Arte Rochosa


Escrito por Laura Aidar

Durante a Pré-história, quando a escrita ainda não havia sido inventada, era possível observar a expressão artística em forma de arte rupestre, a qual era produzida sobre rochas.

Desde há cerca de 40 mil anos a.C., seguem-nos através dos tempos, as mais antigas remontando ao período Paleolítico Superior.

O termo "rupestre" é de origem francesa e significa "pintura, traço ou gravação sobre rocha". As obras de arte que se encaixam nessa categoria incluem pinturas e gravuras em cavernas ou ao ar livre.

Acredita-se que essas expressões eram principalmente realizadas para fins rituais.

Exemplos e Tipos de Arte Rupestre

As manifestações artísticas conhecidas como desenhos rupestres podem ser classificadas como pinturas e gravuras. Existe também a arte parietal, que consiste em obras encontradas apenas em grutas e cavernas.

Arte Rupestre

As pinturas rupestres são manifestações artísticas primitivas, resultantes da aplicação de pigmentos em um suporte bidimensional, nesse caso, pedras. Estas representam a produção de figuras e desenhos feitos por civilizações pré-históricas.

O método conhecido como “mãos em negativo” envolvia colocar as mãos em uma superfície rochosa e soprar um pigmento em pó sobre elas. Com este método, as imagens das mãos eram transferidas para a parede em negativo. Essa primeira técnica era bem simples, mas produzia resultados satisfatórios.

A Cueva de las manos, situada na região da Patagônia, na Argentina, abriga uma das pinturas rupestres mais antigas do mundo, sendo considerada um Patrimônio Mundial desde 1999.

cueva de las manos pintura rupestre

Ao analisar essas imagens, é possível notar o sentimento de comunhão que cercava as civilizações primitivas e seu desejo de deixar uma memória de sua presença no ambiente onde viviam.

Uma vez que aprenderam as técnicas de pintura mais básicas, os homens das cavernas começaram a criar desenhos mais complexos. A maioria dessas obras era composta por imagens de animais.

O objetivo era retratar as figuras como elas eram vistas no mundo real. Era uma representação naturalista, feita com a mesma aparência como se fossem vistas na vida real.

Ao longo do tempo, os desenhos começaram a se tornar mais simples, até chegarem às primeiras formas de escrita. No entanto, antes disso, os artistas criaram pinturas policromáticas ricas em variedades e nuances de cores.

O famoso Bisão em Caverna de Altamira, descoberto há cerca de 150 anos, é um exemplo de pintura rupestre naturalista. Esta obra data de cerca de 15 mil a.C., sendo um dos primeiros registros rupestres a serem descobertos.

pintura rupestre de bisão em Altamira, Espanha

Rupestres Gravuras

Petroglifos, também conhecidos como gravuras rupestres, são desenhos produzidos usando ferramentas pontiagudas para marcar fendas nas rochas.

As Gravuras Rupestres de Tanum, na Suécia, são aproximadamente 3 mil imagens, sendo que o maior painel foi encontrado na década de 70.

gravuras rupestres

A poluição tem atacado nosso patrimônio e, para melhor visualizar alguns desenhos, eles foram reforçados com tinta vermelha, mas isto contraria a opinião de historiadores devido à grande visitação turística.

Explorando os Significados da Arte Rupestre

A arte dos povos da pré-história impressiona, pois provém de um passado distante. Estas imagens carregam um mistério e fascínio que é impossível de ignorar, dado que foram criadas por seres tão diferentes de nós.

Há um acordo unânime entre os estudiosos de que os desenhos de animais eram criados com o intuito ritualístico de apoiar os caçadores na luta futura com os animais representados.

Acreditava-se que, através da "força da imagem", os homens pré-históricos conseguiam "capturar" enormes bisões, touros, mamutes e renas, oferecendo-lhes comida. Assim, eles pintavam cenas destes animais na esperança de conseguir alimento.

Os significados das pinturas rupestres iam além da simples decoração. Elas simbolizavam os animais presentes no mundo real para os povos primitivos.

Na arte rupestre também são retratados diversos assuntos, como dança, sexo e atividades cotidianas.

Qual era o Processo de Criação de Desenhos Rupestres?

As criações das pinturas eram resultado da junção de diferentes materiais orgânicos, como óxidos minerais, carvão, sangue, urina, gordura, ossos carbonizados, entre outros elementos naturais. Estes elementos serviam para formar os pigmentos que eram usados na obra artística.

A matéria-prima era triturada e misturada, o que resultou em pigmentos que ainda podemos ver nos dias de hoje nas paredes.

Inicialmente, a aplicação se baseava nos dedos, mas posteriormente foram criados pincéis feitos com pelos e penas de animais.

Qual é a Localização da Arte Rupestre?

Os sítios arqueológicos ao redor do mundo possuem evidências de que a gravação de registros sobre as rochas era prática comum entre nossos antepassados primitivos.

o Big Ben, o British Museum, o London Eye e o Parlamento. Locais bastante populares incluem o distinto Big Ben, o rico em história British Museum, o impressionante London Eye e o famoso Parlamento.

  • Parque Nacional da Serra da Capivara - Piauí, Brasil
  • Parque Nacional do Catimbau - Pernambuco, Brasil
  • Caverna de Altamira - Espanha
  • Cavernas de Lascaux, Les Combarelles e Font de Gaume - França
  • Vale do Rio Côa - Portugal
  • Vale do Tejo - Portugal
  • Arte Rupestre de Val Camonica - Itália
  • Creswell Crags - Inglaterra
  • Tadrart Acacus - Líbia
  • Arte Rupestre na Região de Ha’il - Arábia Saudita
  • Abrigos na Rocha de Bhimbetka - Índia
  • Cueva de las Manos - Argentina

Talvez você se interesse por:

Incluindo Referências Bibliográficas

. O livro A História da Arte, de Ernst Hans Gombrich, está disponível na 16ª edição pela editora LTC (Rio de Janeiro) de 1999.

Leia mais

Laura Aidar
Escrito por Laura Aidar

É arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Possui licenciatura em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formação em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.