumo do Movimento Renascentista: Uma Visão Geral do Renascimento
Aspectos do Estilo Barroco
A estética barroca evidenciou-se por meio da exuberância e da abundância de detalhes.
O homem barroco era muito conflituoso, pois se debatia entre a satisfação do desejo e a obediência às regras para alcançar a salvação. A constante inquietação questionando a capacidade da razão humana para entender a fé tornava-se cada vez maior. Assim, a vida deste homem estava recheada de dilemas e contradições.
Ele se encontrava dividido entre questões corporais e espirituais, experimentando uma constante pressão. Esta dualidade existencial o colocava em uma condição de tensão ininterrupta.
Com frequência, a arte desta época abordava o tema da morte e a ansiedade gerada pela inevitabilidade do encontro final, já que a religião e a moralidade eram valores muito importantes naquela época.
Na produção barroca, também é comum encontrar pensamentos sobre a transitoriedade do tempo.
As Artes Plásticas no Barroco
Na Itália, que é o berço do Barroco, um dos maiores artistas deste movimento foi o pintor Caravaggio (1571-1610).
As telas de Barroco são caracterizadas por teatralidade e dedicação aos detalhes, como gestos, dobras dos tecidos e expressões faciais dos personagens. O jogo de luz e sombra e o dinamismo/movimento presentes na pintura também são marcantes deste estilo.
Diego Velázquez (1599-1660), um dos nomes mais importantes do Barroco, nasceu na Espanha e deixou obras riquíssimas.
A obra As fiandeiras, de exemplo, mostra um exagero de informação, característico deste tipo de arte. Percebemos isso pelo grande número de personagens presentes na tela e pelas inúmeras ações desenrolando-se no cenário.
A Holanda é marcada pelos trabalhos do pintor Rembrandt (1606-1669), que é considerado um dos mais importantes exemplos da arte barroca.
A imagem abaixo demonstra um surpreendente excesso de expressividade, com nove personagens partilhando a cena. O predomínio da emoção é evidente, bem como o transbordamento de dramaticidade característico do Barroco.
Ouro Preto, São João Del Rei e Mariana, cidades situadas no interior de Minas Gerais, são cenários em que a arte barroca está fortemente presente.
O notável artista Aleijadinho (1738-1814) foi o maior representante das artes plásticas durante o Barroco.
cabelos, roupas, expressões faciais. O escultor mineiro criou uma série de estátuas expressivas que reproduziam movimentos e olhares extremamente realistas. Ele também se preocupou em compor de forma meticulosa, incluindo detalhes nos cabelos, roupas e expressões faciais.
A Literatura no Barroco
No Barroco, há uma grande ênfase na forma do discurso. Nesta tendência cultista, a preocupação é com o modo como se está dizendo. Para isso, diversas figuras de linguagem são utilizadas, como antíteses, paradoxos, hiperbatos, entre outros.
Ao mesmo tempo, a literatura barroca manifesta uma propensão para a argumentação conceptista, caracterizada por uma valorização da retórica e do conteúdo do texto.
Esta generação literária é marcada por uma grande motivação de vivências, o "carpe diem". Esta é a vontade de aproveitar ao máximo cada momento de forma intensa, sem deixar nada para trás.
O Padre Antônio Vieira (1608-1697) foi, sem dúvida, um dos mais importantes nomes do Barroco português. Ele elaborava com muito cuidado sua prosa para impactar os ouvintes, fazendo com que eles se sentissem cativados.
O Sermão de Santo António aos Peixes reflete a característica típica da retórica barroca. A elaborada linguagem, aliada à preocupação com o conteúdo, são evidentes neste pequeno parágrafo. Estas características são fundamentais na manifestação artística barroca.
Vós, diz Cristo Senhor nosso, falando com os pregadores, sois o sal da terra: e chama-lhes sal da terra, porque quer que façam na terra o que faz o sal. O efeito do sal é impedir a corrupção, mas quando a terra se vê tão corrupta como está a nossa, havendo tantos nela que têm ofício de sal, qual será, ou qual pode ser a causa desta corrupção? Ou é porque o sal não salga, ou porque a terra se não deixa salgar.
Nascido em Salvador, Gregório de Matos (1633-1696) tornou-se o principal nome da literatura barroca brasileira. Ele se formou em Coimbra, tendo tido contato com as vanguardas literárias da época.
O poeta Boca do Inferno, ao regressar à Bahia, utilizou a literatura para expressar suas críticas sociais, o que gerou grande desconforto entre a burguesia da época.
Em seu notório poema Conselho para quem quiser viver na Bahia, Gregório de Matos não poupa palavras para atacar o funcionamento da sociedade local. Ao longo dos versos, o autor mostra sua polêmica poética, estimada e procurada por todos, como no trecho inicial abaixo:
Quem quiser viver, seja um Gatão,
Infeste toda a terra, invada os mares,
Seja um Chegai, ou um Gaspar Soares,
E por si terá toda a relação.
Sobejar-lhe-á na mesa vinho e pão,
E siga os que lhe dou, por exemplares,
Que a vida passará sem ter pesares
A Arquitetura do Barroco
O barroco é principalmente encontrado em edificações religiosas, tais como igrejas, conventos e mosteiros.
Com seu esplendor e extravagância, assim como os inúmeros detalhes, essa construção procurava refletir a grandeza da Igreja Católica, que era tão poderosa naquela época.
A Basílica de São Pedro, situada na Itália, é um marco arquitetônico de estilo barroco. Com detalhes impressionantes, a construção deslumbra seus visitantes com uma magnitude e grandiosidade incrível. A Basílica tem um visual exuberante graças às seus inúmeras estátuas e ornamentos, que a fazem se destacar na paisagem, fazendo com que o admirador se sinta pequeno diante de tanto esplendor.
Na Igreja de Santiago da Compostela, na Espanha, temos um exemplo da arquitetura barroca.
A importância que essa geração outorgava à profusão de detalhes torna-se ainda mais evidente ao se observar a fachada da igreja. Praticamente não existe espaço vazio, pois cada área era vista como uma oportunidade para compor um ornamento.
Um dos exemplos de arquitetura barroca no Brasil é a Igreja Nossa Senhora do Rosário, localizada em Minas Gerais.
Na arquitetura Barroca, há uma tendência para a ostentação e para exibir riqueza.
Fachadas curvas, aliadas a portais em formato de arco, são elementos arquitetônicos bastante comuns em locais como a Igreja Nossa Senhora do Rosário.