Na mitologia grega, Atena é a deusa da guerra poderosa. Ela é muito racional e, portanto, a guerra que promove é mais estratégica do que violenta. Esta divindade é também associada à sabedoria, justiça, artes e trabalhos manuais.
Como patrona de uma das mais importantes cidades da Grécia Antiga, Atenas, e de grande significado na cultura ocidental, Atena desfruta de um destaque especial. Atenas era a capital do país e, portanto, uma cidade muito influente na região.
A História de Atena
Segundo o mito, Atena era filha de Zeus, o deus mais poderoso, e de Métis, sua primeira esposa.
Ao ouvir a profecia de que um filho de sua esposa Métis o derrubaria do trono, Zeus propôs o desafio para ela se transformar em uma gota d'água. Ela o fez e ele imediatamente a engoliu.
Depois de um tempo, Zeus sofria com intensas dores de cabeça. O tormento era inenarrável, então ele pediu para que Hefesto abrisse seu crânio com um machado para curá-lo. Dessa forma, Atena surgiu da cabeça de Zeus.
Ao contrário do deus Ares, associado à guerra violenta e impiedosa, a deusa vem ao mundo adulta, já dotada de sabedoria e portando uma armadura de guerreira e um escudo. Ela é retratada como uma divindade racional e sensata.
Athena e Poseidon: Uma Lenda Para a Eternidade
Segundo o mito, havia uma disputa entre os dois personagens para determinar quem teria a honra de ser reverenciado pelo povo da cidade.
Poseidon, um dos deuses, presenteou os gregos ao abrir o solo para que uma fonte de água brotasse. Por sua vez, Atena deu-lhes uma oliveira de grandes dimensões, repleta de frutos. Assim, os deuses ofertaram dádivas àquela população.
Após um acalorado debate, Atena foi escolhida como o melhor presente de Zeus. Assim, a capital da Grécia recebeu o seu nome em homenagem à deusa da sabedoria.
A Batalha Entre Atena e Medusa
Muitas vezes na mitologia, há relatos que incluem a deusa. Ela está presente em suas histórias.
A Medusa era originalmente uma bela mulher com asas douradas, mas ela recebeu uma punição severa de Atena por ter tido um romance com Poseidon no templo dela.
A moça foi transformada em um monstro horripilante, com pele de escamas e cabelos parecidos com os de uma serpente.
Após aceitar a ajuda de Atena, Perseu conseguiu derrotar Medusa. Com a cabeça da criatura em mãos, ele a entregou a Atena como forma de homenagem, que guardou como adorno e amuleto no seu famoso escudo.
Artigos relacionados
- A Mitologia e o Significado de Ártemis, a Deusa
- 13 Mitos Gregos Significativos da Grécia Antiga: Análise e Comentários
- Simbologia e mito da deusa Perséfone na mitologia grega
Significados dos Símbolos de Atenas
A coruja, a oliveira e as armaduras, como o escudo e a lança, estão associadas à deusa.
A coruja é um animal associado a Atena, a deusa da sabedoria, pois ela possui um senso de percepção refinado, permitindo-lhe ver longe e em vários ângulos. Além disso, a ave representa a sabedoria, o que fortalece o vínculo entre ela e a divindade.
A oliveira, árvore milenar que os gregos consideravam sagrada, simboliza a prosperidade, pois é a fonte para o azeite. Este alimento e o uso em lamparinas para iluminar ambientes são características que a destacam.
A armadura é o emblema da guerra justa e a deusa é frequentemente retratada com ela.