Um dos mais importantes cartões-postais de Salvador, capital baiana, é o Elevador Lacerda. Ele oferece aos moradores e visitantes a possibilidade de conectar a parte alta e a parte baixa da cidade.
O Elevador Lacerda foi inaugurado em 8 de dezembro de 1873 e se tornou o primeiro elevador a ser usado como transporte público no mundo. Até hoje, ele continua em perfeito estado de funcionamento.
A História do Elevador Lacerda
A cidade de Salvador conta com registros, na forma de gravuras holandesas, de um sistema de guindastes regulares para o transporte de mercadorias entre as partes alta e baixa, desde 1609.
Sem os guindastes operando ou sobrecarregados, o envio de mercadorias ficava prejudicado, pois era necessário carregá-las por ladeiras extremamente íngremes.
O Início de Tudo
Em 1869, a obra para construir o Elevador Lacerda teve início. Inicialmente, ela usava um sistema hidráulico, que foi substituído por um elétrico quase 40 anos depois, somente em 1906.
No dia 8 de dezembro de 1873, o Elevador Hydraulico da Conceição da Praia (ou Elevador do Parafuso) foi inaugurado, apresentando apenas uma torre. Essa construção foi batizada em homenagem à Nossa Senhora da Praia.
No primeiro dia do transporte, 24 mil usuários foram atendidos e o valor arrecadado foi destinado ao Asilo dos Expostos da Santa Casa da Miséria.
Ao ser inaugurado, o primeiro elevador urbano do mundo quebrou um recorde: com 63 metros de altura, era o elevador mais alto de todo o planeta naquela ocasião.
Renovações na Segunda Torre
Em setembro de 1930, a segunda torre do Elevador Lacerda foi inaugurada, trazendo consigo mais dois elevadores e elementos em estilo art déco. A construção foi assim enriquecida com detalhes modernos e elegantes.
Em 1896, o elevador foi reconhecido como Elevador Antônio de Lacerda.
Desde a sua inauguração, o Elevador Lacerda já foi objeto de quatro reformas e revisões significativas.
Quem foi o responsável pela construção do Elevador Lacerda?
O empresário e engenheiro baiano Antônio de Lacerda (1834-1885), foi o idealizador do projeto do elevador Lacerda, que leva o seu nome.
Antônio Carlos de Lacerda teve o apoio do irmão, Augusto Frederico de Lacerda, também engenheiro, para a realização de sua obra. Ambos, Antônio e Augusto, estudaram em Nova Iorque no Rensselaer Polytechnic Institute.
O patrocinador Antônio Francisco de Lacerda suportou os custos altos da construção faraônica para aquela época, que eram de seu filhos, os engenheiros.
Visão do Elevador Lacerda em Imagens
"Aumentar a Produtividade com Tecnologia
" "Gerenciando um Projeto de Sucesso
" "Os Benefícios da Alimentação Saudável
Informações Técnicas
O Elevador Lacerda é a ligação principal entre a Cidade Alta, que inclui a zona do Pelourinho e o centro histórico, e a Cidade Baixa, que abrange a região portuária. É o meio de transporte mais usado entre as duas localidades.
Com 73,5 metros de altura, o edifício é usado 24 horas por dia. O Elevador transporta cerca de 900 mil pessoas ao longo de um ano, o que equivale a 28 mil pessoas diariamente.
Custo
O gasto para essa viagem é de quinze centavos, e ela dura cerca de 30 segundos.
Organizando a Estrutura
As duas torres constituem a estrutura do Elevador, ligadas pela Plataforma de 71 metros que cruza a Ladeira da Montanha. Elas abrigam quatro cabines, que permitem o transporte entre os níveis da Montanha.
Com capacidade para transportar 128 pessoas, a construção foi erguida utilizando peças de aço importadas da Inglaterra, distribuídas entre suas quatro cabines.
Localização de...
Muitos brasileiros e estrangeiros são transportados pelo Elevador Lacerda entre a Praça Cairu, situada na parte baixa da cidade, e a Praça Tomé de Sousa, situada na parte alta.
Com uma vista privilegiada que abrange a Baía de Todos-os-Santos, o Mercado Modelo e o Forte de São Marcelo, o edifício está localizado nos três principais pontos da cidade.
Artigos semelhantes
- A História e Explicação da Escadaria Selarón (RJ)
- : uma obra-prima da arquitetura moderna A Obra-prima Arquitetônica Moderna: Catedral de Brasília
- Cristo Redentor: um Monumento
A Estatização e o Tombamento do Elevador Lacerda
Em 1955, a Prefeitura estatizou o Elevador Lacerda. Em 2006, o IPHAN tombou o edifício.