Art Nouveau, também conhecido como Nova Arte, foi um movimento artístico que surgiu na Europa e nos Estados Unidos durante a última década do século XIX e início do século XX, sendo também difundido para outros países.
O design se relaciona diretamente com a arquitetura, mobiliário, decoração e arte utilitária. É a arte aplicada ao dia a dia e às funções práticas.
Este estilo engloba várias tendências, como a arte oriental e as iluminuras medievais combinadas com o estilo industrial que estava se desenvolvendo na Europa.
Explorando as Raízes do Art Nouveau
Hoje em dia, vemos a indústria se aproximando das artes, buscando dar aos designs, decorações e arquiteturas um tom mais artesanal. Esta nova abordagem para o caráter estético dos objetos e do ambiente é muito bem-vinda!
Devido ao temor de que a industrialização amortecesse ou popularizasse as produções arquitetônicas e de objetos, o que já estava acontecendo, era perceptível.
Em 1835, o governo britânico idealizou as escolas de desenho com a finalidade de aprimorar o acabamento dos objetos produzidos em massa, garantindo a harmonia com a arte.
John Ruskin e William Morris defendiam o retorno às técnicas artesanais da Idade Média. Acreditavam que isso sugeria uma nova abordagem para o campo artístico, o que possibilitaria uma reestruturação da arte.
Com o contexto histórico após a Revolução Industrial, tornou-se desafiador retomar trabalhos minuciosos. Por isso, foi desenvolvido um trabalho artístico automatizado para substituí-los.
O Movimento das Artes e Ofícios, idealizado por Morris, apoiou os artistas no desenvolvimento de objetos a serem produzidos em série pela indústria. Originalmente intitulado Arts and Crafts, o referido movimento deu aos artistas a oportunidade de criar projetos únicos.
Em 1890, a tendência Art Nouveau ganhou vida. Inspirada no Movimento das Artes e Ofícios, além de elementos japoneses e medievais, essa tendência se tornou um estilo de destaque.
A Art Nouveau, também conhecida por outros nomes em diversos países, é um estilo artístico reconhecido mundialmente.
A denominação mais conhecida para a tendência Art Nouveau é a sua designação francesa, no entanto, no país alemão recebeu o nome de Jugendstil, enquanto na Itália foi referida como Stile Floreale ou Stile Liberty.
Explore as Características da Art Nouveau
A Arte Da Nova Objetividade se destacou pela volta a uma arte pensativa e elaborada, mas que aproveitava a industrialização para ser produzida em larga escala.
Os artistas tinham a intenção de trouxer a natureza para o dia a dia, estudando componentes da botânica, animais e plantas.
A decoração de fachadas, interiores, prédios, objetos e mobiliário transmitem elegância. O uso de matérias-primas modernas, como o vidro, o ferro e o cimento, acrescenta modernidade e rompe com a estética clássica e histórica tradicional.
A arte moderna é caracterizada pelo uso de formas sinuosas, ondulantes e assimétricas. A influência oriental, principalmente japonesa, bem como da arte medieval, barroca e rococó, também são claramente vistas.
Arquitetura no Estilo Art Nouveau
A arquitetura foi o suporte sólido para o Estilo Art Nouveau expressar-se.
Ao aproveitarem materiais já presentes nos projetos arquitetônicos ferroviários e industriais, como vidro e ferro, os artistas abriram um novo universo de possibilidades estéticas e ornamentais.
A estrutura de ferro era usada para imitar elementos da natureza, como galhos de árvores e torções vegetais, enquanto o vidro proporcionava leveza, modernidade e frescor. O padrão a seguir era o de formas orgânicas ricamente elaboradas.
Victor Horta (1861-1947), um arquiteto belga de destaque, foi influenciado pela arte japonesa para rever sua compreensão da simetria e explorar formas curvas e sinuosas.
Horta conseguiu combinar características tradicionais com um estilo moderno, trazendo um novo ímpeto à arquitetura.
Além do espanhol Antoni Gaudí (1852-1926) e do francês Hector Guimard (1867-1942), outras figuras fundamentais para a arquitetura dessa época também merecem destaque.
Estética Art Nouveau nas Artes Visuais, Gráficas e Design
A Art Nouveau não estava limitada aos ambientes: ela também foi apresentada nas artes gráficas, pintura e design.
Walter Crane (1845-1915) e Kate Greenaway (1846-1901) foram artistas que utilizaram o novo estilo para realizarem ilustrações para livros infantis. Entre essas obras, destaca-se A Bela e Fera, ilustrada por Crane. Além disso, o artista também criou temas para estamparia.
Além de ilustrações infantis e desenhos para cartões de felicitações e dia dos namorados, Kate também foi destaque como ilustradora de livros para crianças, sendo bastante reconhecida pelo seu talento.
O artista francês Henri de Toulouse-Lautrec (1864-1901) contribuiu para as artes gráficas com vários cartazes feitos sob as características da arte moderna.
Gustav Klimt (1862-1918) é considerado um grande representante na área da pintura.
Nesse novo campo artístico, o design de objetos úteis e ornamentais ganhou notoriedade.
René Lalique (1860-1945), francês, foi um artista que produziu trabalhos autênticos por meio de pérolas, jóias, esmalte, vidro, marfim e outros elementos, criando peças baseadas na natureza - seres marinhos, plantas e flores.
Emile Gallé (1846-1904) foi um artista em diversos ofícios, tais como ceramista, vitralista e marceneiro. Seu trabalho se concentrou na elaboração de objetos úteis, tais como jarros de vidro e mobiliário.
Henry van de Velde, um belga (1863-1957), também usou o mobiliário como suporte para sua arte.
Os dois, bem como os demais artistas dessa área, recorreram a linhas sinuosas e buscaram inspiração nas formas orgânicas.
Louis Comfort Tiffany (1848-1933) foi uma figura importante no movimento artístico nos Estados Unidos. Ele se dedicou à fabricação de janelas, mosaicos, cerâmicas e outros objetos.
A Estética Art Nouveau no Brasil
No norte do Brasil, Art Nouveau foi marcante durante o ápice da produção da borracha (1850-1910). Um ótimo exemplo disso é a casa de Antonio Faciola, um membro da aristocracia local. Uma curiosidade é que aí, esse estilo foi misturado a elementos regionais como a arte marajoara, resultando em uma única e interessante mistura.
Na capital carioca, a Confeitaria Colombo se destaca, tendo sido inaugurada em 1894.
A FAU/USP, localizada em São Paulo, possui um edifício projetado por Carlos Ekman (1866-1940) em 1902 que representa o Art Nouveau no Brasil. Esta vertente também tem seu lugar na cidade.
O arquiteto Victor Dubugras (1868-1933) desenvolveu projetos que se inspiravam no estilo europeu. Um deles é a famosa Casa de Horácio Sabino, situada na Avenida Paulista e na esquina da Rua Augusta, na cidade de São Paulo.
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